Paulo Navarro | quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Durante a cerimônia de abertura da Exposibram 2019, os anfitriões Flávio Penido e Wilson Brumer, respectivamente diretor-presidente e presidente do conselho do Ibram

Foto: Edy Fernandes

O ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no mesmo evento realizado no Expominas

Foto: Edy Fernandes

Pecado urbano 

Batendo na mesma tecla, temos que voltar ao perigo dos motociclistas em todo o Brasil. Em Belo Horizonte, são uma ameaça diária aos pedestres, motoristas e a eles mesmos. E não há lei que os impeça ou pelo menos tente. Não há fiscalização, controle, repressão e punição. Por pressa e irresponsabilidade, os motoqueiros de qualquer “delivery” cometem toda sorte de infrações à vontade e à la carte.

Pecado X gentileza

São “costureiros de ruas e avenidas”. Num zigue-zague abusivo, ultrapassando por todos os lados, em alta velocidade e muita imprudência. Os abusos têm ainda um outro lado: por causa das mortes, involuntariamente, os motociclistas são as maiores fontes de transplantes de órgãos.

Gentileza urbana 

E da natureza... Com toda a lama diária no trânsito e até dentro de casa, ainda temos espaço para “um pouco de saúde, um descanso na loucura”, com o fim do inverno e mais uma primavera florida de ipês de todas as cores. E pasmem – até amoras temos no Belvedere! Como seria bom viver numa Cidade jardim!

Gentileza geradora

Uma cidade, grande ou pequena, feia ou bonita, pobre ou rica fica sempre mais agradável, saudável e acolhedora, quando repleta de árvores e jardins, o melhor antídoto contra a selva de pedra e o asfalto selvagem. O verde violentando o muro. Outro aplauso merecem motoristas que respeitam faixas de pedestre. Como gentileza gera gentileza, os mesmos pedestres agradecem, “dão um pulinho” e logo cedem espaço às quatro rodas. Exemplos assim geram também esperança de mundo mais cordial e civilizado.

Curtas & Finas

* O Instituto Luiz Jabbur, com o intuito de agradecer e retribuir seu sucesso, decidiu comemorar o aniversário de uma maneira diferente!

Trocou o jantar por um baile de gala beneficente, dia 21, às 21h, no Automóvel Clube.

O evento ajudará a Volmape (Voluntarias do Mario Pena) e a Luz para Vida.

A Volmape, sem fins lucrativos, ampara pacientes de câncer, com 213 voluntários, nos hospitais Mario Penna e Luxemburgo.

* Dia 10, no Automóvel Clube, Pietro Sportelli, presidente da Aethra, recebeu das mãos do presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, a comenda Ufficiale dell’Ordine dela Stella d’Italia.

* Deca e Pedro Lázaro Arquitetura apresentam Marina de La Riva em “Memórias de um jardim”, hoje, a partir das 19h, na Casacor Minas.

* Alexandra e Nadya França lançam hoje a coleção Spring Summer, da Haus, a partir das 16h, no Buritis.

* Em tempo de comemoração aos seus 40 anos, o BH Shopping (Multiplan) brinda o Belvedere e toda Belo Horizonte com projeto paisagístico que vai ao encontro da gentileza urbana pautada hoje na coluna.