Paulo Navarro | quinta, 1 de abril de 2021

Poderosa dupla, o senador Carlos Viana e coronel Guedes. Edy Fernandes

Amar trabalhar

Interessantes as conclusões e descobertas do Primeiro Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar (GPTW) no setor de Energia. Foram 41 empresas inscritas e 43 mil funcionários em todo o Brasil, com 15 empresas premiadas no ranking. Entre as análises dos profissionais que atuam no setor, foi revelado que 40% têm mais de 55 anos.

Trabalhar melhor

84% dos quadros de funcionários das empresas são ocupados por homens. No entanto, 77% das companhias premiadas contam com um profissional responsável por combater a discriminação e promover a diversidade. E 57% das empresas permitem que os colaboradores participem de programas de voluntariado no horário de trabalho.

Pedras mágicas

Flávia Ferolla, amiga e artista plástica, superou a depressão graças aos benefícios terapêuticos da prática do pontilhismo em pedras. Pinturas com pontos, em pedras, beneficiando a saúde mental: alívio do estresse e ansiedade, conexão com o ser interior e estímulo da criatividade. Assim, Flávia decidiu compartilhar seus conhecimentos.

Pontos mágicos

Com o pontilhismo, mesmo quem não sabe desenhar ou pintar ganha uma vida mais feliz, tranquila e ainda pode fazer da venda das pedras uma fonte de renda extra. Daí o workshop Semana do Pontilhismo em Pedras, do dia 12 ao 18; 100% online e gratuito. Para se inscrever, https://flaviaferollapontilhismo.kpages.online/inscricoesabertas

A artista, pintora e "terapeuta" das tintas e pedras, Flávia Ferolla. Foto: Arquivo Pessoal

Poli gente

O cineasta mineiro, Thales Corrêa, radicado em Los Angeles, lança a série “Poly People”, no Amazon Prime Video, abordando a poligamia e “os mil novos tipos de sexo”. Presença na temática LGBTQIA+, o cineasta quebra cristais e tabus no estilo “mocumentário”; um falso documentário; uma paródia, sátira de eventos famosos. O termo vem das palavras inglesas "mock" + "documentary". Interessante, “moquer”, em francês, é tirar sarro, zombar.

Poli talento

Thales mudou-se para Los Angeles aos 21 anos e frequentou a Escola de Cinema da UCLA. Projetos que variam entre filmes, videoclipes e episódios para a TV integram seu extenso e premiado currículo sendo, inclusive, seus dois últimos curtas-metragens, "Parents" e "Milvio", exibidos no Festival de Cannes. Em 2020, estreou em longa-metragem com “Nos Becos de São Francisco'', disponível no Net Now.

Minas britânica

Minas realmente são muitas e várias. O Paraíso do pão de queijo, do torresmo, das cervejas artesanais e cachaças sem iguais, agora também é a terra do gin. O Vanfall acaba de levar Medalha de Bronze no disputado World Gin Awards 2021, evento que seleciona, recompensa e promove os melhores gins do mundo. Em 2020 foi o único London Dry brasileiro premiado no Concours Mondial de Bruxelles 2020.

Mais poder, com  o deputado federal, Fábio Ramalho e Alberto Ramos. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro - CCBB RJ apresenta em seu site um tour virtual em 360º da mostra “Linhas da Vida”, da artista japonesa Chiharu Shiota.

O visitante tem acesso a detalhes de todos os ambientes e das obras; textos, legendas e obras comentadas com audiodescrição em português e inglês.

O CCBB exibe ainda palestra com a curadora da mostra, Tereza de Arruda, em seu canal do Youtube.

*O filme "Segredos do Putumayo", de Aurélio Michiles, estará no Hot Docs, festival anual de documentários, em Toronto, Canadá, de 29 de abril e 9 de maio.

"Segredos do Putumayo" retrata a investigação feita por Casement, então Cônsul Britânico no Brasil.

O assassinato de 30 mil índios mantidos em regime de escravidão para coletar toneladas de borracha.

No filme, a voz de Casement é interpretada pelo astro norte-irlandês, Stephen Rea, indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1993.

*Jornalistas podem ser atacados e ter morte pedida no Facebook sem remoção do conteúdo, diz política revelada pelo jornal britânico, The Guardian.

O jornal teve acesso a um documento de 300 páginas que orienta seus moderadores sobre o que é proibido ou admitido na plataforma.

*A rede de hotéis Hilton no Brasil anunciou Camila Pires como nova gerente de Marketing da marca líder global em hospitalidade.

Ela será responsável pelo Hilton São Paulo Morumbi, Hilton Barra Rio de Janeiro, Hilton Rio de Janeiro Copacabana e o recém-inaugurado Canopy by Hilton São Paulo Jardins.

*O Egito Antigo sempre fascinou e agora está em cada galeria da exposição “Egito: do cotidiano à eternidade”.

O projeto “Com a Palavra”, do CCBB Educativo, traz a mostra virtual, em visita mediada pelo filósofo Wanderson Flor do Nascimento. Acesso: www.ccbbeducativo.com.