Paulo Navarro | quarta-feira, 15 de julho de 2020

A aniversariante Lara com sua mãe, Liliane Andrade, na festa com motivos Now United, grupo global de música que embala a geração de Lara com "teen pop", entre outros gêneros

Foto: Divulgação


O rei e a rainha dos eventos, Ralph Marcelini e Mariângela Lima, esperando o reinado de melhores dias e, claro, noites

Foto: Divulgação


Cerâmica histórica

2019, de saudosa memória, marcou a “maioridade” da Saramenha Artes e Ofícios, fundada em 1988, resgatando para Ouro Preto a tradicional Cerâmica Saramenha, primeira louça vitrificada brasileira. Criada nos idos de 1801 em Vila Rica, pelo cirurgião mor do Regimento de Cavalaria da Capitania de Minas Gerais, o português Antônio José Vieira de Carvalho, essa cerâmica havia se tornado a louça das casas mineiras por mais de 100 anos, até desaparecer na metade do Século 20.

Cerâmica enriquecida

Se o objetivo primeiro foi resgatar as técnicas seculares de fabricação daquela cerâmica, ao barro juntaram-se a madeira e o metal, tendo a Saramenha Artes e Ofícios como templo de confecção e exposição de objetos desses materiais. Trajetória que conduziu a Saramenha ao ensino e aprimoramento dos saberes e fazeres de nossa cultura, tendo sido recentemente agregado ao espaço um teatro de arena voltado à apresentações artísticas.

Cerâmica plural

Depois de vários cursos e eventos, com a recém-criada Fundação Ayres Lage, nasce a Escola Saramenha Artes e Ofícios, um centro de excelência e referência no ensino de artes e técnicas nas diversas áreas, incluindo, de forma definitiva, a música. Sempre com o propósito de oferecer não só formação avançada a profissionais, como trabalhar iniciantes nas diversas vertentes de nossa atuação.

Cerâmica musical

Os cursos e oficinas terão duração variada e, em alguns casos, serão oferecidas bolsas. No lançamento da ESAO/Piano em Outubro, o pianista Cristian Budu fará tutoria para 12 bolsistas, de formação avançada, em imersão de três semanas e um Festival de Piano, tendo aulas diárias como executantes e ouvintes. Parabéns ao diretor Paulo Rogério Ayres Lage; ao produtor executivo Sérgio Rafael do Carmo; ao de eventos, Sérgio O. Amaral e eventos internacionais, Márcia Osório Litchfield.

 

Marcas de Sucesso

25 anos do Prêmio Top of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais. Marcas escolhidas por critérios eminentemente técnicos e através de pesquisa de opinião. Nesta edição a pesquisa foi realizada pelo Instituto Olhar de Pesquisa e Informação Estratégica. No entanto, imposições óbvias e decorrentes da pandemia do coronavírus impediram a MC de concretizar o relevante evento.

Marcas registradas

Mesmo assim, a premiação das marcas que mais se destacam junto aos mineiros não passará despercebida. Optou-se por uma edição especial eletrônica e integral no site oficial da publicação. A diretoria de Mercado Comum também fará a entrega, pessoalmente e na sede das empresas vencedoras, dos troféus, diplomas e certificados.


Pizza e livros

Um espaço vendendo produtos completamente diferentes era uma tendência que já acontecia no comércio e funcionava bem. Agora, foi adaptada para o delivery. Você pede uma pizza e, se quiser, compra também um livro. O projeto é da Panorama, pizzaria do bairro Floresta, numa parceria com seis editoras da capital mineira. O menu de livros está na Vitrine Independente de Editoras, o VIES, com um livro de cada editora colocado no cardápio online.


Curtas & Finas

* Ainda sobre o delivery de pizza e de literatura: os livros da VIES estão disponíveis para delivery no Goomer (https://www.goomer.app/panorama-pizzaria/menu).

Na plataforma o cliente pode escolher entre os combos pizza + livro ou dois livros.

* Colocando a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores em primeiro lugar, a EPO Engenharia foi a vencedora, pela terceira vez consecutiva, da categoria Empresa Prevencionista.

Isso, no 21º Prêmio de Segurança do Trabalho, promovido pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG).

O Seconci-MG é o braço social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

O mestre de obras da construtora, Fernando Messias Figueiredo, também foi premiado na categoria Operário Destaque, em segurança do trabalho.

* As mitologias já explicaram ou ilustraram muito sobre as origens do ser humano e da formação do mundo.

Para os “avertis”, a Academia Mineira de Letras lança o curso “Mitologia Comparada – As Origens do Mundo e da Humanidade nos mitos gregos e médio-orientais”.

Será online, pelo Zoom, e ministrado pelo acadêmico, professor e especialista no assunto Jacyntho Lins Brandão.

Dezesseis  aulas em quatro módulos, entre 13 de agosto e 26 de novembro. Inscrições: de 10 de julho a 10 de agosto de 2020, pelo site academiamineiradeletras.org.br