Paulo Navarro | quarta, 20 outubro de 2021

O astro e artista, Olivier Mourão, arrasando  e voando na Saatchi Gallery, em Londres. Foto: Divulgação

Cores mineiras

Há anos radicado, reconhecido e cultuado na Europa, principalmente em Londres, onde vive, o pintor mineiro, Olivier Mourão, acaba de expor no templo das artes plásticas, a Saatchi Gallery, entre os dias 13 e 17, dentro da “Start Art Fair 2021”. A exposição atraiu grande interesse do círculo de arte e colecionadores. Destaque na Start Art, semana de arte mais importante da Inglaterra, muito seletiva em sua curadoria.

Cores inglesas

A obra mais valiosa da exposição “Hanging doll” esteve estimada em R$1,4 milhões. Importante ressaltar que a maioria das obras foi produzida durante o período de “lockdown”. Enquanto para muitos, o “lockdown” foi sinônimo de reclusão, para Olivier Mourão, tempo e espaço foram canalizados para sua energia e criatividade.

Cores divinas

Mourão acredita no impacto ambiental e isso se reflete na escolha dos materiais que utiliza: papel orgânico feito à mão, produzido com fibras, flores e folhas da Amazônia, arte totalmente sustentável. Nascido em Divinópolis e naturalizado britânico, sua marca registrada são as cores, a figuração com espontaneidade, alegria e simplicidade mostrando seu talento majestoso, único e original.

Boa língua

Quando, mais que nunca, a língua portuguesa é açoitada e torturada por infiéis, compartilhamos um elogio à última flor do lácio porque, citando Fernando Pessoa: “minha pátria é a língua portuguesa”. Bem depois, em “Língua”, Caetano Veloso fez coro com o poeta: “Flor do Lácio. Sambódromo. Lusamérica, latim em pó. O que quer, o que pode esta língua?”.

Bom de língua

“Português não é para amador” começa assim: “Entre doidos e doídos, prefiro não acentuar. Às vezes, não acentuar parece mesmo a solução. Eu, por exemplo, prefiro a carne ao carnê. Assim como, obviamente, prefiro o coco ao cocô. No entanto, nem sempre a ausência do acento é favorável...”.

Bom de boca

“Pense no cágado, o ser vivo mais afetado quando alguém pensa que o acento é mera decoração. Há outros casos! Eu não me medico, eu vou ao médico. Quem baba não é a babá. Você precisa ir à secretaria para falar com a secretária. Será que a romã é de Roma? Seus pais vêm do mesmo país? A diferença na palavra é um acento; assento não tem acento”.

Bom de lábios

“Assento é embaixo, acento é em cima. Embaixo é junto e em cima separado. Seria maio o mês mais apropriado para colocar um maiô? Quem sabe mais entre a sábia e o sabiá? O que tem a pele do Pelé? O que há em comum entre o camelo e o camelô? O que será que a fábrica fabrica? E tudo que se musica vira música?”.

Curtas & Finas

*Ainda lambendo nossa bela língua, continuamos o texto tão anônimo quanto viral.

“Será melhor lidar com as adversidades da conjunção ‘mas’ ou com as más pessoas? Será que tudo que eu valido se torna válido?”.

“E entre o amem e o amém, que tal os dois? Na sexta comprei uma cesta logo após a sesta. É a primeira vez que tu não o vês. Vão tachar de ladrão se taxar muito alto a taxa da tacha”.

“Asso um cervo na panela de aço que será servido pelo servo. Por tanto nevoeiro, portanto, a cerração impediu a serração”.

“Para começar o concerto tiveram que fazer um conserto. Ao empossar, permitiu-se à esposa empoçar o palanque de lágrimas”.

“Uma mulher vivida é sempre mais vívida, profetiza a profetisa. Calça, você bota; bota, você calça. Oxítona é proparoxítona”.

“Na dúvida, com um pouquinho de contexto, garanto que o público entenda aquilo que publico”.

*Dia 15, foi inaugurada, no Bandeirantes Center, Avenida Bandeirantes, Mangabeiras, a Pizzaria San Gennaro. Mais uma? Não, bem diferente.

Novidades: pizza napolitana, a autêntica italiana e o delivery com embalagem em design moderno, além de uma explosão de sabores.

Outra inteligente novidade e diferencial: a venda será também em fatias. Isso, além dos tradicionais carpaccios e burratas.

Massas do Sentido do Gosto, para consumo no local ou congeladas para consumo em casa.

Para os amantes de vinhos a adega da pizzaria está em parceria com a Enoteca Vino Mio, tesouros líquidos!

Quem faz e acontece passa por aqui

Antônio Filosa, CEO da Fiat Brasil e esposa Maina Harboerm na CasaCor Minas 2021. Foto: Arquivo Pessoal

O casal Isabela Starling e César Bueno , diretor de RH da Usiminas. Foto: Arquivo Pessoal