Paulo Navarro | quinta, 18 de março de 2021

Cláudia e João Carlos Ribeiro de Navarro Filho, com brindes, moderação, segurança e o otimismo da “Dolce Vita”. Foto: Arquivo Pessoal

Mapa das minas

A Associação Brasileira de Franchising - ABF traçou o perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil. Na edição 2021, a novidade é que a lista das 50 Maiores mostra apenas redes com investimento acima de R$90 mil. As microfranquias (negócios com investimentos de até R$90 mil) têm, a partir de 2021, lista própria.

Minas de ouro

A rede O Boticário se mantém em 1º lugar, com 3.620 unidades no Brasil. O McDonald’s, em segundo, com 2.567 franquias. A Cacau Show subiu uma posição, alcançando o 3º lugar na lista, com 2.371 unidades. Ainda nas Top 10, Óticas Carol, Bolsa de Seguros e Burger King. Alimentação é o segmento mais representativo com cinco marcas (50% de participação).

Cartão postal

A rinoplastia (irtervenção nasal) é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. Com o isolamento, as máscaras, o “home office” e a quantidade de “selfies” a procura pelo procedimento é o “hit” da pandemia, de acordo com o cirurgião plástico Regis Ramos, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Um aumento de 40% nas rinoplastias devido às videochamadas e selfies e 20% nas cirurgias de pálpebras”.

Cartão de visita

“Com o isolamento as pessoas ficaram mais focadas no celular e na autoimagem. Até 90% dos meus pacientes têm pedido resultados mais naturais e personalizados. Aquela rinoplastia da década de 1950 já está em desuso”, disse Dr. Ramos que tem entre seus pacientes a primeira-dama Michelle Bolsonaro, Giovanna Antonelli, Sophia Abrahão, Arlete Salles.

Na intimidade do lar, no Vila Castelo, Rogério Coutinho Siqueira com a aniversariante, Bernadete Barreira. Foto: Arquivo Pessoal

Dois lados

O economista e sociólogo César Bergo levantou um ponto interessante na Economia. Bergo afirma que “a racionalidade econômica está igualmente presente na avaliação do custo-benefício de determinada ação ou empreendimento econômico”. E toma o exemplo da Lei do Cinto de Segurança. O efeito direto é óbvio. A probabilidade de sobreviver a um acidente aumenta.

Lados opostos

“Os cintos tornam os acidentes menos custosos. A lei reduz o benefício da cautela ao dirigir. As pessoas respondem aos cintos de segurança como o fariam a uma melhoria das estradas: dirigindo com mais velocidade e menos cautela. Portanto, o resultado final da Lei do Cinto de Segurança é um número maior de acidentes”.


Na mesma ocasião “castelar”, com vinho e alegria, Titão Barreira e Adriana Coelho Maione. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Continuando sobre o custo-benefício. Tudo isso serve para mostrar que ao analisar qualquer ação no campo econômico é preciso considerar não só os impactos diretos”.

“Mas também as consequências indiretas que decorrem da aplicação de vantagens ou incentivos, pois sempre irá provocar uma alteração no comportamento das pessoas”.

*O advogado Antonio Affonso Mac Dowell, sócio do escritório Mac Dowell, Melo & Leite de Castro (MMLC), São Paulo, tem notícia sinistra.

Mac Dowell confirma o aumento de 53% nos pedidos de recuperação judicial, este ano.

Os pedidos de falência cresceram 5,7% em janeiro, em comparação com dezembro. Os pedidos de recuperação judicial aumentaram em 30,6% no mesmo período.

Todo o amor que houver nesta vida ao novo casal, Cristiano “Pobre Juan” Melles e, agora, Francielle Zanon Melles. Foto: Cissa Sannomiya

*A FIEMG avisa. O Dia Mundial da Criatividade acontecerá em Belo Horizonte e em mais 120 cidades pelo mundo.

Todas as atividades, dias 21 e 22 de abril, gratuitamente, e pelo canal oficial de cada cidade participante no aplicativo.

Cada uma das cidades tem um representante. Em Belo Horizonte, é Márcia Andrade, gerente de Economia Criativa no Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

As inscrições para o Dia Mundial da Criatividade serão abertas no próximo dia 21.

Para mais informações, https://www.worldcreativityday.com/country/cidade/home ou e-mail mcarmo@fiemg.com.br

*O Studio Universal preparou surpresa para os “órfãos” de Ayrton Senna de da Fórmula 1!

Dia 21, aniversário do maior ídolo nacional do automobilismo, o canal exibirá, a partir das 8h, durante toda a sua programação, o documentário "Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão".

Lançado em 2010, o filme resgata bastidores da vida e da trajetória do piloto na F1.

Senna foi tricampeão antes de morrer tragicamente aos 34 anos, dia 1º de maio de 1994, em um acidente no Grande Prêmio de San Marino, Ímola, Itália.