Paulo Navarro | quinta, 27 de janeiro de 2022

Cheios de cores e coragem, Ludmila Santos e Rodrigo Soares. Foto: Edy Fernandes

Minas paulistas

Josué Christiano Gomes da Silva, mineiro de Ubá, foi eleito presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Tomará posse esse mês, assumindo um mandato de três anos no comando da mais poderosa entidade classista nacional, como sucessor de Paulo Skaf. Josué preside um dos maiores conglomerados da indústria têxtil do mundo, a Coteminas.

Minas mundiais

Em 2012 a americana Global Springs comprou 50% da Coteminas e agora, esse grupo também se uniu à americana Keeco, na Bolsa de Valores. A Coteminas tornou-se a maior empresa do mundo fabricante de produtos para cama, mesa e banho. No Brasil é dona da Artex, Santista, MMartan, Casa Moysés e emprega 16 mil pessoas.

Participando da CFC, Bernardo Graciano e Ciro Chagas, no Suvretta House Hotel, em St. Moritz, Suíça. Foto: Arquivo Pessoal 

Criptos e ativos

Os investidores de criptoativos e NFT’s (Tokens Não Fungíveis), Bernardo Graciano e Ciro Chagas, participaram, entre os dias 12 e 14, do maior evento financeiro de cripto ativos do mundo, o CFC - Crypto Finance Conference em St. Moritz, Suíça. Foram os únicos representantes da América Latina. O evento aconteceu no centenário Suvretta House Hotel. Também participando, os maiores bancos europeus e fundos de investimentos do mercado de criptos.

Santa Saúde

A Fundação São Francisco Xavier, entidade beneficente de assistência social, mais Ministério da Saúde, firmaram importantes convênios para a melhoria do atendimento aos serviços prestados ao SUS na região do Vale do Aço mineiro. O acordo garantirá verba de mais de R$6 milhões, destinada a serviços inéditos no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, e no Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo.

Santos recursos

Os recursos serão para a compra de um aparelho oncológico, o PET-CT, para a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha e realização de triagem neonatal auditiva do HMVB.  Fala o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier Salvador Prado Júnior: “Os senadores Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira ajudaram. Poderemos proporcionar aos pacientes SUS o acesso inédito a uma tecnologia de ponta”.

Hoje, na coluna, ótimas novas de Salvador Prado Júnior, diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier. Foto: Arquivo Pessoal

Para privilegiados

A Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade, que formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo - da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis - realizam uma programação voltada à Semana de Arte Moderna, que completa 100 anos em fevereiro. Cortejo, oficina e cursos são algumas das atrações.

Esquinas Gerais

Com o patrocínio da Gerdau, o projeto Mistura Minas promove três dias de apresentações musicais, iniciando as comemorações dos 50 anos do Clube da Esquina. De 3 a 5 de fevereiro, o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas será palco de uma grande festa em homenagem ao movimento que levou o nome de Minas para o cenário musical mundial.

Curtas & Finas

*Continuando o tema 50 anos do Clube da Esquina.

Dia 3 de fevereiro, Julia Guedes, filha de Xexéu e Naiara Saião, neta de Beto e bisneta de Godofredo Guedes, mostra como perpetuar o Clube da Esquina por mais 50 anos. 

Dia 4, Érika Machado e Makelly Ka trazem seus olhares em releituras do movimento e do clube.

No dia 5 de fevereiro, um dos fundadores do clube, Lô Borges, canta ao lado de seu irmão mais novo, Telo.

*A qualidade é um dos cinco “Valores da Usiminas”. E para reforçar este pilar, mais nove colaboradores receberam o certificado de Engenheiros da Qualidade.

Certificado da American Society for Quality (ASQ).

O Certified Quality Engineer - CQE é a principal certificação técnica da ASQ e reconhece o profissional que alcançou pleno domínio dos princípios da disciplina da Qualidade.

A Usiminas é a empresa brasileira com o maior quadro de colaboradores certificados como Engenheiros da Qualidade.

São 230! O presidente, Sergio Leite, fez parte da primeira turma e deixou um recado para os novos aprovados.

“Importante passo na Rota da Qualidade, trilhada há seis décadas por nós. Fiz parte da primeira turma de quatro Engenheiros certificados pela ASQ”.

*Falhamos! Segunda-feira, publicamos que a renovação é o mote atual do Instituto Mário Penna, referência como centro de tratamento de câncer em Belo Horizonte.

O erro foi sobre o lançamento da tradicional agenda, à venda, no BH Shopping. Foi encerrada dia 23.