Mais Tiradentes

Os homenageados nos 20 anos no Festival Gastronômico de Tiradentes Lucilia Diniz, o diretor-presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi ao lado das proprietárias da Pequena Tiradentes, Vanilce e Gabriela BarbosaFoto: Paulo Navarro

Mais Tiradentes
E como prometido, ontem, continuamos, hoje, a relatar nossa passagem pelo primeiro fim de semana do 20º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Nota 10 para o discreto festim/jantar com o chef Leo Paixão, sábado na grande, em todos os sentidos, pousada Pequena Tiradentes, onde ficamos hospedados com overdose de conforto e bom atendimento. A noite lembrou-nos recente aventura gastronômica.

Mais delícias
Foi dia 11, na Mineiraria (também marcando pontos em Tiradentes) Casa da Gastronomia - Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em BH. Parte da 3ª edição do projeto Chefs Contra o Câncer, reunindo chefs do Brasil inteiro em prol da CAPE - Casa de Acolhida Padre Eustáquio.

Mais solidariedade 
No comando da primeira noite, ninguém menos que o "Papa dos sabores", Alex Atala (D.O.M, Dalva e Dito, Açougue Central e BIO - São Paulo) que preparou iguaria de origem indígena à base de açaí e peixe frito. Atala contou uma de suas  funções, como chef mais velho no evento.

Mais valores 
Fala Atala: "Quero mostrar a todos o valor da nova geração de cozinheiros que hoje somam   talentos  nesta noite beneficente".  Sobre a culinária mineira, ressaltou-a  como uma das mais representativas do Brasil, não só pelos ingredientes, mas também pela diversidade de sabores e da cultura, além do elo natural com  Portugal. Voltando a Tiradentes, o titular da coluna ficou deveras emocionado com a homenagem recebida dos responsáveis pelo festival, Ralph Justino (idealizador) e Rodrigo Ferraz.

Atrás de um grande homem, uma mulher à altura: Fernanda Bicalho também homenageada do festivalFoto: Paulo Navarro

Curtas & Finas

* A homenagem, às 19 pessoas que fortaleceram o Festival Cultura Gastronomia de Tiradentes, aconteceu na manhã de sábado, no casarão histórico, no centro, onde "tudo" começou. Vida longa!

Depois da homenagem, outro raro e inolvidável prazer: almoço para a imprensa, no restaurante Tragaluz. Mais uma experiência no "Império dos Sentidos", principalmente o do paladar.

E tudo isso, depois de cansativa viagem na sexta, sete horas de BH a Tiradentes, devido um acidente na BR040, como relatamos ontem.

Mesmo assim, na mesma sexta feira, ainda tivemos ânimo e vontade de conferir mais uma pérola típica do festival, noite de música, conversa e bom humor, na incontornável Casa da Insanidade, de Dudu Fonseca. A madrugada foi pequena!

* A campanha McDia Feliz 2017   combatendo o câncer infanto/juvenil, acontece dia 27, em todo o Brasil.

A verba com a venda dos sanduíches Big Mac comprará 150 cateteres, (R$ 312.610) para crianças e adolescentes, na Santa Casa de Belo Horizonte.