Paulo Navarro | domingo, 31 de julho de 2022

Ouro atento

Ouro Preto tem um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Brasil. Só precisa vigiar seu entorno para evitar favelas ou casas “novas e modernosas, logo, feias” que destoam completamente do mesmo lindo conjunto arquitetônico. Como, aliás, Tiradentes! Incrível como 300, 200 anos depois, nossa arquitetura, nosso bom gosto e “aquela perfeita” mão de obra entraram em decadência!

Ouro redescoberto

E esta tragédia, nas cidades históricas. Nas outras, é de chorar! Para preservar as características históricas e culturais das casas, mantendo também a segurança dos moradores, o  Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto - IA, com apoio do IPHAN em Ouro Preto e Instituto Federal de Minas Gerais, deu início ao Projeto Bom Será. Esperamos que seja.

Ouro restaurado

Inicialmente serão restauradas três casas dos séculos 18 e 19, de famílias de baixa-renda. O projeto também realiza ações educativas, que acontecem em paralelo às oficinas de restauro. As obras tiveram início em junho e os interessados podem se inscrever nas oficinas até dia 1º de agosto.

Ouro recuperado

O objetivo é restaurar essas casas e capacitar os moradores das edificações que receberão as intervenções, para que possam eles mesmos realizar a manutenção preventiva de seus espaços, educando e sensibilizando. Ah! O projeto contribui para formar mão-de-obra qualificada para futuramente poder atuar em obras de restauração.

TED o quê?

TEDx! TED é Tecnologia, Entretenimento e Design e o “x” da questão é “evento organizado de forma independente”. Ideias que merecem ser compartilhadas. O TED criou o programa TEDx, que são eventos locais, organizados com pessoas dividindo experiências de forma semelhante ao TED.

TED com X

No TEDxBeloHorizonte, palestrantes ao vivo e vídeos do TED Talks estimularão discussões e conexões. A Conferência TED fornece uma orientação geral para o programa TEDx, mas os individuais do TEDx, incluindo este, são auto-organizados; sujeitos a certas regras e regulamentos.

TED com XYZ

O TED não tem fins lucrativos, é não governamental, sem vínculo ideológico, político ou religioso. Nasceu na Califórnia, EUA, em 1984. As conferências anuais convidam pensadores e realizadores do mundo a falar por 18 minutos. Em Belo Horizonte, dia 6 de agosto, no Sesc Palladium, 13 profissionais foram escolhidos.

Interessante e preocupante

A insistência otimista no casamento continua. Mesmo assim, no Brasil, a duração média de um casamento antes do divórcio caiu de quase 16 anos em 2010 para pouco mais de 13 anos em 2020, de acordo com os dados das Estatísticas do Registro Civil - Divórcios 2020, recém divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

No restaurante, O Italiano, o diretor da Band Minas, Bernardo Teles e o desembargador Cláudio Costa. Foto: Arquivo Pessoal

Marta Guerra , Celso Picchioni, Marcelle Augusto Ferreira, com a anfitriã no restaurante O Italiano, Magda Carvalho. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Ainda sobre o casamento. Os casais passam por momentos difíceis ou crises ao longo de suas relações.

Alguns entendem que não faz mais sentido ficarem juntos e, por consequência, acabam se separando.

Nenhum casamento é perfeito, mas há casais que buscam alternativas.

A “Casa de Apoio Espaço Recomeçar”, São Paulo, que já ajudou mais de 35 mil pessoas, ajuda a recuperar o amor.

*A cantora Rayane Boldrini  faz show de lançamento de seu primeiro disco “Versões de Mim”: MPB, xote, samba, pop e soul.

Rayane assina quatro das dez faixas. Dia 28 de agosto, às 18h, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Ingressos disponíveis em https://bit.ly/3oxacBS.

*O relatório da Unimed-BH 2021 conquistou o Selo da Global Reporting Initiative (GRI) pelo sétimo ano consecutivo.

A instituição holandesa é referência em padrões de relatórios de gestão e sustentabilidade.

O relatório da Unimed-BH trouxe um balanço do cenário complexo gerado pela COVID-19, além de outros destaques.

Como os 50 anos da Cooperativa, ações de governança, resultados econômicos, responsabilidade sociocultural e ambiental.

Inovação e reputação, além de iniciativas voltadas para seus públicos estratégicos.