Fiat Lux

Em Tiradentes, os anfitriões do Tragaluz Restaurante Casa, Pedro de Navarro e sua Patrícia emoldurando Zenilca de Navarro

Foto: Virgínia Zagnoli


Fiat Lux
Dia 3, Rua Direita, Tiradentes, Tragaluz Restaurante Casa, da fundadora Zenilca de Navarro, passando docemente o timão ao sobrinho Pedro de Navarro e sua Patrícia. No jantar para privilegiados jornalistas de Belo Horizonte, só faltou uma coisa e fundamental: uma almofada para que cada convidado comesse de joelhos as alquimias do chef Felipe Oliveira perfeitamente harmonizadas pelo sommelier Dalison Santos. A Produção do evento foi de Virgínia Zagnoli.


Traga Lux
Tem gente, como Bill Clinton, que fuma, mas não traga. Crianças da música "Brejo da Cruz", de Chico Buarque, "comem luz". No já incontornável Tragaluz, depois de 17 anos, o singular nome nasceu dos  votos de fim de ano, onde Zenilca desejava: "que este ano novo traga luz".


Traga Luxo
No princípio era o verbo "trazer" que logo fez-se iluminado substantivo à luz de velas. Luzes indiretas rimando com o clima do Tragaluz, repleto de luxo discreto, na medida mais que perfeita. E é assim, caminhando para a frente, arrastando a tradição que o "sabor" vai aumentar.


Traga Luz
O "way e uai of life" do Tragaluz já aumentou com a chegada do café Casa T.com (T de Tragaluz com "isso e aquilo") açambarcando os jardins da casa da própria  Zenilca, atrás da "igrejinha" São Francisco. A enorme casa, misto quente de bom gosto inglês e francês numa "villa" italiana, é difícil de ser descrita em parcas linhas, só vendo e sorvendo-a.


Luz e afeto
Pra matar 30% da curiosidade, a casa, cheia de engenho e arte, pode ser explicada através da trajetória de Zenilca, horizontes e mundo afora. A arquiteta e artista, enquanto ex integrante do Grupo Corpo, viajou, aprendeu muito, deixou Belo Horizonte pra lá e hoje dá aulas diárias de como bem receber. Aulas magnas de como praticar a gastronomia e a recepção com amor, açúcar ou adoçante e muito afeto. Então, que venham mais 17 e outros 34 anos cheios de graça. E que todos, claro, tragam mais luz.


Curtas & Finas

* Completando, a Tragaluz Residence, a casa de Zenilca Navarro, em Tiradentes, além do café e loja de objetos e arte, ainda oferecerá dois apartamentos para felizes hóspedes.


*Dia 9 de agosto, no Studio Cícero Mafra, acontece o coquetel de lançamento do 10 Contemporâneo, um grupo que reúne as 10 maiores galerias de arte de Minas Gerais em um projeto inovador.


Fazem parte do 10 Contemporâneo as galerias AM Galeria, Beatriz Abi-Acl, C. Mafra, Celma Albuquerque, dotART, Lemos de Sá, Manoel Macedo, Murilo Castro, Orlando Lemos e Quadrum.


* Até dia 22, o Boulevard Shopping é palco da exposição “Viver, Conviver & Reviver”, promovendo o tema do envelhecimento ativo, além de estimular a arte e a cultura.


A mostra do Itaú Viver Mais traz para BH 112 fotos de 53 pessoas acima de 55 anos, clicadas por Thomas Baccaro.


Fotos acompanhadas pelos textos “A Arte De Ficar Mais Velho”, de Drauzio Varella, e “A Arte de ser Artista”, de Paulo Klein.