No país dos feriados

No coquetel da XIX edição do Prêmio Minas Desempenho Empresarial, o anfitrião da noite e editor da Revista Mercado Comum, Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
Foto: Davi Martins

No mesmo evento, que aconteceu no Espaço Institucional da AC Minas, Wenderson Sarnaglia, Accounting and Tax Manager, Rames Bichara, diretor de Suply Chain e Marley Almeida, CFO Americas da PETRONAS Lubrificantes.
Foto: Davi Martins

No país dos feriados
Acabamos de viver mais três, seguidos, bem diferentes, mas "primos". Dia 31 de outubro foi Halloween, Dia das Bruxas. Dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. E dia 2, Finados, Dia dos Mortos. As três datas têm a mesma origem. Vêm dos celtas, na velha e boa Irlanda, misturando-se à Antiga Roma e seus cultos. Deu no que deu, misto quente de carnaval em alguns lugares, "velório" em outros.

Feriados ligados
Dias alegres ou tristes, dependendo de onde estamos. Nos Estados Unidos e Europa, o Halloween é uma grande festa. Festa cheia de sustos, balas, fantasias, medos de mentirinha, matéria prima favorita para filmes de terror. No sincretismo religioso do México, música e delírio.

Feriados e ossos
No México, com crenças indígenas e católicas, dia 1º, de Todos os Santos e Finados se misturam em um grande festival, principalmente nos cemitérios. Evento mundialmente famoso, cinematográfico, "desdramatizando", vivendo a morte até com crianças chupando caveiras de açúcar.

Feriados carnais
No Brasil, tudo começa, continua e se repete, se adapta. Vivos e mortos. Aqui, como diria Nelson Rodrigues, com o "progresso", a morte saiu das casas e mudou-se para os frios hospitais, sai agora pelos fundos, virou vergonha e "obscenidade", como se não fosse natural. Mas podemos sentir saudade com alegria. Afinal, a morte faz parte vida! E querem um lado bom? Rir emagrece, não é? Então, saibam, pesquisas descobriram que sentir medo no Halloween, com filmes de terror; faz perder 200 calorias.

Curtas & Finas
* A Publicis Consultants é a nova agência de comunicação da Akzonobel no Brasil para a área corporativa e de negócios: decoração, revestimentos e produtos químicos.

* Novas da especialista em uniões de luxo, Juliana Freitas.

A assessora de casamentos, que há 10 anos conduz o badalado cerimonial Formato, segue para a 6ª edição de seu outro projeto, o "Love Connection Brazil".

Lançado em 2015, o LCB é uma websérie que, através de conteúdo online, retrata e traz novidades do universo de destination weddings - casamentos fora do local de residência dos noivos, em sua maioria, outros países.

Pra esta edição o destino é a República Dominicana; a escolhida foi a paradisíaca Punta Cana.

* Primeiro festival de cinema nórdico, assinada pelo consulado da Dinamarca e embaixadas dos países nórdicos em BH.

A iniciativa do festival gratuito é da diplomata e cônsul honorária da Dinamarca na cidade, Luciana Simões. 14 filmes, de amanhã ao dia 19, no Sesc Palladium.