Paulo Navarro | quarta, 6 outubro de 2021

Boa nova

Um parque linear no ramal ferroviário Belvedere-Olhos D'Água, entre BH e Nova Lima - estação ferroviária para trem turístico, estruturas de lazer e área verde - foi defendido em audiência pública. Reunião realizada pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Boa esperança

Participantes destacaram que a medida possibilitaria a recuperação da abandonada área de propriedade da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), alavancando o turismo, gerando trabalho e renda. Além disso, a iniciativa levaria em conta a importância ambiental da região.

Boa solução

O presidente da Fundação Doimo, Elias Tergilene, apresentou o projeto e defendeu a implantação da iniciativa via parceria público-privada. “Há mais de três anos, solicitamos à União a utilização da ferrovia. O trem turístico iria do Belvedere ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, sendo a primeira etapa até o bairro Olhos D’água, polo gastrocervejeiro”.

Boa torcida

Tergilene acrescentou que o projeto é amplo e favoreceria toda a região metropolitana. “Um projeto com pé no chão, aproveitando a linha e dormentes. Temos fauna e flora, além disso”. O presidente da fundação sugeriu que a mão de obra venha da favela Morro do Papagaio. “Trata-se de um projeto socioeconômico também”, defendeu. Parabéns e mãos à obra!

Leite e aço

O presidente da Usiminas, Sergio Leite, foi um dos convidados do Congresso Aço Brasil 2021, na semana passada. Com abertura feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o evento abordou dois grandes temas: a “Indústria do Aço e a Sustentabilidade”; o "O Futuro da Indústria Brasileira do Aço - Visão dos CEOs".

Leite e produção

Leite abordou temas urgentes para a indústria e para a economia do país como o Custo Brasil, Reforma Tributária, assimetrias competitivas e a grande capacidade produtiva ociosa enfrentada em nível global, entre mil outros desafios. A seguir, a mensagem final, cheia de otimismo e confiança na retomada do crescimento do país.

Leite e progresso

“Nosso sentimento é de otimismo em relação à economia brasileira. Enfrentamos grandes desafios durante a pandemia e estamos conseguindo atender de forma positiva a demanda do mercado. A Usiminas e toda indústria do aço, segue comprometida com o desenvolvimento do país e com o bem-estar das pessoas”, afirmou Sergio Leite.

Linda notícia

Em reconhecimento à contribuição para a transformação social do Brasil, a modelo e filantropa Gisele Bündchen e o ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil (2009-2013), Thomas A. Shannon, Jr. serão homenageados em Jantar filantrópico da BrazilFoundation. Dia 28, em Nova York.

Iluminada notícia

Gisele criou o Fundo Luz Alliance, com a BrazilFoundation, em 2020. O fundo direcionou seus esforços para ajudar a combater a fome gerada com a pandemia - foram mais de R$7,7 milhões arrecadados para levar alimentos e suprimentos de emergência a milhares de famílias em todo o Brasil.

As organizadoras da festa Pool Party Nouveau, Érica Bomtempo e Soraya Silveira. Foto: Arquivo Pessoal

Conferindo a edição regional do Ferrari Owner’s Club Brasil em Alphaville, os colecionadores de automóveis Tão Henriques, José Cláudio Possas Gonçalves e Nelson Rigotto. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Dia 25 de setembro, a magia da música tomou conta do Minas Shopping e iluminou a noite das famílias.

Para comemorar os 30 anos, o empreendimento apresentou várias ações e também um inesquecível espetáculo musical para encerrar as comemorações.

Um trecho da ação pode ser assistido em https://www.instagram.com/p/CUS2pSWAZb0/.

Personagens encantados percorreram o Minas Shopping, convidando as pessoas para uma "festa" de aniversário.

*O Cine Theatro Brasil Vallourec faz aniversário neste mês e presenteia BH com “A” programação no Grande Theatro Unimed-BH.

Dia 7, às 20h, a peça Wilde. Re/Construído. “Novembro de 1900: o escritor Oscar Wilde está morrendo no quarto de um sórdido hotel de Paris”.

“Três de seus melhores amigos narram seus últimos instantes e relembram fragmentos de sua vida”.

Dia 9, às 21h, o especial “John Lennon – 81 anos”, com o artista Aggeu Marques, sua banda e o Quarteto de Cordas Fractal.

Dupla celebração: Lennon, se vivo, completaria mais um ano de vida, dia 9. O centro cultural completa oito anos no dia 8.

Dia 10, às 16h, releitura do conto de fadas francês “A Bela e a Fera”, em celebração ao Dia das Crianças e formato híbrido.

O público, onde estiver, pode escolher entre presenciar a programação no Grande Theatro Unimed-BH ou virtualmente.

*O livro infantil “Água Vida”, de Vera Chaves Pinheiro, é releitura da história clássica de uma sereia que encontra um rapaz.

Um encontro romântico, porém, impossível. Há surpresa do nascimento da menina sereia e das dificuldades de sua convivência com seres de espaço diverso: o mar e a terra.

*Outra dica de livro. Jia Tolentino é uma voz forte da geração millennial.

Em nove ensaios, escritos com agudeza e generosidade, ela investiga as forças transformadoras da visão que temos de nós mesmos e do mundo lá fora.

Repleto de humor, “Falso Espelho” elucida o que é “absurdamente complexo de forma clara e, às vezes, brutal. Um clássico instantâneo com opinião e inteligência singulares”.