Paulo Navarro | domingo, 15 de maio de 2022

Faltou nada neste registro, com Rubens Menin, o sócio, Cristiano Gomes e um dos premiados vinhos da Menin Wine Company. Foto: Divulgação Menin Wine Company

Vinhos de vida

De novo, Portugal está “bombando”. Até mais que antes da pandemia. Em todos os sentidos e setores econômicos. O Turismo, que pode ser um facão de dois gumes, é exemplar. Primeiro, como zona de conforto, prejudicou outras atividades, como a agricultura e pesca tradicionais. Até mesmo a milenar produção de vinho. Há dez anos, os pescadores reclamavam: “peixe tem, dinheiro para comprá-lo não”. Suas charmosas vilas transformaram-se em hotéis.

Vinhos de arte

Agora e aos poucos, depois da crise econômica e da pandemia, tudo parece ter achado o equilíbrio perfeito, em muitos casos recebendo investimentos de estrangeiros, como os franceses que alertavam sobre a arte que dominam: “produzir vinho é fácil, todo mundo consegue, difícil é criar o grande vinho, o de qualidade, o de concurso”. Lição que até brasileiros aprenderam. Inclusive os mineiros!

Vinhos de ouro

Assim, vinhos da Menin Wine Company foram premiados em dois dos mais importantes concursos mundiais de vinho. O Grande Reserva Tinto 2019 da Menin Douro Estates e HO Sousão 2018 da HO, vinícolas da Menin Wine Company fizeram história nos últimos dias. O Menin Grande Reserva Tinto 2019 recebeu a medalha de Grande Ouro na 9ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, em Santarém.

Vinhos campeões

Mais de 1.450 vinhos inscritos! O júri atribuiu 442 medalhas; 36 na categoria de Grande Ouro, 107 de Ouro e 291 de Prata.  Com a distinção, o Menin Grande Reserva Tinto 2019 passou a integrar o grupo restrito dos melhores vinhos do ano. Já o HO Sousão 2018 da HO foi premiado com o Grand Gold no Concurso Berliner Wine Trophy, (Troféu Berliner Wein).

Vinhos mágicos

O concurso é a maior competição de vinhos da Alemanha, uma das mais sérias do mundo. O concurso teve cerca de 20 mil vinhos, de mais de 40 países, avaliados por mais de setecentos jurados. O HO Sousão 2018 foi ainda distinguido como Best Red in Show - o melhor vinho tinto do concurso.

Vinhos sonhados

Criada por Rubens Menin e Cristiano Gomes em 2018, a Menin nasce de um sonho possível: produzir grandes vinhos no Douro para o mundo. Há muito Portugal estava na mira da dupla. Menin, um dos maiores empresários brasileiros, com negócios que vão de banco à maior construtora da América Latina e Gomes, da área financeira, juntaram-se para realizar uma paixão de ambos.

Vinhos concretizados

Recuperar o patrimônio histórico e a vinícola, mantendo viva a tradição, foi a premissa da Menin Wine Company que detém duas marcas, a Menin Douro Estates e a HO, adquirida da família Horto Osório em 2021. Aqui entre nós, a história dá voltas. Quem diria que o Brasil dominaria Portugal? Agora só falta a ex colônia aprender a ser séria e civilizada.

Pedro, O Grande

Recebemos do colega Eduardo Ribeiro, a nova edição da “newsletter” Jornalistas&Cia, com a movimentação profissional (vai e vem do mercado); a história da jornalista brasileira que descobriu um filho natural do imperador Pedro I, que viveu na França e EUA, sobre o qual nunca se tinha ouvido falar por aqui e muito mais, em 28 páginas de conteúdo.

Pedro, O Glande

Mais uma de Pedro I, um verdadeiro tarado! É de conhecimento geral, esperamos, que nosso primeiro imperador era insaciável, cheio de amantes e não só do sexo feminino. Pedro I perdoava nada que se mexia. Mas filho na França e EUA, esta é realmente nova. Só faz aumentar a saudade de seu filho legítimo, este sim, um grande imperador, D. Pedro II.

Experiência boa

Dia 13, no WO Experience Center, Estoril, aconteceu um bazar de produtos e serviços. Livros, joias, semijoias, bijuterias, óleos essenciais, artesanato, vasos, colchas, materiais de limpeza, aromatizadores e serviços no espaço bem-estar e saúde (atendimento psicológico, coaching, reiki) foram expostos para compras. 

Experiência maternal

O evento homenageou as mães empreendedoras, marcando importante retorno depois de quase três anos suspenso, devido à pandemia da Covid-19. A última edição aconteceu em julho de 2019. O “Mais Poder” é idealizado pelas empresárias Ana Clemente, Graciele Reis, Juliana Reis e Natália Mota.

“Eu se demito”

Mais de 600 mil brasileiros pediram demissão voluntariamente, apenas em março deste ano! O recorde representa um movimento já estabelecido no exterior. Mas o que provoca essa enxurrada? Na maioria dos casos, o motivo vem de lideranças tóxicas, insegurança, falta de reconhecimento e busca por recolocação profissional.

“Eu se escapo”

O psicólogo organizacional, Lucas Freire, entende do assunto. Ele atua há mais de 18 anos na área e conhece bem os caminhos para reencontrar a alegria profissional. O especialista pode detalhar os motivos que levam o trabalhador a pedir demissão e também contribuir com orientações para quem deseja encarar a carreira como algo mais leve.

Nesta cena, com Marco Antônio Leite, Tiago Ulisses, Cléa Lopes e Lafayette de Andrada, só faltou o vinho. Foto: Edy Fernandes

Neste festivo encontro, Ricardo Oliveira, com vinho; Augusto Paulino, com cerveja e Tébar Contente, com whisky. Todos também com moderação. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Ainda sobre as demissões voluntárias e Lucas Freire.

Trabalho não deveria ser sinônimo de sofrimento. Este é o ponto de partida para “Playfulness”, livro de Freire.

Termos como “burnout”, estresse, depressão e ansiedade são associados à exaustão e ao universo de carreiras na atualidade.

Como é possível então encarar o ofício como algo que gera felicidade e traz recompensas emocionais?

A metodologia de Freire auxilia na busca por uma vida mais leve e criativa, mesmo em um cenário de pressão e exigências.

*Desde ontem o som do Blues reina em BH com o BH Soul Blues Festival.

Em sua 14ª edição, os próximos eventos acontecerão nos dias 18, 21, 25 e 28 de maio.

E, pela primeira vez, vai movimentar diferentes espaços que se destacam pela música, agenda cultural e gastronomia.

18 de maio, a partir das 19h, no XBK Rock Pub, Anchieta. Dia 21, às 19h, no Museu de Artes e Ofícios.

Dia 25, às 19h, no Quintal da Play, Carlos Prates e dia 28, na Praça José Mendes Junior, ao lado do Palácio do Governador, no Circuito turístico da Praça da Liberdade.

*A Construtora Novolar – uma das empresas do Grupo Patrimar - lançou o primeiro empreendimento de casas da história da Companhia.

Nova lima, claro, é o local escolhido para abrigar o Mirante Jambreiro.

Condomínio fechado com imóveis de dois e três quartos; área comum completa para lazer, bem-estar, tranquilidade e facilidade.

20 mil m², perto das montanhas, BH Shopping e comércios da região.