Sabor solidário
Em tarde de vozes femininas na Casa Cor, as anfitriãs Adriana Vasconcelos, Mônica Gonçalves e Natália Vasconcelos à frente de suas mulheres homenageadas
Foto: Edy Fernandes
Sabor solidário
Dia 11, na Mineiraria Casa da Gastronomia, em BH, participamos da 3ª edição do projeto Chefs Contra o Câncer, reunindo chefs do Brasil inteiro em prol da CAPE - Casa de Acolhida Padre Eustáquio. No comando da primeira noite, ninguém menos que o Alex Atala que preparou iguaria de origem indígena à base de açaí e peixe frito.
Sabor generoso
Atala confessou: "Quero mostrar a todos o valor da nova geração de cozinheiros que hoje somam talentos nesta noite beneficente". Sobre a culinária mineira, ressaltou-a como uma das mais representativas, não só pelos ingredientes, mas também pela diversidade de sabores e da cultura, além do elo natural com Portugal.
Agora vai
Belo Horizonte será a terceira cidade do Brasil a receber o badalado e internacional Bagatelle, no Automóvel Clube. A rede assumirá os restaurantes dos Salões Príncipe de Gales e Dourado.
Cronicamente inviável
"Fora as alegrias pessoais, sigilosas, o saldo do ano está longe de ser positivo. Recessão, inflação, desemprego. Como o Brasil, o mundo inteiro está dizendo que o ano já vai tarde, ainda que nuvens mais negras se avolumem no horizonte do ano que vem. Nem o Dr. Pangloss estaria otimista numa hora assim. O jeito é esperar que se confirme o ditado e que o diabo não seja tão feio quanto o pintam". Pasmem e chorem, este texto é de Otto Lara Resende, na revista Veja, de 29 de dezembro de 1982.
Diário de Tiradentes
Tivemos o privilégio de abrir o 20º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes que termina neste fim de semana porque tudo que é ótimo dura pouco. Logo na sexta, em nossa primeira saída, na praça principal, encontramos o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, mui bem acompanhado da primeira dama mais linda do Brasil, Ana Laender. Acreditem, o casal foi e voltou, conduzindo duas possantes motos.
Delícias de Tiradentes
Agora, falemos de Rodrigo Ferraz que, há 10 anos, conduz com mãos de Midas o festival, cria de Ralph Justino, o ex prefeito e fábrica ambulante de boas ideias. Parabéns! Gentes do Brasil, praças, pousadas cheias. O campeão Rodrigo Ferraz fez bela parceria com Vanilce Barbosa, da "pousada" Pequena Tiradentes, onde ficamos hospedados. O espaço é alquimia entre o Século 18 e o 21. É mesmo, uma Pequena Tiradentes.
Perolar Tiradentes
E tudo funcionou como relógio suíço. Cidade repleta de gente feliz dando lição de Turismo saudável ao resto do país. Pode melhorar muito, claro. A começar pelo comércio que, não aceitando cartões para poupar taxas, perde muito em vendas. Música pelas esquinas e praças. Restaurantes proferindo aulas magnas e vontade de ficar a semana inteira. Ops! O clima ajudou muito, nem frio, nem calor, tudo civilizado.
Lapidar Tiradentes
O titular da coluna foi umas das 19 pessoas homenageadas. Muito emocionante. A homenagem aos que divulgam e fortalecem o Festival Cultura Gastronomia de Tiradentes aconteceu na manhã de sábado, no casarão histórico, no centro, onde "tudo" começou. Vida longa!
Lança Perfume
* Depois da homenagem, outro raro e inolvidável prazer: almoço para a imprensa, no restaurante Tragaluz. Mais uma experiência no "Império dos Sentidos", principalmente o do paladar.
Antes, na noite de sexta feira, ânimo e vontade de conferir mais uma pérola típica do festival, noite de música, conversa e bom humor, na incontornável Casa da Insanidade, de Dudu Fonseca. A madrugada foi pequena!
Triste ironia e coincidência. Um dos patrocinadores do festival foi o azeite espanhol La Rambla, local do mais recente atentado terrorista em Barcelona (Cataluña).
O frasco que ganhamos servirá como sincera homenagem às vítimas, de preferência harmonizado com um vinho também espanhol.
* O Supermercado Verdemar foi nomeado em três categorias na premiação “Época Negócios 360º”.
*A Mezzanino, das irmãs Cristina e Rita França, infelizmente, comunica o encerramento de suas atividades.