Paulo Navarro | quarta, 7 de abril de 2021

“Now" e sempre, Adriana e Aimã Sampaio. Foto: Edy Fernandes

Mar de Marcier

O alto nível do próximo leilão virtual da Errol Flynn Galeria de Arte, nos dias 12 e 13, começa pela capa do catálogo.  “Pérola” em óleo sobre tela do romeno naturalizado brasileiro, Émeric Marcier, pintor que deve nada aos mestres e “donos” da pintura brasileira, Portinari e Di Cavalcanti. “Panorâmica de Tiradentes/MG” (1962), de uma coleção particular carioca, além da qualidade, tem quantidade: 70 x 150 cm.

Mar de arte

Marcier é consagrado pela crítica, mercado e colecionadores, mas poderia ser muito mais. Seu “pecado” foi morar e trabalhar em Barbacena, onde seu museu poderia ser o que nunca foi. No mais, o acervo do leilão é uma ilha de tesouros com 250 obras. A apreciação física das obras poderá ser realizada apenas sob agendamento, até dia 11, no espaço da galeria, Lourdes.

Para quem pode

Nada de novo no front do turismo doméstico. Principalmente agora que os brasileiros não são bem vindos no resto do mundo. Provavelmente seremos os últimos a poder viajar como antes. Barreiras sanitárias e fronteiras fechadas, o consolo é aproveitar o que temos. E sem surpresas ou novidades, o jornal MG Turismo separou os melhores destinos para este 2021.

Para quem quer

Entre os locais imperdíveis, “para variar”, estão os Lençóis Maranhenses; as dunas e cachoeiras do Jalapão, no Tocantins; a mais acessível e imperial cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro; a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com suas trilhas, cachoeiras, natureza exuberante e, por fim, a incontornável Gramado, Rio Grande do Sul, com seus chocolates e frio. No mais, se e quando permitirem, nossos milhares de quilômetros de praias.

Mundo mineral

Sem surpresas também no Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, que decidiu organizar seus eventos 100% “online”, um facilitador para a participação de muitos brasileiros e estrangeiros. “O setor mineral brasileiro é um dos protagonistas da economia. É responsável pelo fornecimento de insumos para as demais atividades produtivas. Os setores produtivos precisam saber o que acontece no universo da mineração, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido.

Sempre no bom caminho, Larissa Batista e Lohran Schmidt. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Ainda sobre o IBRAM. Segundo Penido, a melhor oportunidade para isso é participar ativamente dos eventos organizados pelo instituto.

Realizado a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas – CBMINA, ocorrerá dias 28 e 29 de abril.

No e-Mineração, pequenas e médias empresas de qualquer setor e de qualquer estado poderão negociar propostas comerciais com as grandes mineradoras, nos dias 16 e 17 de junho.

Mais tradicional e relevante evento do setor mineral brasileiro, a Exposibram 2021 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração acontecerá entre os dias 5 e 7 de outubro.

*Entre as atrações de 2021, na literatura brasileira, os 120 anos do nascimento do escritor Murilo Mendes.

Em homenagem, a Academia Mineira de Letras convida a pesquisadora e escritora Marisa Timponi para apresentar a palestra “120 anos da invenção de Murilo Mendes”.

O vídeo pode ser conferido no YouTube da AML a partir de amanhã, às 11h.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Patrocínio do Instituto Unimed BH e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

*O banco Inter iniciou sua expansão global com a estreia do Intershop, nos Estados Unidos.

O Inter também planeja ingressar na Europa, por Portugal.

O Inter Shop nos Estados Unidos será para residentes do país, clientes ou não do Inter. A plataforma online conta com cerca de 30 lojas parceiras.