Coisas do Porto

Em uma das margens do Rio Douro, em Portugal, com a ponte Dom Luís I ao fundo e brindando à vida, o titular da coluna e Jacqueline Araújo

Foto: PNC/Divulgação

 

Coisas do Porto

Ainda sobre o Porto, em Portugal, anotamos: a cidade tem uma eficiente linha de metrô que a cruza em todos os sentidos, a partir da estação hub de Trindade; a terceira geração é superativa – na rua, no metrô, no comércio, nas atividades culturais, sobretudo as religiosas. O poder da Igreja é grande. Gente comunicativa, hospitaleira, que, inclusive, protege turista de eventuais  ações de “ladrões de galinha”, denunciando-os na hora, mesmo em altas temperaturas. Nativos têm ranço de gente de Lisboa.

Porto fino

Motoristas de táxi não ligam o ar-condicionado por determinação dos patrões de economizarem gasolina. Preço por litro: 1,50 euro. Os casarões do centro histórico, depois de restaurados, são disponibilizados para locações a turistas. Gente fina, graúda, mora no que eles chamam de periferia, o que se traduz como zonas residenciais, algumas de alto padrão. Ir a Matosinhos de Elétrico (bondinho), margeando o rio até o mar, é imperdível.

Vitrine

Ainda no Porto, para os sedentos por compras a Rua Santa Catarina é uma tentação a céu aberto. Saindo do centro histórico em direção à foz do Rio Douro, Matosinhos é a praia de descolados, turistas e residentes graúdos. Sua beleza está nas edificações residenciais modernas, no fino comércio e nos amantes da boa culinária.

Mais Porto

A gigantesca escultura da Anêmona é o atrativo e símbolo da pesca local. Idem o museu do queijo. A mobilidade urbana fora do centro histórico também é tranquila, uma vez que as zonas residenciais e o aeroporto são interligados por seis linhas de metrô.

Viva São João

A festa de São João é também o maior evento local. O cheiro da sardinha assada em várias ruas consome o olfato. Pequenos balões de ar quente ganham os céus, formando um espetáculo genial, como constelações.

Curtas & Finas

* As cortinas da noite se fecham com o show pirotécnico espetacular, tendo a ponte Dom Luís como pano de fundo.

Outra curiosidade é que, durante a revitalização do Porto como um todo, Sharon Stone foi escolhida como garota-propaganda das embarcações.

Fica aqui nosso agradecimento pela acolhida em seus hotéis na região ao Vila Galé: Porto; Porto Ribeira e Collection Douro, e na pessoa de José Miguel de Oliveira Martins, como diretor.

* Chico Buarque de Hollanda encontra-se na ponte aérea Lisboa-Porto, fazendo uma série de espetáculos nas mais nobres salas portuguesas.

No repertório, as canções da 38a e mais recente obra, “Caravanas”, que, além de inspirarem a ocasião, dialogam com outras de diferentes décadas.

Dias atrás, antes de atracar em Lisboa, Chico dividia prazeres da mesa no  chiquérrimo restaurante Le Grand Venise, em Paris, com o ex-chanceler de Lula, Celso Amorim.

No cardápio, lulas fritas e um discurso nada esquerdista.