Paulo Navarro | quinta, 2 de dezembro de 2021

Ainda enaltecendo a "6ª Semana da Gastronomia Italiana", Naty Vasconcelos e Alexandre Machado. Foto: Divulgação

Inventário saboroso

O Governo de Minas, sua Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, IEPHA-MG, IPHAN e Instituto Periférico promovem o lançamento executivo dos projetos: Inventário da Cozinha Mineira – Inventário patrimonial e ações de salvaguarda e promoção e Queijo Artesanal – Saberes e Sabores Mineiros.

Inventário glorioso

As boas-vindas serão com degustação de produtos mineiros. O evento celebra, também, a revalidação como Patrimônio Cultural do Brasil dos “Modos de fazer o Queijo Minas Artesanal”, inscrito no Livro de Registro de Saberes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Amanhã, nos Jardins do Palácio da Liberdade, das 16h às 17h30.

Palácio de Natal

Especialista em megaproduções e eventos, o grupo naSala inaugura a Cidade de Natal. A partir do dia 4, o Palácio das Mangabeiras será um novo ponto turístico em BH, encantando milhares de visitantes. Entre as atrações, a Orquestra de Câmara Inhotim, com participação do Maestro João Carlos Martins e uma programação familiar.

Palácio encantado

O circuito terá Papai e Mamãe Noel, fotos, música, trenzinho, comida e muitas luzes. A programação fixa tem oficinas de arte e reciclagem Casa Ideia; Casa do Papai Noel; Fábrica de Brinquedos; espaço kids; lojinhas Verde que te Quero Verde e Hogar; doces de Natal da Douce Enfance; carrinhos de pipoca, algodão doce e churros; restaurante O Italiano. Ingressos pelo Sympla.

Barbacena no mapa

A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de Minas Gerais convida o trade turístico para o evento de fundação da Associação Empresarial e Turística de Barbacena e Região (BQC&VB). O evento será realizado, amanhã, às 19h, no Master Plaza Hotel, Centro, Barbacena. Parabéns ao presidente eleito: Leonardo Barbosa Ferreira.

Medalha de ouro

O prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis, foi um dos cinco agraciados, este ano, com a Medalha Aleijadinho, em Ouro Preto. A medalha reconhece pessoas, instituições e entidades que se destacaram por ações e projetos junto à defesa e preservação do patrimônio histórico e cultural de Minas.

Medalha de platina

E dia 10, Wirley Reis convida para o primeiro encontro da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais pós-pandemia, na mesma Ouro Preto. No encontro, prefeitos e secretários das cidades pertencentes à associação - que juntas somam mais de 60% de todo o patrimônio histórico tombado no Brasil - discutirão o turismo pós-pandemia e definirão o calendário anual de eventos.

Fechando a semana italiana, com graça e beleza, Sofia Bartolomeo. Foto: Divulgação

Curtas & Finas

*Do DiamondMall - Grupo Multiplan, o convite para conferir o projeto “Árvore do Bem”, iniciativa que realiza o sonho de Natal de crianças e instituições. 

Convite extensivo para as demais peças de decoração e fotos com Papai Noel virtual.

Como atrativo de vendas, o shopping sorteará uma BMW X1 entre os clientes.

*A Associação Brasileira de Música Independente - ABMI revelará os resultados da pesquisa anual sobre o mercado da música gravada.

Isso, na 9ª edição do Rio Music Market, dos dias 6 a 9, de forma híbrida, com transmissão pela internet e shows no Teatro Claro Rio.

A pesquisa faz um retrato do setor no Brasil e traz dados inéditos, como o faturamento do mercado da música gravada no país em 2020.

*A jornada da Escola Freudiana de Belo Horizonte/Iepsi, dias 26 e 27 de novembro, com o tema “O corpo... abordagens” ofereceu articulação inédita, com artistas de diversas áreas.

Na literatura, a escritora Carla Madeira emocionou os ouvintes citando seus três livros “Tudo é rio”, “A natureza da mordida” e “Véspera”.

Glaura Santos (artista gráfica, designer e poeta) alternou as mesas com poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Na dança, Patrícia Manata e Lourenço Martins em bela interlocução com os psicanalistas.

A fotógrafa Márcia Charnizon encantou o público com seu trabalho e envolvimento com o tema.

Evento organizado pelas psicanalistas Ana Lúcia Bahia, Andrea Libânio, Regina Beatriz, Regina Pachêco, Sandra Brum e Lívia Galdino.

Prova poética de que a psicanálise e a arte andam juntas de acordo com Freud e Lacan.