Dolce Vita | sábado, 11 de novembro de 2023
Deixando qualquer cidade mais bonita, Izabela Dinelli. Foto: Edy Fernandes
Cidades excelentes
O Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, promoveu, dia 9, o Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, com transmissão ao vivo no YouTube da Band Minas. Um compacto de uma hora com os melhores momentos da premiação será exibido no dia 19 na TV Band Minas.
Cidades exemplos
Estamos muito curiosos pelo resultado, porque esta coluna foi escrita dia 7. A cerimônia reconheceu, dentre os 853 municípios mineiros, aqueles que se destacaram neste ano de 2023 em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Cidades exemplares
Para cada pilar, os municípios foram avaliados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da sua população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Além dos ganhadores por pilar em cada categoria, haverá ainda uma premiação para o vencedor geral em cada grupo populacional.
Cidades farol
Os municípios concorrem em todos os seis pilares do prêmio e na nota geral IGMA, podendo ser premiados em mais de um. No total, tivemos 44 cidades finalistas durante o evento, que foi realizado no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL/BH.
Cidades referência
Por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila - IGMA, que usa conceitos de “big data” e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, foram reconhecidos os municípios que agregaram projetos propulsores para o desenvolvimento sustentável e gestão que contribuiram para a qualidade de vida da população.
Cidades raras
A plataforma foi estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, ela consolidou os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Além dos indicadores, projetos qualitativos foram enviados pelos municípios para avaliação do Aquila. Quando constatada a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, houve aumento na nota final do IGMA final e do pilar no qual os projetos estão inseridos.
Tornando qualquer cidade mais excelente, Luiza Pacheco. Foto: Edy Fernandes
Transformando qualquer cidade mais atraente, Regina Padilha. Foto: Edy Fernandes
Lança Perfume
*A participação no Prêmio Band Cidades Excelentes é automática, mas não obrigatória.
Não concorrem municípios bloqueados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI – há mais de 60 dias.
*Em nossa humilde opinião também não deveriam concorrer cidades que, em vez de plantar, aumentam o desmatamento em seu entorno.
Muito menos aquelas cidades que destruíram, não preservaram ou não restauraram o patrimônio histórico e arquitetônico.
Cidades sujas, sem árvores, praças, parques, esburacadas no asfalto ou nas pedras de rua também estariam fora da disputa.
Outros municípios que, além de ficarem de fora, deveriam perder pontos e investimentos são aquelas que não procuram, pelo menos, investir em saneamento básico.
Aquelas que não investem em Turismo, não incentivam a gastronomia e as festas populares.
Cidades que não planejam nem pensam em exemplos como a seguir.
* Hoje é dia de Feirinha Aproxima com homenagem a Belo Horizonte, das 10h às 17h, no entorno do Museu Abílio Barreto, com entrada gratuita.
O evento vai reunir mais de 50 expositores de todo o estado com o melhor da gastronomia mineira.
Para não perder o costume, a Feirinha Aproxima conta com espaço “kids” gratuito e é “pet-friendly”.