Paulo Navarro | quinta, 4 de novembro de 2021

Na comemoração dos 60 anos do tradicional Bolão, em Santa Tereza, João Pires e Karla Rocha. Foto: Edy Fernandes

Caminho das pedras

Dia 6, a partir das 10h, voluntários participarão de coleta e retirada de lixo em caçambas no antigo leito da via férrea da Rede Ferroviária Federal, entre BH e Nova Lima, Belvedere.  É o ponto zero da agenda de mobilização popular em defesa da implantação de um Parque Linear. Também haverá o plantio de árvores, inclusive da flora nativa.

Caminho da mina

Importante espaço de lazer, esporte, cultura, turismo e conscientização ambiental. Quatro quilômetros, desde a entrada da antiga mina da Vale até o bairro Olhos D’Água. A área é parte da Serra do Curral e abrange a Estação Ecológica do Cercadinho e seus mananciais; área de preservação ambiental.

Caminho de Minas

Com esse primeiro passo, as entidades envolvidas definirão uma pauta de trabalho conjunto para garantir a preservação e a manutenção da área em prol da qualidade de vida, gerando enormes benefícios para a população da região e todas as outras alcançadas pela revitalização da linha férrea.

Confins mais

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte inaugura dois novos destinos internacionais em 2022 operados pela Eastern Airlines. A companhia aérea confirmou o lançamento do voo para Miami, em março, e para Nova Iorque, em junho. As cinco frequências semanais serão realizadas em um Boeing 777-200.

Confins sem fim

Frequências em duas classes: Econômica Premium e Econômica. Ao todo, três frequências semanais entre Miami e BH, a partir de 27 de março de 2022 e duas frequências semanais entre Nova Iorque (JFK) e BH, a partir de 8 de junho de 2022.

Porsche acarajé

Do Cidade Conecta, sempre bem conectado: o grupo mineiro Bamaq foi escolhido pela Porsche para operar sua concessionária na Bahia. Aqui, desde 2018, temos o Porsche Center Belo Horizonte. Com 47 anos, em 16 estados, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o grupo tem experiência no segmento de automóveis premium.

Porsche vatapá

Além da experiência, conta ainda com operações no setor financeiro e revenda de máquinas pesadas. O Porsche Center Salvador será inaugurado no segundo semestre de 2022, na avenida Tancredo Neves. Vai ocupar 2.573 metros quadrados e terá estrutura de vendas e assistência técnica.

Nascer de novo

A exposição “Nasci de nOvo”, da artista mineira Érica Lorentz, estará no Museu de Artes e Ofícios, até 29 de janeiro de 2022. Com curadoria de Esther Mourão (Ticha), a exposição apresenta 29 trabalhos. Fotografias, aquarelas, colagens, pintura de acrílica sobre tela, “assemblage”, objetos e impressão digital.

Nascer do ovo

Para a artista, “Nasci de nOvo” é um reencontro consigo mesma, no qual muitas mulheres se reconhecerão: “O ovo está associado à fertilidade, à eternidade e renovação. Palavras não ditas, amores partidos e repartidos, bonecas quebradas, noites perdidas, quartos vazios, sapatos apertados, críticas ferozes, marcas do tempo”.

Ira irada

Nasi e Edgard Scandurra comemoram 40 anos de sucesso da banda IRA! no Palácio das Artes, dia 26, às 21h. “A cara” do rock dos anos 80, a banda IRA! apresenta “IRA! FOLK”, em formato acústico. A novidade é a promoção exclusiva de 40% de desconto do valor do ingresso (inteiro) para quem estiver vacinado, mesmo que seja apenas com a primeira dose. É o inverso da “Ira do Irã”, de Djavan.

No incontornável e único bistrô, D'Artagnan, Roberta Coelho e Guilherme Sene. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*A Academia Mineira de Letras lança, dia 9, a Galeria Virtual AML, com a abertura da exposição “Escritos de Minas”, até 30 de janeiro. 

A Galeria Virtual será inaugurada em sessão virtual conduzida pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares.

Mostras programadas para cada três meses, apresentando recortes curatoriais sobre os acadêmicos e o acervo da Instituição.

*No ar, a exposição de Onesto Diesel, “A Derrota dos Excluídos, até dia 30, no Bomb Club Graffiti – Mercado Novo, piso 3.

Um dos pioneiros no grafite no Brasil, Onesto é um dos mais importantes artistas de rua de São Paulo. Seu traço e personagens são conhecidos por possuírem mãos grandes.

*A magazinebook iDeia Design chega ao sétimo volume evocando a atuação do design como criador de experiências, muito além do papel de solucionador.

Envolve, diverte, conta histórias e constrói memórias afetivas e singulares.

Disponível gratuitamente em suas plataformas digitais, a revista desdobra o Design de Experiência com mestres brasileiros e internacionais.

Entre eles, o designer Bruce Mau, o diretor de design da IBM Karel Vredenburg, a designer fundadora da Futury Studio Cecília Tham e outros.

Reconhecida como uma das primeiras revistas interativas do Brasil dedicada ao design e arquitetura, é patrocinada pela Templuz.

*O diretor de arte, quadrinista e roteirista, Cristiano Seixas escolheu a Livraria da Rua, Savassi, para lançar sua graphic novel “Contos da Calango”. Dia 6, a partir das 12h.

*Jericoacoara é um sonho, a 40km do Aeroporto de Jericoacoara e a 300km de Fortaleza, Ceará.

O vilarejo recebe pela primeira vez o Réveillon ViraJeri. Festa animada, com paisagens paradisíacas e um Réveillon histórico.

Programação para curtir o dia e aproveitar a noite, durante os sete dias (26, 27, 28, 29, 30 e 31 de dezembro e 2 de janeiro).

*A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2021, com avanços positivos nos desempenhos financeiro e operacional.

Desde setembro, todos os shoppings da companhia operaram em 100% do horário de funcionamento regular.

E, mesmo com restrições relativas ao distanciamento social, as Vendas nas Mesmas Lojas (SSS na sigla em inglês), no trimestre, foram 1,5% acima dos níveis de 2019.

As vendas totais nos primeiros 25 dias de outubro de 2021 superaram as do mesmo período de 2019 em 9,7%.