Paulo Navarro | quinta, 19 de maio de 2022

O Cenário

A fazenda Agéo Agropecuária tem área de agricultura irrigada com 36 pivôs centrais totalizando 1.680 hectares. As principais culturas são milho e grama Esmeraldas. Confinamento de bovinos da raça Angus e criação de cavalo Mangalarga Marchador, referência no setor. O Grupo Agéo possui fazendas no Norte de Minas, reino da pecuária extensiva, plantio de banana, grãos e reflorestamento para carvão vegetal.

O Leilão

Então, a “Agéo Prime Fest”, dia 21, às 11h, na Fazenda Agéo, em Paraopeba. Confraternização no haras, com leilão (preço fechado) de 40 animais, incluindo garanhões e embriões com genética diferenciada. E claro, churrasco, vinhos divinos e show de Paula Fernandes. “La Classe!”. Assim se caminha no outono, em direção ao inverno glacial que se avizinha.

Brincando de “Era Uma Vez no Faroeste Caboclo”, em Barbacena, Valter Bernat, Walter Navarro e Carlos Eduardo Leão. Foto: Arquivo Pessoal

Boletins Gerais

A “newsletter” carioca, “O Boletim”, de Valter Bernat, é, há 25 anos, um oásis na imprensa. Independente, plural e democrática abriga cronistas e colunistas de todas as bandeiras, inclusive quatro mineiros: o ícone Fernando Gabeira; o primo Walter Navarro; a barbacenense do mundo, Júnia Turra e mais recentemente, o capixaba de Belo Horizonte, cirurgião plástico e escritor nota 10, Carlos Eduardo Leão.

Boletins Minerais

No recente fim de semana, Bernat e sua Vera saíram do Rio; Leão e sua Thaïs, de BH para almoçar com Júnia e Walter, em Barbacena. O encontro penetrou a esfera dos eventos que dançam ao som da marchinha “O que é bom dura pouco”. O sábado de peixes e vinhos voou, mas deve ser o primeiro de uma série de conversas e risadas em BH, Rio ou em algum lugar da Europa onde vive a misteriosa e impagável Júnia.

Os “felinos” tesouros e obras de arte do médico e escritor, Carlos Eduardo Leão, em BH: a mulher Thaïs, emoldurada e dourada pelas filhas Flávia, Eduarda e Luiza. Foto: Arquivo Pessoal

Boletins Decadentes

Seria interessante e dolorido ler o que Valter Bernat e Carlos Eduardo Leão, vindos do Rio e BH, pensaram sobre a abandonada e velha Barbacena, carente de tudo, a começar por hotéis, bares e restaurantes decentes, que pululam no Rio e em BH. 90% dos 853 municípios de Minas sofrem da mesma maldição, a das Cidades Mortas, tão caras ao escritor Monteiro Lobato. Assim, não a cristão e turistas que aguentem. Voltaremos ao tema.

Boletins Autorais

Para terminar, outra dica de Minas, para “O Boletim”, de Valter Bernat. Amanhã, a partir das 20h, a autora Carol Meyer autografará seu livro “Ave Marias”, no Ponto de Autógrafo, da Bienal do Livro de Minas Gerais. A Bienal está morando no BH Shopping, até dia 22, das 10h às 22h. Valter, pense no assunto. Carol é mineira, mas está radicada aí, no teu Rio de Janeiro e do ano inteiro.

Amanhã tem o "vulcão" Carol Meyer autografando “Ave Marias”, na Bienal do Livro de Minas Gerais, no BH Shopping. Foto: Arquivo Pessoal

Esporte Insano

Ficou fácil escolher o figurino da próxima Festa da Insanidade. Você pode ir de jogador de futebol, tênis, vôlei, basquete, rugby e basebol. Pode ir direto do “beach” tênis, com a roupa da academia, de patins, de skate, de escalada, rapel, arvorismo ou até mesmo com a mini roupa de natação. Na trilha sonora ao vivo, o “papito” Supla; Arnaldo Brandão, do Hanói Hanói; a melhor banda cover do The Cure no Brasil; Motoca e os Acelerados. Na pista, Lele Rallo. Dia 21, às 21h, no Minas 2.

Delícia de vizinho

Diversão e bem-estar em mais um Festival Meu Vizinho Pardini. Evento para apreciar arte e cultura, reencontrar os amigos e assistir ao pôr do sol. Agora é a vez da Lagoa dos Ingleses receber esse projeto; entretenimento e lazer para toda a família, em espaços públicos. Dia 21, das 14h às 20h, no Espaço CSul da Lagoa dos Ingleses.

Imperdível vizinho

Desta feita, o festival recebe, como atração principal a banda 14 BIS. Com mais de 40 anos de estrada, o grupo belo-horizontino tem público de diferentes gerações. Abrindo o show principal o saxofonista Chico Amaral, que trabalhou em muitos projetos com o mesmo 14BIS, Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes. Ele apresenta composições próprias e interpreta canções de compositores mineiros.

Curtas & Finas

*Ainda sobre o Festival Meu Vizinho Pardini.

Outro show de abertura será o da banda Radio Caos, mostrando sucessos do PopRock e com renda destinada às instituições carentes.

Teatro e circo completam a programação. O grupo Giramundo vem com o espetáculo “Pedro e o Lobo”.

CircoLar chega com a milenar arte circense num espetáculo divertido e para todas as idades.

*17º Arraiá Haras Neves & Mart Minas, dia 2 de julho, de 16h à meia-noite, Pedro Leopoldo.

*Para 2022, o programa “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, projeto da Academia Mineira de Letras, dá continuidade à interlocução com a poesia.

Dia 21, a entrevista “Poesia e Tradução – Um encontro com Lawrence Flores Pereira”.

O evento traz, no YouTube da AML, além do tradutor, poeta e professor, as psicanalistas Lucíola Macêdo, Cristiane Grillo e Fernanda Costa.

*Última chamada para o show do guitarrista e cantor americano de jazz, John Pizzarelli. Dia 21, no Grande Teatro do Sesc Palladium, homenagem à estrela maior, Nat King Cole.

*Domingo, 22, das 9h às 16h, é dia de Feira Artesanal no Vila da Serra. Feira Artesanal do “Sense Day”.

O evento, promovido pela @sensebike empresa fabricante de bicicletas, quer incentivar a prática do ciclismo e promover a cultura gastronômica de Nova Lima.

O evento contará também com a exposição dos produtores de artesanato, Mãos do Vila, “beer truck”, pista de bicicleta e música supimpa.

*O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, preparou programação dedicada à 20ª Semana Nacional de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, ontem.

Até dia 21, o público será convidado a participar de atividades que estimulam a reflexão e a troca de experiências, norteadas pelo tema “O poder dos museus”.