Paulo Navarro | quarta, 11 de agosto de 2021

Cena de cinema

É engraçado e bizarro quando você conhece um lugar que, antes ou depois, foi ou é cenário de filme. É o que o titular da coluna sentiu com a notícia sobre as belas ilhotas de Exumas, nas Bahamas, compondo um dos mais aguardados filmes da Disney/Marvel deste ano, “Viúva Negra”. Estrelado por Scarlett Johansson, o longa faturou US$35 milhões em apenas dois dias.

Cinema de verdade

Os números elevaram a receita de cinema a novos patamares na pandemia. O público que lotou os cinemas ficou maravilhado com as imagens em alta resolução das Exumas, na abertura do filme. "As cenas são curtas, mas impactantes em beleza e na história do filme", disse Clarence Rolle, Comissário de Cinema da Comissão de Cinema e Televisão das Bahamas.

Cinema turístico

"Até para consegui-las, foi necessária equipe de quatro dias de filmagem e inúmeras horas de planejamento para a produção. Projeto muito positivo para as Bahamas". Rolle explicou que confiava fortemente na assistência da Alfândega, Imigração e Autoridade de Aviação Civil das Bahamas.

Mais Portugal

Dia 31 de julho, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, foi assinado o acordo para a participação de Portugal como país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (BILSP), principal acontecimento literário no Brasil, entre 2 e 10 de julho de 2022.

Sempre Portugal

O acordo foi assinado por Vitor Tavares, presidente da CBL e Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal em Brasília, que representava as entidades envolvidas na organização da participação de Portugal, Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Dores e amores

O mercado de carros seminovos e usados continua em alta. Mais confiança do consumidor e Economia na retomada. Veículos zero quilômetro nem tanto. "Vão continuar em falta. Preços nas alturas, escassez de componentes e entrega lenta", avalia o diretor da AutoMAIA Veículos e de marketing e planejamento da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (ASSOVEMG), Flávio Maia.

Amores e dores

Na mesma linha, o mercado de “notebooks”, estrelas do teletrabalho, condição “sine qua non” do “home office”. Oficinas de conserto lotadas e sem modelos usados para a venda, devido, claro, à alta procura. Os novos? Mesmo enorme detalhe dos automóveis. Com dólar alto, preços na estratosfera. Realmente o novo normal não nascerá para todos, principalmente para os pequenos bolsos.

Covid X Câncer

O chef Leo Paixão convocou seu time azul do “reality” Mestre do Sabor para assinar o jantar solidário da Cape, ontem e hoje, no Glouton. Restrito a 80 pessoas por noite, os ingressos esgotaram-se em quatro dias. “Chefs contra o Câncer” marca a reabertura do Glouton e a volta dos eventos presenciais para a Casa de Acolhida Padre Eustáquio, presidida por José Marcílio Nunes, que assiste mais de 400 crianças e adolescentes em Minas.

Curtas & Finas

*A Drogaria Araujo tem vagas de emprego para Pessoas com Deficiência (PCDs) em várias cidades. Interessados devem cadastrar o currículo no site trabalheconosco.vagas.com.br/drogaria-araujo.

A Drogaria Araujo desenvolve o programa Incluir para que as Pessoas com Deficiência possam se desenvolver.

A empresa garante benefícios como assistência médica, assistência odontológica, convênio farmácia e participação nos lucros e resultados.

*Hoje, às 19h, acontece a "Roda de Conversa Bei", para falar sobre a coleção Bei, de bancos indígenas produzidos no Alto e Baixo Xingu.

Parte da coleção Bei integra a exposição "Outras Habitabilidades", no Museu Casa Kubitschek, iniciativa do projeto Pampulha Território Museus, da PBH.

O bate papo vai contar com a participação do artista indígena Kulikyrda “Stive” Mehinaku e da curadora da Coleção Bei, Marina Frúgoli.

Marconi Drummond, curador de “Outras Habitabilidades”, será o mediador da conversa.

*Dia 14, a partir das 13h, na tratoria e pizzaria 158, Savassi, a festa “2 Anos em 1”, com quatro aniversariantes: Júnia Moore, Andrea Lopes, Deborah Carvalho e Adria Castro.

*Boa nova da 15ª edição do relatório “Panoramas e Tendências para o Turismo em Minas Gerais Pós Covid-19”.

A Elaboração do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) aponta o início da recuperação do setor.

Aumento do volume e da receita das atividades turísticas, crescimento do emprego, da taxa de ocupação hoteleira em Belo Horizonte e do fluxo de passageiros nos aeroportos.

Junho teve o maior registro de empregos formais no setor de turismo do ano: 351.595. Saldo positivo de 2.761 contratações.

As atividades econômicas ligadas à Alimentação e ao Comércio e Serviços foram responsáveis por 82% desses novos empregos formais.

Quem faz e acontece passa por aqui

No restaurante AA Lourdes, os anfitriões Priscila Baeta e Luiz Eugênio Torres. Foto: Arquivo Pessoal

A grande e líder Família Galo, capitaneada por Rubens Menin, Gilson Lemes, Sérgio Murilo Braga, José Murilo, Jorge Berg, Renato Salvador, Gabriel Guimarães, Luiz Eduardo Moraes e Paulo Henrique Vasconcelos. Foto: Arquivo Pessoal