A330 Neotour

O titular da coluna no aeroporto de Lisboa, depois da viagem experimental do Airbus 330 Neo

Foto: Divulgação/PNC

A330 Neotour

Na esteira do voo teste de rota da TAP Air Portugal, através do Airbus 330 Neo, desembarcamos no último final de semana em Lisboa/Porto. In loco, testemunhamos, ao lado de um seleto grupo de convidados, parte do tour global que a empresa testou durante 150 horas de voo. No mundo, a cia aérea foi a primeira a operar a aeronave. Momento histórico do qual compartilhamos o orgulho da TAP de participar desse futuro promissor.

Dá-lhe Porto

Na cidade do Porto, só boas recordações na memória deste “operário das letras e câmeras“. No nosso diário de bordo, só adjetivos para esse patrimônio cultural da Europa, batizado como tal em 2001. Desde então, os olhos de investidores portugueses e estrangeiros, incluindo brasileiros, aguçaram para o potencial de crescimento econômico e turístico. Fator dinamizado, nos últimos seis anos, com a restauração desse patrimônio, que resultou num “boom” imobiliário.

Comboio

Nossa ida de Lisboa a Porto passou pela opção ferroviária. Percurso de três horas com o custo de 40 euros em classe “comfort”. Já às margens do Rio Douro, no sofisticado Bar do Cais, em meio à degustação de boas safras de vinhos locais e das saborosas sardinhas da temporada, um fino jazz de boas-vindas.

Vila Nova de Gaia 

Na outra margem do Douro, a vila – outrora “canteiro” de docas envelhecendo tonéis de vinho do Porto, provenientes de plantações locais – hoje tem outro visual, em parte abrigando bares e restaurantes. Também nessa margem está o embarque do teleférico (3,50 euros/pessoa) que margeia espetacularmente o rio e abriga deques de tours de embarcações pelo Douro afora.

Paisagem urbana

Esse teleférico sobe até o miradouro da Serra do Pilar. Por lá, atravessa a ponte que foi projetada por Gustavo Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel. Vale aqui um gin tônica, no pôr do sol, em um belíssimo lounge, no “ar de Gaia”, com o visual da lendária ponte Dom Luiz I como cartão-postal.

Curtas & Finas

* De volta à margem do Porto, flanar pelas ruelas, entre as exuberantes edificações neoclássicas, é um colírio para os olhos e um alimento para mentes sedentas por cultura.

A Capela das Almas é a maior vitrine da azulejaria portuguesa, juntamente com o átrio da estação de São Bento e seus 20 mil azulejos.

Também próximo à Avenida do Aliados, zoom no Palácio das Cardosas, que abrigou nobres no passado e hoje funciona o Hotel Intercontinental.

Na coluna de amanhã, continuaremos nossa aventura por Portugal, e vocês poderão conferir, em breve, dentro do "Programa Paulo Navarro", exibido pela Band Minas e BH News.

* A Riolax Belo Horizonte comemora seu cinco anos, inaugurando a Riolax Concept Bath Store. Hoje, a partir de 19h30.

* De hoje a quinta-feira, o BH Shopping comemora o Dia dos Namorados, em grande estilo. O mall preparou sessões de cinema exclusivas para quem quiser reviver o clima dos antigos Cines Drive-In.

Os filmes exibidos serão “Extraordinário", "Um Lugar Chamado Notting Hill" e "A culpa é das Estrelas".