Paulo Navarro | quinta, 25 de novembro de 2021

Semana antropófaga

Vale a pena ler de novo e sempre. A Semana de Arte Moderna aconteceu, em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Cada dia da semana brindou uma das belas artes: pintura, escultura, poesia, literatura e música. Foi o início do Modernismo no Brasil, referência cultural no Século 20, com repercussões positivas e influências até hoje.

Semana antropofágica

A Semana de Arte Moderna virou a arte brasileira de cabeça para baixo. Um show de liberdade, criatividade, vanguarda e modernidade. Nomes de alguns dos participantes: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Villa-Lobos e Di Cavalcanti. Tarsila do Amaral, a cara da pintura modernista, não participou por um ótimo motivo: estava em Paris.

Semana humana

Assim, brindo as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo convidam para a abertura da exposição “Alfredo Ceschiatti – Recortes Modernos”, hoje, às 16h, no Salão de Honra – Palácio da Liberdade”. Na ocasião será assinada carta de intenção entre Minas Gerais e França, para projetos de intercâmbio cultural. Mais tarde, às 20h30, privilegiados podem comemorar com a “Sinfônica Ao Vivo”, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

Bazar da Carol

O “monumento”, Carol Toledo, realiza bazar 100% beneficente, amanhã e sábado, das 10h às 18h, no Jardim Spa, Cidade Jardim. As instituições beneficiadas são CAPE, Proação e AMR. Organização: WABI. Vamos ajudar, gente! Tirar a generosidade do bolso e da bolsa, trocando um pouco de solidariedade por muito bom gosto.

Votem bem

Aberta a votação popular para escolher os três ganhadores da primeira edição do Prêmio Meu Vizinho Pardini de Gentileza Comunitária. A premiação nasceu para valorizar iniciativas que reforçam o valor da gentileza e atitudes altruístas, e, ainda, estimular outras boas atitudes.

Votem melhor

Ótimas atitudes que gerem impacto na vida das pessoas. Após seleção por juris da sociedade civil, a votação vai dia 29 pelo site do Hermes Pardini. Os mais votados pelo público serão divulgados no dia 1º de dezembro.

Dia de Cristal

Hoje, das 19h30 às 22h, coquetel de lançamento promovido por empreendedoras de Nova Lima, no salão de festas do Condomínio Vila Grimm, Vale dos Cristais. Movimento de empresárias, capitaneado pela designer Milena Pasquini, para promover infinitas e únicas experiências em moda, design de joias, gastronomia, empreendimentos e consultoria.

Comunicação energética

“Comunicação Energética da Feminilidade”, de Adriana Junqueira, é um livro sobre valores femininos, passados de maneira moderna e clássica. “O livro aborda questões para a compreensão e o equilíbrio das nossas influências energéticas, e oferece, ainda, princípios e comportamentos para quem deseja expressar a sua feminilidade de maneira plena”.

Comunicação feminina

“É para todos que querem compreender melhor o feminino e o masculino como energias e saber de que forma a interação delas interfere na vida. Adriana Junqueira é advogada, filósofa de coração, empreendedora, aluna e professora da sabedoria espiritual de Um Curso em Milagres, consteladora familiar e estudiosa da mente e do espírito do ser”. Lançamento hoje, às 19h na livraria Leitura do BH Shopping.

Feijão amigo

Dia 27, a 4ª Feijoada da Associação Mineira de Reabilitação – AMR, no modelo “leve para casa”. As pessoas retiraram o kit e levam para almoçar em casa. O preparo da feijoada é do Buffet Rullus, local da retirada. Além da feijoada, o kit inclui duas cervejas Krug, farofa Faroka e doces mineiros.

Feijoada solidária

O objetivo do evento é arrecadar recursos financeiros para o tratamento das crianças atendidas pela AMR. Esses recursos são indispensáveis para que a Instituição consiga manter o tratamento multidisciplinar oferecido a cerca de 500 crianças, jovens e adolescentes.

Curtas & Finas

*A novidade dos finais de semana é o almoço musical de sábado do restaurante Vila Chalezinho, com vista de tirar o fôlego!

Dia 27, o Duo Nébias, com rock nacional, internacional, MPB, jazz e pop. Tudo com o cardápio “Levezas do Verão”. 

*O Hospital Mater Dei comprou 99,6% do Hospital Santa Genoveva (HSG) e participação de 100% do Centro de Tomografia Computadorizada Uberlândia (CDI).

O anúncio rima com as premissas de expansão da Rede Mater Dei, por meio da criação de “hubs” regionais em praças estratégicas, sendo uma referência em qualidade assistencial.

É a terceira aquisição da companhia desde sua abertura de capital, em abril.

O HSG e o CDI são contíguos e integrados, em Uberlândia, segundo maior PIB de Minas.

Por serem tradicionais e referência em qualidade assistencial, atraem pacientes de todo o Triângulo Mineiro, com mais de 1,5 milhão de habitantes e 650 mil beneficiários.

Os imóveis do HSG e do CDI também estão no pacote, além da operação das unidades, o que permite futuras expansões.

*O autódromo do Mega Space, em Santa Luzia, única pista com traçado em montanha no Brasil, recebe amanhã e no dia 27, o SuperDrift Brasil.

Maior evento de Drift da América Latina e ícone desse esporte no país. Uma particularidade no Brasil é ser um evento noturno.

Na pista, alguns dos principais pilotos do país: André Bueno, Gabriel Ramalho, Gustavo Koch, Maykel Japa, Peterson Lima, Rafael Maeoka, Vinicius Trindade e o hexacampeão do SDB, Diego Higa.

*O Festival Varilux de Cinema Francês chega ao Cine Theatro Brasil Vallourec, de hoje a 19 de dezembro.

A programação conta com 19 filmes selecionados pelo festival, sendo 17 obras contemporâneas e dois filmes clássicos.

Há opções de drama, romance, comédia, suspense, filmes históricos, animações e documentários.

Quem faz e acontece passa por aqui

Dois grandes chefs, Flávio Trombino e Ivo Faria, que prefere ser chamado de cozinheiro! Foto: Edy Fernandes

Dois grandes assessores de comunicação, Karina Vianello e Cadu Brandão. Foto: Edy Fernandes

Uma linda mulher, uma linda causa, Carol Toledo e seu bazar beneficente, amanhã e sábado, no Jardim Spa. Foto: Divulgação