A união faz a vida

Crédito: Goretti SennaA união faz a vida

Walmir Braga preside a Univiva, anjo da guarda da privilegiada e rica região compreendida entre BH e Nova Lima. Apesar de rico e privilegiado, este cenário de beleza e tranquilidade mora no Brasil, daí os sérios problemas que enfrenta: ameaças ao meio ambiente, patrimônio natural e paisagístico; falta de mobilidade urbana e saneamento básico. Tudo que gravita em torno da qualidade de vida.

O que é a Univiva?

É a União de várias Associações, Condomínios e Moradores da região entre Nova Lima e Belo Horizonte que enfrentam desafios que afetam a todos.

Como surgiu?
Da necessidade de alinhar interesses e comungar esforços para questões que afetam a todos. O que é específico de cada Associação ou Condomínio é tratado internamente. A Univiva tratará dos assuntos coletivos. A união de esforços facilitará a busca de soluções

Quem participa?

Associações, condomínios e pessoas que atuem na região e queiram envidar esforços para soluções coletivas. Quem não tem tempo ou não quer participar poderá participar em Grupos Temáticos específicos. Como por exemplo, a criação de um parque na região do Vila da Serra, discutir assuntos específicos de uma determinada rua ou micro região. A Univiva tem quatro diretorias regionais: Belvedere, Vila da Serra, Vale do Sereno e MG 030.

Qual é o escopo?

A Univiva tem por objetivo a proteção do meio ambiente, do patrimônio natural e paisagístico; da mobilidade urbana, do saneamento básico, bem como a preservação e melhoria da qualidade de vida em sua área de atuação e dos interesses coletivos que possam ser defendidos por associação civil de direito privado.

Quais são os principais problemas da região hoje?

Hoje são Mobilidade Urbana, segurança, reordenação do uso dos espaços públicos e saneamento.

Como lidamos com as questões que envolvem dois municípios?

Pelo diálogo entre as associações da região. Num consenso encaminhando assuntos comuns de Belo Horizonte e Nova Lima. Com isto, evita-se atritos nos encaminhamentos de propostas ou discussões de temas que envolvem os municípios de Nova Lima e Belo Horizonte.

Que alternativas a Univiva propõe para a Via Estruturante?

Como princípio da Univiva, o primeiro objetivo é entender e discutir as várias propostas que existem. Conhecidas as propostas, iremos ver como podemos contribuir com sugestões e participar da construção da melhor proposta que possa atender aos interesses coletivos. A Univiva não tem opinião formada sobre a Via Estruturante. Como já posto, o primeiro objetivo é entender e discutir as várias propostas que existem. Conhecidas as propostas, iremos ver como podemos contribuir com sugestões e participar da construção da melhor proposta que possa atender aos interesses coletivos. Não concordamos com aqueles que emitem opiniões sem conhecer a proposta.