Paulo Navarro | quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Dia 1º, o Diretor de Tesouraria da Localiza Rent a Car, Antonio Hyodo, foi o agraciado com o Prêmio Equilibrista, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (Ibef-MG), homenageando o executivo do ano na área de finanças em Minas

Foto: Davi Martins


Este colunista e sua fiel escudeira, a feliz aniversariante do dia, Mary Passos

Foto: Edy Fernandes


Os anos da pandemia

O papel dos idosos na pandemia foi pouco ou nada estudado. Muito se falou, principalmente na “primeira onda”, que os idosos formavam o principal grupo de risco. E depois? Cada vez mais, muitos aposentados, com suas pensões, sustentam toda a família. Na falta deles, os familiares encontrar-se-ão em dificuldades financeiras ainda mais sérias. Por outro lado, alguns continuarão ajudando filhos e netos com a herança. Se ela existir, claro.

Os anos solidários

Talvez por causa da imensidão gelada, com pouco mais de 30 milhões de habitantes, o continental Canadá é um país mais aberto, tolerante e solidário que seu vizinho, os Estados Unidos. E é de lá que vem interessante registro de Maria Luiza Pereira, no Facebook: “No Canadá, foi implementada a brilhante ideia de combinar lares para idosos com órfãos. O resultado ultrapassou as expectativas!”.

Os anos amorosos

“Os idosos encontraram netos amorosos. Os órfãos, pela primeira vez, sentiram o que era amor e cuidado paternal”. Até a saúde dos idosos melhorou. Os pequenos, inseguros e tristes, viraram crianças barulhentas e felizes. As crianças encontraram proteção, os idosos perderam a solidão. Solução perfeita para pessoas inteligentes. A notícia está na mesma página do Facebook, “Terceira Idade Conectada”. Confirmamos outras qualidades da “feliz idade”, cada vez mais produtiva e forte no consumo.

Os anos dourados 

O caso Sophia Loren, por exemplo, que, aos 86 anos, voltou ao cinema – depois de 11 anos – e assumiu o papel principal de “Rosa e Momo”, dirigido pelo filho, Edoardo Ponti. O talento, beleza e vitalidade de Sophia podem ser conferidos na Netflix. Em “Terceira Idade Conectada” temos outros exemplos edificantes, testemunhos de idosos que têm nada de velhos e muito menos de deficientes, pelo contrário.

Os anos rebeldes

Um depoimento de alguém descobrindo e entendendo a suposta fragilidade que não possui: “No Rio, o táxi que me levava do aeroporto para o hotel pifou na saída do Túnel Rebouças, e parou na ensolarada Lagoa. O motorista pediu ajuda a outro táxi: ‘Estou aqui com um idoso embaixo do sol…’ Olhei em volta. Idoso? Onde estava o idoso? E, então, tive a revelação. O idoso era eu!”.

Os anos sábios

Agora tudo fazia sentido. Certas gentilezas estavam explicadas. “Eu tinha me transformado num idoso, e recebia o tratamento adequado. Virar idoso é o que acontece quando se vive um certo tempo. Idoso, o que acumulou idade. Preciso agir como tal. Entre eles, idoso não fala como alguém que está à beira do túmulo. Dizem que está na zona do rebaixamento. Vou ter que aprender o jargão da categoria”.


Curtas & Finas

* Continuando o tema, outra grande vantagem da idade, mostrando como e quando os idosos pagam menos: benefícios concedidos à terceira idade ao comprar ingressos, pagar impostos, viajar, investir em ações, pagar o plano de saúde, ou acionar a justiça. “Conheça e exija o cumprimento. Afinal, para chegar onde já chegou, você já contribuiu muito para a sociedade e merece estas regalias”.

* Escreveu-nos, Marilia Baracho, assessora do Guiabolso: “Hoje, às 17h10, nosso cofundador Benjamin Gleason participará do Lendt FintechLatAm”. O Guiabolso é plataforma de soluções financeiras, através de gestão, produtos financeiros e pagamentos. O LendIt FintechLatAm 2020 reunirá mais de 100 especialistas da indústria de “fintechs” e agentes de mudança, compartilhando conhecimentos, experiências e estratégias.

Gleason foi convidado para participar do painel “Impulsionando a adoção em larga escala de pagamentos instantâneos. Durante o painel, detalharei a funcionalidade pioneira de transferências e pagamentos instantâneos que criamos no Guiabolso, antecipando o Pix”, adianta o executivo. Online, o LendIt FintechLatAm 2020 terá executivos do Nubank, Mastercard, Visa, SoftBank, Neon e Creditas, entre outros. Informações e programa: https://www.lendit.com/latam/2020.

* Ótima notícia neste sombrio, mas também colorido 2020. Colorido para quem pode, sabe e faz. A mostra Janelas Casacor, até dia 18, em São Paulo, usa contêineres, com profissionais de arquitetura e design apresentando o novo morar. Contêineres (módulos habitacionais) pela cidade mostram ambientes perfeitos para morar e trabalhar no pós-pandemia.

Procurem as fotos no Google. Vale a pena ver um contêiner transformado em arquitetura, obra de arte. Parabéns ao Grupo Lafaete, mineiro, fabricante e locador desses módulos habitacionais, com 50 anos de história, parceiro da Casacor 2020, com 10 módulos. E variando sobre o mesmo tema, feliz aniversário para João Neves, do Marketing do Grupo Lafaete. Parabéns também ao farol comercial da Paulo Navarro Comunicação, Mary Passos. Saúde, paz e trabalho aos dois.