Paulo Navarro | quinta, 8 de abril de 2021

Na paisagem urbana, Angélica Araújo, Beatriz Maranhão. Foto: Edy Fernandes

Diário do caos

Na esteira da peste sanitária e autoritária, mais uma notícia tenebrosa, com a chef proprietária, Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça (São Paulo), sobre a calamidade na gastronomia: “O setor está dilacerado. 70% dos restaurantes vão falir, porque há muita gente que não tem ideia do tamanho da dívida que tem. Continuam porque vender comida é uma paixão”. Uma profissão e necessidade, certo Janaína?

Questão de sensatez

Do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. Uma decisão da 4ª Vara Cível de Patos de Minas decretou, em uma ação de divórcio, que o ex-marido realize o pagamento de R$200 mensais para as despesas de seis cães. A autora da ação alegou que o casal adquiriu os animais de estimação, criando uma forte relação afetiva.

Questão de justiça

A alimentação dos animais gira em torno de R$400 por mês. O juiz Rodrigo de Carvalho Assumpção observou que não há legislação que se aplique ao pedido da autora. Mas há uma orientação na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: "quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito".

Isolamento sereno

Uma das poucas armas, realmente eficazes, contra a Covid-19, para quem pode, é ter um refúgio na natureza, longe das aglomerações, logo, do vírus. A paz é outra vantagem, com ou sem pandemia. Paz também para privilegiados. Daí a boa notícia do Grupo EPO, neste novo normal: “Fugir dos grandes centros urbanos e passar alguns dias em meio à natureza com a família é algo muito bom, não é mesmo?”.

Paz serena

Foi o que motivou o investimento no Vale do Sereno, Nova Lima. “Moradia, trabalho, comércios, serviços, preservação ambiental e mobilidade urbana são algumas características do Vale do Sereno que merecem ser ressaltadas. Os terrenos são mais generosos, com projetos arrojados, respeitando a natureza”, destaca Gilmar Dias, presidente do Grupo EPO, que vem transformando a paisagem urbana.

Vida serena

São dois residenciais: “o Brisa, uma reconexão com a natureza, alinhando bem-estar e modernidade; e o Luar, apartamentos compactos de luxo, praticidade e qualidade de vida. Ambos, parte do Complexo Botânico Casa Natureza, junto com os Residenciais Sol e Terra, já construídos. Ah! Arquitetura de Gustavo Penna e a decoração das áreas sociais por Patrícia Hermanny.

Na paisagem e paz interiores, Fábio e Renata Sacioto. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2019.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Unimed-BH é a melhor entre os planos de saúde, além de obter nota máxima por três avaliações consecutivas.

Foi a única a conquistar nota máxima em Qualidade em Atenção à Saúde, Sustentabilidade do Mercado e Gestão de Processos de Regulação.

*A FIEMG e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA lançam o Mestrado Profissional em Computação Aeronáutica.

Voltado a profissionais do setor industrial, com formação nas áreas de engenharia, exatas ou ciências econômicas.

O curso será na modalidade telepresencial. Inscrições até dia 27.

*Com uma década valorizando a fotografia, o “Prix Photo Aliança Francesa”.

Sob o tema “Reflexos”, os interessados podem enviar o material para seleção até dia 10, pelo site http://www.prixphotoaf.com.br.

O concurso oferece ao primeiro colocado uma viagem a Paris com direito a acompanhante, pela Air France.

E também uma exposição com os três primeiros colocados na Galeria da Aliança Francesa Botafogo, Rio de Janeiro.

*Além de Freddie Mercury, grandes nomes se transformaram em obras de arte a partir do olhar inspirado de Liana Timm.

Em seu site, www.dasartesterritorio.com.br, é possível conferir e encomendar obras que homenageiam artistas como Tom Jobim e Nara Leão.

Na boa companhia estão: Clarice Lispector, Picasso, Einstein e Virginia Woolf. A artista também cria obras personalizadas.