Sábado, 28 de setembro de 2024


Dupla beleza de Ana Julia e Ana Laura Penido. Foto: Edy Fernandes

Mais influentes

Palmas para os mineiros Ailton Krenak, escritor, pesquisador, ambientalista e líder indígena; Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co; Bruno Ferrari, CEO e fundador da Oncoclínicas; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; João Vitor Menin, CEO global do Inter & Co; Rubens Menin, sócio-fundador do grupo MRV&CO, entre outras empresas; e Sérgio Leite de Andrade, presidente do Conselho de Administração da Usiminas.

Mais inspiradores

Eles fazem parte da edição 2024 da lista “As 500 pessoas mais influentes da América Latina e do Caribe”, publicada pela Bloomberg Línea. O ranking destaca os latino-americanos que causam impacto e inspiram milhões de pessoas com seu trabalho e sua atuação em diferentes segmentos da economia, dos negócios, do mercado de capitais e da sociedade. O Brasil, principal economia da região, tem o maior número de representantes, com 178 nomes.

Mais relevantes

Segundo os organizadores da lista, os líderes selecionados são exemplos do aproveitamento do enorme potencial da América Latina e do Caribe, região reconhecida mundialmente pela riqueza natural e pelo talento humano de excelência. Mais de 150 novos nomes foram incluídos na edição deste ano, o que demonstra, ainda de acordo com os organizadores, que o ranking é dinâmico, elaborado com critérios relevantes pelo comitê editorial da Bloomberg Línea.

Vitória inédita

Em seu trabalho incessante pelos direitos dos passageiros aéreos, a advogada Luciana Atheniense conseguiu uma vitória inédita para o consumidor. Por decisão judicial, uma companhia será obrigada a buscar uma mala extraviada, que foi localizada pela própria passageira por meio do dispositivo AirTag. Mesmo informada sobre o paradeiro da bagagem, a empresa não tomou as providências para sua restituição imediata.


Amizade em dose tripla com Gabriella Trussardi, Gleyce Sbrissa e Anna Corrêa. Foto: Edy Fernandes

Vitória merecida

“Com a tecnologia do AirTag, o consumidor pode rastrear sua bagagem com precisão, sem depender exclusivamente das informações muitas vezes imprecisas fornecidas pela companhia aérea”, explica Luciana Atheniense, destacando a importância da tutela de urgência, medida judicial que garante a efetividade de um direito de forma imediata, em situações de urgência.

Haja inteligência

A Califórnia, sede das principais empresas de inteligência artificial do mundo, já tem algumas das leis mais abrangentes dos Estados Unidos, que abordam desde a criação de imagens de nudez via deepfake até a manipulação de conteúdos em eleições, diz o portal Olhar Digital.

Falta inteligência

Enquanto isso, no Brasil, ainda tramita o Projeto de Lei nº 21, de 2020, também conhecido como Marco Legal da Inteligência Artificial, que estabelece princípios, direitos e deveres para o uso da IA no país. E há mais de 40 projetos de lei sobre o assunto, muitos deles semelhantes, tramitando na Câmara e no Senado.


Juliana e Ana Paula Carvalho com o seu lindo pet. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*A Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), por iniciativa dos conselhos empresariais de Cultura, Sustentabilidade e Turismo, realizou o plantio coletivo de 20 mudas de ipê, no pé da Serra do Curral.

A ação faz parte do projeto “BH Cidade Jardim dos Ipês” e incluiu a entrega de regadores aos moradores para estimular a participação na preservação das árvores e do verde da capital.

*Falando em natureza, prepare-se para se encantar com as belezas da “Festa das Rosas e Flores de Barbacena”, de 10 a 13 de outubro, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes.

Com atrações para toda a família, o evento tem entrada gratuita, mediante a entrega solidária de um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo.

*Este colunista, passando por uma praça próxima do BH Shopping, presenciou o mais novo “rolê” da moçada: fazer fotos de carros importados, como Ferraris, Porsches e outras máquinas potentes, que circulam na região.

Na cena inusitada, a vibração dos jovens com o ronco dos motores confirma a paixão dos brasileiros por carros, o que não é segredo para ninguém.

Pesquisa recente da consultoria Bain & Company, divulgada pelo portal “Jornal do Carro”, aponta que um em cada dez brasileiros tem o carro como “objeto dos sonhos”.