Paulo Navarro | quinta-feira, 30 de julho de 2020

Esbanjando e espalhando saúde, o médico Bruno Ferrari e a esposa, Juliana Ferrari

Foto: Edy Fernandes

Abrindo o apetite para 2021, Cláudia Leite e o chef Léo Paixão

Foto: Edy Fernandes

Star Minas

Depois dos bons resultados em iniciativas internas de parceria com startups, a Usiminas integrará o grupo de seis indústrias madrinhas da edição 2020 do Fiemg Lab 4.0. Como indústria madrinha, a Usiminas irá conectar-se diretamente com as 50 “startups” selecionadas, discutindo possíveis soluções para os desafios internos.

Up Minas

A proposta é que, com uma visão externa e bastante focada em novas tecnologias, essas empresas possam contribuir para o desenvolvimento de soluções customizadas para o negócio da Usiminas, além da proposição de melhorias diversas nos processos.

 

Cultura brasileira

Em agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte comemora sete anos. Referência cultural, o CCBB BH figurou entre os 100 museus mais visitados do mundo em 2018 e 2019, segundo a revista britânica “The Art Newspaper”. Antes da pandemia, o espaço já havia recebido 232 mil visitantes. Mesmo com a suspensão das atividades, o CCBB BH tem oferecido uma programação exclusiva e digital.

Cultura egípcia 

Como a primeira mostra de filmes totalmente on-line da rede CCBB, a “2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo”, que estreou ontem. 24 títulos selecionados pelo produtor e curador Amro Saad, egípcio naturalizado brasileiro, realizados entre 2011 e 2019, e que revelam a nova geração de cineastas egípcios em documentários e ficções de diversos gêneros – da comédia ao terror.

Cultura mundial

“Comemoramos sete anos oferecendo cultura de qualidade também digitalmente. É uma forma de mitigar essa impossibilidade de visitar museus e centros culturais neste momento”, diz Leonardo Camargo, gestor do CCBB BH. Até dia 23 de agosto, no site www.cinemaegipcio.com, gratuitamente.

Selo de qualidade

Dia 23, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, visitou as instalações do primeiro Aeroporto Industrial do Brasil. O empreendimento foi inaugurado recentemente pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e prevê benefícios fiscais a empresas exportadoras que estiverem instaladas dentro do sítio aeroportuário.

Selo de força

Acompanhado do vice-governador de Minas, Paulo Brant, do diretor-presidente da BH Airport, Marcos Brandão, e do gestor Executivo de Soluções Logísticas da BH Airport, Rafael Laranjeira, o ministro participou de uma apresentação sobre o Aeroporto Industrial. E destacou que o Aeroporto Industrial vai ao encontro do projeto do Ministério do Turismo em promover a conexão de diferentes modais para impulsionar o turismo.

Curtas & Finas

* O artista Marcelo Cipis, na galeria Bergamin & Gomide, em São Paulo, com a exposição “Arte da Quarentena”, até 2 de agosto.

* O “Letra em cena. Como ler...”, programa literário do Minas Tênis Clube, retoma suas atividades da edição 2020, no formato online.

Dia 4 de agosto, às 20h, no Facebook e no Instagram do Centro Cultural Minas Tênis Clube e no canal do Youtube do Minas Tênis Clube, será realizada a sessão comemorativa do centenário de Clarice Lispector.

No novo formato, José Eduardo Gonçalves, jornalista e curador do “Letra em cena. Como Ler...”, conversará com a escritora Marina Colasanti, que foi editora e amiga de Clarice.

A leitura de textos será da atriz e escritora Bruna Kalil Othero. Informações e novidades no site da Sympla.

* O jornalista J.D. Vital é o convidado da Academia Mineira de Letras para falar sobre o dilema do jornalista e escritor diante do desafio de escrever um livro sobre a flexibilização do celibato dos padres na Igreja Católica.

O assunto será abordado na palestra “Um repórter entre Graham Greene e Papa Francisco”, no canal de YouTube da instituição a partir de hoje, às 11h.

O escritor inglês Graham Greene sempre foi contra o casamento de padres, em discussão no pontificado do Papa Francisco.

“Há 80 anos, Londres estava em chamas. Os aviões de Adolf Hitler despejavam, de dia e de noite, toneladas de bombas sobre a capital inglesa”.

“Graham Greene teve sua casa bombardeada. Numa noite de horror, ele presenciou uma cena de socorro às vítimas, que o converteu para sempre no maior advogado do celibato sacerdotal, embora na Inglaterra os padres e bispos anglicanos possam casar-se”.

Além das palestras online inéditas que integram a programação 2020, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 já realizadas.

Durante o isolamento social, as redes sociais da instituição também estão repletas de poesias, crônicas e dicas de leitura.

* Na Disney, a campanha “Mickey & Friends: Stay True” (Mickey e Amigos: Juntos Pra Valer).

Uma iniciativa global inspirada em Mickey e Amigos – Mickey Mouse, Minnie Mouse, Pato Donald, Margarida, Pateta e Pluto – amizade icônica de várias décadas.

Até hoje, dia 30, a Disney divulga, no perfil do Instagram @mickeytrueoriginal, série de desafios para os fãs.

Os fãs serão incentivados a usar a hashtag #MickeyFriendsStayTrue para compartilhar histórias de amizade. (No Brasil as hashtags serão #MickeyeAmigos #JuntosPraValer)