Paulo Navarro | domingo, 19 de junho de 2022

Alô, prefeitura

Repetir, insistir, teimar, lembrar e relembrar é chato para quem escreve e para quem lê. Mas no Brasil é assim, a gente precisa ser “ferrinho de dentista”, pegar no pé, encher a paciência e certa anatomia para ver se as coisas andam, se a cobrança tem resultado. Não à toa, o grande farol, Nelson Rodrigues, ensinava: “O que não é repetido, resta inédito”. Então, voltemos à ladainha e ao mantra.

Alô, responsáveis

As faixas de trânsito no asfalto sumiram. Sumiram não! Com o tempo, desgastadas, estão apagadas, logo, causando muita confusão. Nesta maldição, “há séculos” está a faixa de sinalização, na bifurcação da entrada do trevo do BH Shopping, paralelo à continuação da BR 356, sentido Rio de Janeiro, também sem sequer uma placa indicativa de acesso.

Alô, irresponsáveis

Resultado! Diante do natural gargalo, no sobrenatural engarrafamento, que à direita, dá acesso à  avenida Raja Gabaglia, motoristas desavisados, diariamente, atropelam, invadem os pequenos canteiros centrais que deveriam separar as pistas.  Isso, para entrar num viaduto hiper congestionado, esburacado e também sem faixa de sinalização.

Alô, candidatos

Uma vergonha absurda! Um tapa na cara diário. E se isso acontece na Zona Sul, imaginem que zona é o resto da cidade. E olha que estamos em ano eleitoral, quando, por milagre, as coisas costumam acontecer, principalmente as maquiagens no trânsito e no asfalto selvagem. Muitos impostos, radares, multas e fiscalizações. Muitos deveres, zero direitos.

Rota invernal

Quem passeia pela Serra da Mantiqueira, em particular por Campos do Jordão, tem parada obrigatória e prazerosa para visitar e beber pérolas em forma de vinho. Após atraso decorrente da pandemia, a Vineria Capivari, de Ludmila Tamietti (Topo do Mundo) está pronta para o inverno.

Rota mundial

Então, no Sul de Minas e Serra da Mantiqueira, visite Campos do Jordão e a Vineria. Focando na diversificação, rótulos bem diferentes, como os de Israel e Alemanha, além dos tradicionais europeus, chilenos, argentinos e brasileiros. Tudo com opções de fondues e tira-gostos para acompanhar as noites do período mais glutão e gourmet do ano.

Para a MRV

A MRV, mais de 40 anos de mercado, empresa do grupo MRV&CO, foi uma das grandes vencedoras do Prêmio Latam 2022 - reconhecimento internacional oferecido pela Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes - Aloic e trouxe o troféu de ouro para o Brasil, na categoria “Melhor Estratégia de Cobrança”.

Para os clientes

A construtora destacou-se entre empresas da Argentina, Colômbia, México, Paraguai e, até mesmo, do Brasil, com a renegociação via chatbot MIA – assistente virtual da companhia. Segundo Joice Cristina Silva, gestora executiva de Relacionamento com o Cliente da MRV, a empresa entende que o mundo digital é um dos caminhos para tornar a experiência do cliente “self-service”, fluida e surpreendente.

Curtas & Finas

*A Arena Éolo Maia, praça central do Mercado do Cruzeiro, recebe a Mostra Minas de Artesanato e Empreendedorismo, com mais de 15 expositores.

Desde sexta, até hoje, entre 9h e 14h, o evento, em parceria com a AMEF Artes, reúne “o melhor do artesanato de Belo Horizonte”, segundo Dayse Regina, idealizadora do projeto.

*A angústia crescente provocada pelos momentos mais dramáticos da pandemia inspirou o espetáculo “Ópera Massacre", de Gustavo Des.

“Como forma de escapar da angústia, solidão e melancolia, mudei meu cardápio musical, redescobri a música clássica”.

“E me rendi de vez ao gênero do absurdo, meu gênero teatral favorito”, revelou o diretor Des.

Na trama, uma família entra em colapso, ao preparar o velório da matriarca, uma cantora de ópera, que se recusa a morrer.

Hoje, no Teatro da Funarte e dias 25 e 26 no Teatro Feluma.

*Voltamos a recomendar, Helena – Cozinha com Alma, primeiro restaurante do chef Arlen Fortes, recém-inaugurado no Belvedere.

O nome é homenagem à sua mãe e inspira uma cozinha afetuosa e mineira, com técnicas contemporâneas. O menu é assinado, também, pela chef Paula Moniccelli.

A casa funciona anexa à loja da maior importadora de vinhos da América Latina, a Grand Cru.

A Grand Cru que fornece gama de rótulos de diversas nacionalidades e estilos para que o sommelier tenha opções para harmonizar os pratos.

Outra parceira importante é a Carapreta, cortes de carnes nobres servidos no restaurante.

*O jovem professor de arte e ilustrador Isaque de Souza Silva, de 24 anos, foi um dos vencedores do “Mantenha a Idade em Foco”.

Projeto da Shutterstock e American Society on Aging para incentivar representações do envelhecimento inclusivo.

O brasileiro concorreu com mais de 200 artistas de todo o mundo e conquistou o terceiro lugar.

Os três vencedores receberam um total de US$10.000 por meio do programa Create Fund da Shutterstock.

Quem faz e acontece passa por aqui

André e Clara Sá Fortes, no lançamento do livro "Fasano Dal 1902". Foto: Arquivo Pessoal

 

No mesmo evento histórico, Anna Barroso. Foto: Arquivo Pessoal

Também Jéssica Paschoal, Phillip Martins, Gero Fasano e Mariana Sobreira, aumentaram o brilho do lançamento de "Fasano Dal 1902". Foto: Arquivo Pessoal