Paulo Navarro | quarta, 18 de agosto de 2021

Força pública

O Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, preocupado com os crimes que assolam as instituições públicas, reuniu-se, dia 13, no encerramento do Encontro Estadual dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Gaeco). Presente, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

Força institucional

Jarbas Soares Júnior esteve com os coordenadores regionais dos Gaecos, durante o Encontro Estadual que integra promotores, policiais civis, militares e penais. Em conversa com os promotores, Jarbas Soares enfatizou a importância da união institucional para combater as organizações criminosas, especialmente aquelas entranhadas nas instituições públicas.

Força combativa

"Juntos, somos mais fortes. E esta força é essencial para combatermos as organizações criminosas mais sagazes: aquelas que tentam se entranhar no poder público. O objetivo principal dos Gaecos é o combate ao crime organizado e à corrupção. A corrupção tira vidas e mata os sonhos e, unidos, podemos combater essa chaga", enfatizou Jarbas Soares.

Força sólida

Os Gaecos foram implantados no MPMG em 2013. Em 2017, passou a ter autonomia e a se apresentar com estrutura mais semelhante à atual, contando com 13 unidades regionais, 108 policiais civis, militares e penais e 48 promotores de Justiça.

Flores de Fernando

Fernando Lucchesi mostra, hoje, a série de pinturas “Flores para Guignard”, com obras inéditas. O acervo traz 41 quadros em pintura acrílica sobre tela, pintados ao longo dos últimos 6 anos, no seu ateliê, em Nova Lima. Os quadros são inspirados nas flores de Guignard e revelam as impressões de Lucchesi sobre o universo do grande artista Alberto da Veiga Guignard (1896-1962).

Flores para Alberto

“Fernando Lucchesi é um dos maiores nomes das artes plásticas mineiras, com projeção nacional e internacional. Aos 66 anos, 44 de carreira, ele inaugura “Flores para Guignard” em homenagem ao mestre, que sempre o inspirou. Artista autodidata, Lucchesi começou a se interessar pela pintura aos 10 anos de idade, quando seu avô materno o apresentou ao trabalho de Guignard”. Até 18 de setembro, na Errol Flynn Galeria de Arte.

Estresse nos pets

Pesquisas mostram que o cansaço, ansiedade e tensões também chegaram ao mundo animal. Pesquisa feita na Espanha, Israel e Reino Unido constatou mais uma vez que os amigos animais proporcionam conforto adicional aos seres humanos, principalmente nos atuais tempos de pandemia, mas também revelou dados preocupantes.

Estresse solidário

Alguns animais de estimação estão apresentando sinais de estresse, como latidos aumentados, medo de ruídos altos ou repentinos e ansiedade quando estão sozinhos em casa. Nem sempre os tutores reconhecem tais comportamentos como um alerta de estresse animal. Cães, por exemplo, têm emoções e podem absorver o que seus tutores sentem, especialmente se o dono é emocionalmente dependente deles.

Tradição e modernidade

Parabéns a Guilherme Teixeira, diretor presidente. A sólida experiência da Construtora Barbosa Mello – CBM, em variados projetos, principalmente os de alta complexidade, permite que a empresa participe de incontáveis iniciativas, impulsionando a jornada de inovação pela qual passa o Brasil. Em 2019, a construtora deu o pontapé inicial nesta jornada ao iniciar a implantação do BIM (Building Information Modeling).

Tradição e futuro

Para este passo, a equipe da empresa participou de imersão no Vale do Silício, em contato com diversas tecnologias avançadas aplicadas ao setor de construção. Para difundir internamente a nova cultura, foi criado um núcleo específico para absorver e implantar a metodologia. O objetivo foi o de misturar capacidades e perfis de profissionais, incluindo diferentes faixas etárias.

Curtas & Finas

*Ainda sobre a CBM. Assim, é difundida a cultura BIM na empresa abrangendo as diversas visões e atividades executadas pelo time que passaria a aplicar os novos conhecimentos.

Este projeto teve três momentos: a conversão de 2D para 3D, de 3D para 4D e agora de 4D para 5D.

Dessa forma, a empresa saiu da fase da inovação para a implementação.

A partir daí, o BIM foi levado para uma rotina de execução e sob uma perspectiva de customização.

Hoje, o BIM é tido como um diferencial da Barbosa Mello no mercado, contribuindo também para a formatação de propostas que agregam uma perspectiva visual do projeto.

*Prêmio Especialistas – Negócios de Comunicação. Evento “online” e gratuito. 29 e 30 de novembro. 1º e 2 de dezembro. Das 14h às 20h.

Fórum Jornalismo Especializado e Fórum Jornalismo Regional e Comunitário e Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas!

27 categorias que representam os principais setores da economia. 

“Com o seu voto iremos identificar e reconhecer quem são os melhores profissionais de cada segmento!”.

Os três profissionais mais votados na 1ª fase participarão de outra etapa de votação, na qual será escolhido o destaque em cada uma das 27 categorias.

*As mulheres representam apenas 20% dos profissionais da área de desenvolvimento de softwares e aplicativos.

O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios –PNAD.

Para mudar isso, a Juntos Somos Mais, startup detentora do maior ecossistema do setor de construção civil.

Tem como sócias Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, em parceria com a Gama Academy.

E vai selecionar 60 mulheres para receber treinamento gratuito para atuarem como desenvolvedoras júnior nas linguagens C# e Python.

O projeto, chamado ConstruDelas, acontecerá em duas fases e não exige nenhuma pré-formação para a participação.

*Saudade do Mineirão? Que tal shows e churrasco do lado do gramado???

O Big Churrasco Festival vai ter muita música e acender a churrasqueira no local mais sagrado do Mineirão: o gramado.

O ineditismo está em outra atração: churrasco ao lado do banco de reservas e atrás das traves no gramado do maior estádio de Minas.

Dia 4 de setembro, das 13h às 20h, a brasa vai arder no local mais inusitado do estádio, que faz aniversário dia 5, completando 56 anos. Será a primeira vez que isso acontece.

Quem faz e acontece passa por aqui

Ecos do lançamento do livro "5Garrafas", de Walter Navarro, no Albanos Hub Cervejeiro, com o arquiteto e artista plástico, André Penna e Marcela Silviano Brandão. Foto: Edy Fernandes

Na mesma manhã que virou tarde, o publicitário Hélio Faria e a designer de sapatos, Paula Bahia. Foto: Edy Fernandes