Sábado, 31 de janeiro de 2026


Fechando lindamente janeiro, Larissa Procópio. Foto: Edy Fernandes

Que falta de absurdo!

Meu Deus! E lá se foi janeiro, como se fosse dezembro de um ano dourado! Será que o ano inteiro será assim, dentro da noite veloz? Será que o Carnaval já faz parte de outros carnavais, chamando as águas de março, fechando o verão? Começando a Semana Santa, o frio e as festas juninas, com Copa do Mundo e julho, meio do ano, logo no dia seguinte? Se for assim, tentemos falar, hoje, apenas de amenidades, se possível for!

Chega de pobreza

Portugal entrou, de vez, na mira dos multimilionários brasileiros, muitos deles habitantes da lista dos homens e mulheres mais ricos do Brasil, segundo a Forbes. Os milhões de euros despejados por eles na economia portuguesa se espalham por vários e variados setores.

Chega de tristeza

Setores como o imobiliário, o de shopping centers, o hoteleiro, o de produção de vinhos, o industrial e série de outras atividades econômicas, na maioria das vezes, sem qualquer alarde, pois preferem ficar bem distante dos holofotes. Todos, de olho no potencial da Europa.

Brega é Bom

“Amor Voltei” é uma banda que pesca a memória afetiva da música brega dos anos 70 e 80. Uma excursão no tempo, com músicas “chiclete de cérebro”. Um show para dançar e cantar com canções que marcaram época de artistas populares como Odair José, Reginaldo Rossi, Ronaldo Adriano, Evaldo Braga, Amado Batista, entre outros.


Esperando lindamente fevereiro, Letícia Lage. Foto: Edy Fernandes

Brega é Chique

“Amor Voltei” é composta por oito músicos e é diversão garantida. A banda, liderada por Marcílio Soares, se apresenta hoje, a partir das 15 horas, no Meat&Co, no Belvedere. Podem ir treinando com nosso ídolo, Odair José, o “Terror das Empregadas”: “Encostei o meu carro na praça/E você, um tanto sem graça/Sorriu pra mim/Sem querer eu olhei em seus olhos/Sem saber segurei suas mãos/E começou assim”.

Aniversário do Querido

Em 26 de janeiro de 1961, nascia o Pampulha Iate Clube, moldado pela sofisticação de Oscar Niemeyer, pelas cores de Cândido Portinari e pelos jardins de Burle Marx. Há 65 anos, o PIC “é abraço que acolhe, encontro que fica, lembrança que o tempo guarda com carinho”. Histórias continuam acontecendo entre a grande Família PIC.

Querido e Lindo

 “Celebramos cada sorriso, cada conquista, cada instante que se transforma em memória. E com o olhar voltado para o amanhã, seguimos modernos no pensamento, acolhedores na essência, prontos para continuar fazendo parte dos capítulos mais felizes da sua vida. PIC! 65 anos de amor, tradição e um futuro onde novos sonhos já começam a nascer”.

Queremos Luz!

O Grupo Energisa lança, dia 26 de fevereiro, o documentário, “Energisa 120 Anos”, para marcar a data querida. Dirigido por Marcos Pimentel, o filme revisita o nascimento da companhia em Cataguases e propõe um olhar sobre a chegada da energia elétrica ao interior do estado no início do século 20, quando a luz ainda não havia alcançado outros grandes centros urbanos do país, como o Rio de Janeiro.


Engatando a segunda, lindamente, em 2026, Paula Curi. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*Ainda o documentário sobre o Grupo Energisa.

Com 47 minutos de duração, o documentário reúne depoimentos, memória oral e cerca de seis minutos de animação.

Animação para reconstruir episódios históricos que não têm registros audiovisuais.

Entre eles, a construção da Usina Maurício, a primeira do grupo e a chegada da luz elétrica a Cataguases, em 1908.

*Hoje, no encerramento “29ª Mostra de Cinema de Tiradentes”, às 16h, o espetáculo “Circo do Sufoco”.

Nele, um único palhaço assume todas as funções de um grande circo, combinando comicidade, virtuosismo técnico e emoção.

No encerramento musical, show com Aninha Felipe, sambista que celebra o samba de raiz e a presença feminina no gênero.

*Já pensou em viajar ao lado de uma mulher azul, um adolescente imortal e dois gêmeos xifópagos?

Em “Macadâmia”, o improvável torna-se real para o leitor!

No romance de estreia, Lucas Paio mistura fantasia, sátira e personagens memoráveis.

Uma “road trip” através de um universo fantástico que revela situações bizarras a cada curva.

Pronto! E lá se vai, mais um dia... Feliz Fevereiro!