Paulo Navarro | quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Cultivando as boas coisas da vida, o casal Leonardo Boni e Camila El Abras

Foto: Clarissa Lanari

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, com Daniel Nepomuceno, secretário executivo do Ministério do Turismo

Foto: Arquivo Pessoal

A toda charmosa Maria Clara e papai, o sommelier de cerveja Carlos Henrique Vasconcelos

Foto: Arquivo Pessoal

Sem surpresa

Em pesquisa da consultoria Conversion, especializada em SEO (“Search Engine Optimization” ou otimização para mecanismos de busca) e marketing de performance, quase 30% dos consumidores deixarão de comprar presentes para o Dia dos Pais. Por outro lado, a internet será o principal canal para quase metade dos consumidores que vão presentear no próximo domingo.

Sem concorrência

49,8% dos entrevistados preferem o comércio eletrônico, fortalecido na pandemia. As lojas físicas fazem parte da escolha de 14,4% dos consumidores. O presente favorito é, de longe, itens de vestuário, como roupas e acessórios, com 51,8% da preferência dos entrevistados.

Sem caos

Produtos de telefonia e aparelhos celulares aparecem na segunda posição, no plano de 23,7% dos entrevistados. Bom, enquanto pesquisas mostram sinais de vida e de consumo, quer dizer que nem tudo está perdido. Que crise é essa? Presentes numa hora dessas? Roupas e celulares? Boa notícia para o comércio. Nem tudo está perdido.

Sem choro

Assim, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) incentiva a venda online, sobrevivência de muitos comerciantes. Uma das ações é o Clube de Vantagens CDL/BH em Casa, uma plataforma virtual e gratuita em que os comerciantes podem registrar seus negócios. “O Clube funciona como um shopping virtual. Lá, os consumidores encontram os produtos com descontos e fomentam o comércio local”, destaca o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.

Sem vela

Para o Dia dos Pais, a CDL/BH ampliou o cadastro gratuito a todos os lojistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Antes, o registro era sem custo somente para os associados da CDL/BH, agora todo comerciante pode cadastrar seu negócio gratuitamente. É mais uma forma que encontramos para tentar ajudar o setor”, esclarece Souza e Silva. Pelo computador, o consumidor pode acessar clubedevantagens.cdlbh.com.br.

Cultivando vida

Por falar em presente original, bonito, confortável, orgânico e sustentável, lembramo-nos de Camila El Abras Carneiro Boni. Sua Cultivita, espaço de cultivo, é a primeira e única empresa Brasil especializada em kits de estufas, orquidários e gazebos. Tudo para simplificar e tornar a jardinagem um hobby, uma necessidade, “terapia”, qualidade de vida e reconexão com a natureza. No Instagram, @cultivita_oficial.

Curtas & Finas

* A pesquisadora e psicóloga Renata Borja é uma das precursoras da terapia cognitivo-comportamental em BH.

Renata lançou programa gratuito para ajudar quem está em busca de bem-estar e equilíbrio emocional com a adoção de pensamentos funcionais associados à organização, planejamento, metas e novas estratégias.

O curso online “Desafio dos 30 dias Cogplanner” será realizado entre 10 de agosto e 9 de setembro, às 17h30. Inscrições gratuitas no Sympla.

É fruto da Cogplanner – Agenda Cognitiva, ferramenta desenvolvida pela psicóloga que pode ser usada individualmente ou em grupos.

* O Paladino vai além do delivery clássico. O restaurante tem elaborado kits com menus que os clientes finalizam em casa, com orientações do chef Marcelo Haddad, em vídeo.

Toda semana há uma confraria e outros menus temáticos, como no Dia dos Pais. Os demais pratos do delivery estão também disponíveis.

No pacote do Paladino, caixa com os ingredientes separados, porcionados e picados.

Um folheto com as instruções, além de um QR Code para acesso a um vídeo com o passo a passo sendo executado.

* O Mocca também preparou kit para o Dia dos Pais, em materiais e embalagens, onde mais de 80% são recicláveis.

O kit traz um conjunto interativo para pai e filho começarem a plantar sua primeira mudinha da horta em casa.

O presente, entre outras surpresas, inclui uma bandeja para levar na cama e uma prensa francesa para o preparo do café. Pedidos pelo whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531995574543

* Para o pai cervejeiro, a Krug oferece o Kit Paizão Cervejeiro, com uma bolsa personalizada, desenhada especialmente para esse projeto. Disponível no link: https://loja.krug.com.br/produtos/kit-paizao-cervejeiro/

* Já a Läut Beer preparou um sorteio nas redes sociais: são três prêmios, e o mais especial é uma caixa com 15 cervejas Pilsen Puro Malte, com o desenho do pai no rótulo.

As regras para participar são clássicas. Seguir a @lautbeer no Instagram, curtir a foto especifica da promoção e marcar dois amigos em cada comentário.