Sábado, 7 de fevereiro de 2026
Nada como começar um bom fevereiro, com Andréa Santos. Foto: Edy Fernandes
Novos tempos
Já tratamos o assunto aqui e, hoje, confirmamos com uma leitura dinâmica no G1: nova pesquisa Ipsos/Ipec, encomendada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool confirma movimento que já aparecia no comportamento cotidiano de milhões de brasileiros: 64% dos adultos afirmaram não beber em 2025, um avanço expressivo em relação aos 55% registrados em 2023.
Tempos diferentes
Entre os mais jovens, a mudança é ainda mais acentuada. A abstinência passou de 46% para 64% entre pessoas de 18 a 24 anos e de 47% para 61% no grupo de 25 a 34 anos. Esses números ajudam a explicar histórias como a de Gabrielle Ribeiro que, aos 23 anos, decidiu parar de consumir bebidas alcoólicas.
Tempos mornos
Ribeiro trocou as festas por noites de sono, a ressaca por trilhas matinais e os drinques por suplementos. Perdeu 16 quilos, economiza até R$ 300 por semana e conquistou milhares de seguidores ao compartilhar a sua história nas redes sociais. “Foi a melhor coisa que fiz por mim. É mais interessante acordar no domingo e postar foto de uma medalha de corrida do que ficar com aquela ressaca moral”.
Calor e cor
Há 30 anos em um casarão no Sion, nascia um refúgio baiano no meio de Belo Horizonte. Não era apenas um restaurante, o espaço trazia para a capital mineira o calor, a cor e o sabor da Bahia, embalada por uma saudade doce e vibrante do mar, da cultura e da generosidade que só a culinária nordestina sabe traduzir. É o Alguidares, “templo da moqueca, do acarajé, da casquinha de siri e de tantas outras alegrias que fazem do dendê um ritual afetivo”.
Nada como esperar um belo março, com Fernanda Aguiar. Foto: Edy Fernandes
Cor e sabor
No início dos anos 80, a chef e proprietária Deusa Prado, natural de Feira de Santana decidiu “abrir um restaurante de comida baiana por perceber que havia uma brecha na cidade para esse tipo de culinária”. Assim, em 2 de fevereiro de 1996, em pré-estreia para amigos e vizinhos, a casa abriu suas portas para, logo em seguida, apresentar-se à imprensa e ao público. O final sem fim, todos conhecemos. Parabéns!
Novo ouro
O volume de atividade turística em Minas teve alta de 0,3% em novembro na comparação com o mês de outubro, que havia registrado 0,5% de crescimento em relação a setembro. A atividade tem alta desde o mês de setembro. A informação está na análise do Núcleo Estudos Econômicos da Fecomércio/MG realizada sobre os números mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.
Ouro abundante
No contexto nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro. Na comparação anual, novembro de 2025/novembro de 2024, o turismo do estado registrou desaceleração de (-5,4%). O desempenho foi abaixo do último ano, quando houve aceleração de 4,6% em relação a novembro de 2023. A comparação anual mostra crescimento do turismo no país à taxa de 2,1%.
Encontro marcado
Dia 26 de março, Belo Horizonte será palco do “1º STEM Women Day MG”. Um encontro único para conectar lideranças, inspirar inovação e impulsionar ainda mais a diversidade em “Stem” no Brasil. Ah! “Stem” é “Science, Technology, Engineering, and Mathematics” (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Nada de 1º de abril com Gabi Menotti. Foto: Edy Fernandes
Lança Perfume
*Hoje, a partir das 11h30, na livraria Sçriptum, na Savassi,
o lançamento do quinto livro da jornalista e escritora, Manoela Pastor, “Da janela lateral”.
Crônicas do cotidiano, desabafos e sentimentos do mundo interior da autora.
Em linguagem ágil e colorida, “Manoela Pastor tem sido considerada um novo talento da literatura mineira”.
*Belo Horizonte tem novidade gastronômica: “Maendú – Sabores do Brasil”.
O restaurante, do Ibis BH Savassi, foi inaugurado, dia 28 de janeiro, em evento fechado para imprensa e convidados.
*O Sindilojas, de BH e Região, divulgou o funcionamento do comércio de rua e centros de compras no Carnaval, definindo os dias de folga e a retomada das atividades.
A utilização de mão de obra dos funcionários está vedada no período entre o dia 16 e a manhã da quarta-feira de cinzas, 18.
As lojas só poderão retomar o trabalho com seus colaboradores a partir das 12h de quarta-feira.






