Paulo Navarro | quarta, 24 de fevereiro de 2021

Quase tudo azul, mas também rubro-negro, para Adriana Vasconcelos e Lucas Lage. Foto: Edy Fernandes

Sol frio

Sem indiretas, a Califórnia, estado mais rico dos Estados Unidos, berço de inovações tecnológicas e comportamentais, para o bom e para o ruim, é um estado de Esquerda. Americana, mas esquerda assim mesmo. Uma região paradoxal, que, ao mesmo tempo, abriga e dificulta o desenvolvimento do mais puro Capitalismo. Por causa desta política hostil, o perfil está mudando. Você tem uma startup promissora? Esqueça Los Angeles e arrabaldes, na Califórnia.

Sol quente

A ensolarada, atípica e republicana Miami é a bola da vez. “Donos” do Vale do Silício, como Peter Thiel (PayPal) e Elon “Tesla” Musk apostam na metrópole da Flórida. No pacote de atrações, impostos baixos, pouca regulação e sol o ano todo. “Deu no New York Times”, dia 17. Os líderes empresariais americanos mapearam os bloqueios de Coronavírus, impostos e encrenqueiros do país.

Sol fértil

E muitos, pensando em inovação pós vírus, “gritaram”: “Miami! Blackstone Group, Elliott Management, capitalistas de risco do Vale do Silício”. E o prefeito, Francis Suarez, dono da galinha dos ovos de ouro do mapa da mina disse: “bem-vindos”. Não apenas líderes tecnológicos em San Francisco, mas feras de Wall Street, Nova York, correm em busca de sol, impostos mais baixos e bloqueios menos restritivos.

Solo fértil

Vindos de lugares administrados por governos progressistas, antes de Miami, alguns escolheram Austin, no Texas. Outros rumaram para Boulder, no Colorado. “Foi uma vitória. Ouviram uma autoridade dizendo: “‘Queremos! Gostamos de você’. Não percebi o momento sensível em relação à maneira como as pessoas estavam sendo tratadas pelo governo de onde viviam”, declarou Suarez, de 43 anos, que assumiu a prefeitura em 2017.

Solo nascente

Está chegando o 10º Festival do Japão em Minas. Ano passado, 29 mil visitantes no Expominas. Na “edição pandemia”, o Consulado Geral Honorário do Japão em BH, o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão trazem a Semana Minas-Japão, entre os dias 24 a 27. Evento via Facebook e Youtube.

Sol nascente

Fortalecer a amizade e o desenvolvimento, com cooperação técnica e parcerias entre governos e sociedade civil; preservar e divulgar a cultura para mineiros e nipo-brasileiros. “Trazemos um pouco do Japão, sua gastronomia autêntica, cultura, danças, exposições, cerimônias”, afirma Yukari Hamada, organizadora do evento. Para mais informações: adm@acctbj.com.br. Instagram: @festivaldojapaominas.

Belas em belo cenário, Patrícia Martins e Andrea Pinto Coelho. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Como a coluna de hoje está bem empreendedora e voltada para a tecnologia e bons negócios, falemos da sigla do momento, a ESG.

A sigla ESG, em inglês, define investimentos que privilegiam práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança.

Pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mostrou que 85,4% dos gestores de investimentos do Brasil usam os critérios ESG.

Principalmente agora, na pandemia, no inédito papel social das empresas com a sociedade civil: novos investidores, menos danos ambientais e desenvolvimento sustentável.

Exemplos? Investimentos no Fundo Emergencial Mulher Empreendedora (F.E.M.E.), usinas solares e logística reversa de eletroeletrônicos.

*Marco Aurélio Almeida, com mais de 50 anos nas áreas contábil e de Auditoria Independente, foi eleito presidente da 4ª Seção Regional do Ibracon.

O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil contempla os estados de Minas, Tocantins e Goiás, além do Distrito Federal, para a gestão 2021-2023.

Ele salienta que assumir o cargo é um grande desafio neste momento de incertezas do Brasil e do mundo.

*A startup mineira Nanonib® - Nanotecnologia e Inovação em Nióbio apresentou as plataformas inovadoras no mundo de uso do nióbio para fins não metálicos.

Foi na Exposição Internacional de Defesa (IDEX-2021) em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, dia 20.

Um dos destaques foi o produto de nióbio INNIB 41®para combate à Covid-19, inédito no mundo.