Ontem e amanhã


Legenda: No jantar beneficente, “Chefs Contra o Câncer”, em prol da Casa de Acolhida Padre Eustáquio, a CAPE, Viviany Sarti Barros Nunes, o chef Léo Paixão e o presidente da entidade José Marcilio Nunes Filho
Foto: Edy Fernandes

Ontem e amanhã
Hoje, inauguração do Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), onde funcionava o Centro de Referência da Moda CRModa. “Com o CRModa, percebi a importância da memória da moda, até para o futuro e para inspirar. E que acervo! Belo Horizonte tem cinco centros universitários de moda, e, para o mundo acadêmico, é importante um local para trazer pesquisas e trocas”, diz a gestora do museu, Marta Guerra.

Ontem e sempre
O Mumo terá debates, seminários, oficinas, exposições a cada seis meses; planejando criar convênios com museus de outros países, como Portugal e Espanha, para trazer exposições internacionais. A primeira exposição será sobre a história da indústria têxtil em Minas Gerais.

Sou do mundo
Duas pérolas da Unesco: os programas Patrimônio Cultural da Humanidade, coroando tesouros mundo afora e Brasil adentro como Ouro Preto, Diamantina, Brasília, Pampulha e o Memoryofthe World (Mow), criado em 1992, para brindar a memória do mundo, em bibliotecas e arquivos.

Sou Minas Gerais
O Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM) entrou para a Memória do Mundo da UNESCO, que preserva o patrimônio cultural do mundo, como, por exemplo, a Bíblia de Gutenberg, a partitura original da 9ª sinfonia de Beethoven, a Carta de Pêro Vaz de Caminha e o Tratado de Tordesilhas. Em outubro, a coleção de obras raras da Biblioteca do ICAM foi reconhecida como parte da Memória do Mundo. A cerimônia de entrega do certificado Memória do Mundo da Unesco será, amanhã, às 19h, Palácio do Itamaraty.


Legenda: Ainda no evento que aconteceu no Inimá de Paula, o diretor de planejamento do espaço, José Osvaldo de Miranda Júnior, Marcelo Vorcaro, Cláudia Tunes
Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Hoje, às 21h o Grupo Band Minas promove, no Cineart Ponteio, a préestréia do filme “Vendedor de sonhos”, de Augusto Cury, com Dan Stulbrack, com renda revertida para o Salão do Encontro, uma das maiores entidades beneficentes do mundo. Convites vendidos no próprio Cineart.

*O Grupo Moon, dos fotógrafos Álvaro Fráguas, Henrique Gualtieri, Paulo Laborne e Rodrigo Mendes, com mostra na Koala San Brew, Jardim Canada, até 10 de janeiro.

*O Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel de Minas Gerais (Sinpapel) tem sua confraternização de fim de ano, dia 16, no Holiday Inn, Savassi.

*Nosso homem em Havana, perdão, Miami, Alexandre Piquet, recebe, hoje, o prêmio “Advogado do Ano/2016 - Immigration North America”, da prestigiada revista jurídica inglesa, “The LawyerMonthly”.

* Adélia Prado lança o livro infantil “Cantiga dos Meninos Pastores” - o nascimento de Jesus -com ilustrações de Ângela Leite de Souza. Hoje, às 18h, no Cine Theatro Brasil Vallourec.