Paulo Navarro | quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Conexão total e muito 2021 para Flávio Santos e Humberto Alves Pereira Filho

Foto: Edy Fernandes


O Trio Nota 10: Gabriel Nunes, Ricardo Tavares e Luiz Paulo Pereira

Foto: Edy Fernandes


Crime e piada

O humor salva o mundo, ameniza as crises. O WhatsApp, invasor de privacidades, mostra-se o mais rápido gatilho para estas brincadeiras e gozações. No Natal, pululam piadinhas com Papai Noel, as renas e até os pinheiros, presentes e a neve que não temos. Na Páscoa, dá de tudo, menos o espírito de renascimento. Haja coelhinhas da Playboy e ovos de duplo sentido. No Dia das Crianças, cerveja em mamadeiras. Mas é no período eleitoral que o povo desconta, sem misericórdia.

Crime e promessa

Um dos vídeos mais atuais é também um dos mais engraçados e tentadores. Mostra um político em campanha. Um candidato a prefeito, numa favela (comunidade), indignado com um canal de esgoto a céu aberto. Cercado e seguido pelos moradores, ele vê o absurdo, o bom e velho normal e anormal. Com voz de palanque, promete que aquele canal será sua prioridade: já na primeira semana, ordenará que seja coberto e ornado com uma ponte. Aplausos, vivas e tapinhas nas costas.

Crime premeditado

Quatro anos depois, o mesmo candidato, mais simpático e bem vestido, volta à mesma comunidade (favela) e lá está o mesmo esgoto, ainda maior, mais sujo e fedorento. Mais uma vez o candidato mostra-se indignado. Dá umas desculpas esfarrapadas como sempre, diz que não entende como sua ordem não foi cumprida, que certamente faltaram verbas, mas que agora vai. Assim que for reeleito, cobertura e pontes. “Um vexame, uma vergonha”.

Crime e castigo

O povo continua lá reclamando e cobrando, seguindo o candidato em sua visita. Quando o prefeito chega perto do esgoto para “ver melhor o que deve ser resolvido de uma vez por todas, com urgência”, um dos moradores dá uma mãozinha e empurra o mentiroso, que cai no canal raso, mas tropeça e vai de cara de pau e roupas novas direto para as águas turvas, cheias de lixo e esgoto. O povo aplaude enquanto o candidato tenta sair da lama, sob vaias e com a ajuda de assessores.

Crime e criatividade

Se o vídeo for uma encenação merece um Oscar pela direção, temas e atores; tudo perfeito, beirando a realidade. Se for verdade, melhor ainda. É um ótimo exemplo para muitos candidatos a vereador e prefeito neste 2020. Claro, raros prefeitos, pouquíssimos vereadores trabalham de verdade e, mesmo herdando administrações caóticas, dívidas impagáveis, promessas não cumpridas etc., conseguem verdadeiros milagres.

Crime e advertência

Já a grande maioria dos candidatos merece o destino do prefeito que não cumpriu a promessa do canal, de uma ponte, de um posto de saúde, estradas, entre infindáveis exemplos de infraestrutura. Lembrando sempre que, no Brasil, em pleno século 21, metade da população não tem esgoto e água encanada, o tal do saneamento básico, que, na falta, pode não transmitir a famigerada Covid-19, mas uma miríade de outras doenças tão ou mais fatais.


No Boulevard Shopping BH, novos horizontes, com a nova gerente de marketing, Nadinne Matos

Foto: Dandara Freitas


Curtas & Finas

* Feliz aniversário e “ano novo”, hoje, ao amigo Jorge Mene, “O Cara”, que, durante todo o ano, todos os anos, não esquece um só aniversário. É aniversário, o telefone tocou? É o Jorge! Então, parabéns, saúde, paz e longa vida, caro “gentleman”.

* Após completar 30 anos de existência no exigente e disputado mercado da construção civil, a Arquitetura Oscar Ferreira (AOF) ruma à quarta década. O comando é de Luiz Gazzi, que assumiu a direção do escritório no início de 2019. Com apoio de Oscar, o fundador, o negócio tem intensificado ações em busca do crescimento contínuo, uma característica da trajetória. Com experiência em diversos projetos, ótimo relacionamento com os órgãos reguladores e uma enorme rede de clientes e parceiros, a AOF está pronta para qualquer novo desafio.

* A Faculdade de Administração Milton Campos abriu inscrições ao processo seletivo para os cursos em Administração e Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2021. Voltados a pessoas já graduadas, mas que buscam nova titulação. Inscrições no site www.mcampos.br.