Sábado, 25 de outubro de 2025
O mundo é mais agradável com Maria Ruth Melo. Foto: Edy Fernandes
Mundo e Cia.
Mesmo com toda fama, cama, Brahma e lama, quando a gente reclama, basta pensar que existem seres humanos, em situação, realmente, muito pior. Se pararmos de pensar em nossos feios umbigos, deveríamos até abrir Champagne para comemorar o muito que temos. Mesmo se o muito for muito pouco. Nós só não estamos melhores - enquanto os pobres estão piores - porque quem realmente tem muito quer sempre mais, acumula sempre mais, não divide, não ajuda, não é solidário.
Cia. Ilimitada
Há muito circula um texto interessante e anônimo, sobre a “População da Terra”. São números que podem até estar desatualizados, mas que certamente não diferem da realidade, afinal, todo dia nasce e morre muita gente. Em certos países morrem mais que nascem. A natalidade entre certos povos é muito maior por vários motivos. E aí de quem pensar em controle da natalidade.
Ilimitada e infinita
É lamentável porque, os recursos naturais do planeta estão acabando cada vez mais rapidamente. Como diz a legenda da piada do cara desdentado, sorrindo e comendo um prato de “m...”: “não vai ter para todo mundo”. Ano após anos, a humanidade utiliza os recursos do planeta mais rapidamente que os regenera. Este fenômeno está no “Dia da Sobrecarga da Terra” (Earth Overshoot Day).
O mundo é mais saudável com Rachel Hecksher. Foto: Edy Fernandes
Infinita e perdida
Este dia é a data na qual nosso consumo excede o que a Terra pode recuperar; reproduzir, em um ano. Mas evitando o pecado ou crime por ironia, falando em controle de natalidade, nos tempos que correm, passemos logo ao texto que começa assim: a população atual da Terra gira em torno de oito bilhões de habitantes.
Perdida e localizada
Para a maioria das pessoas, é um número grande. Em termos percentuais, podemos apreciá-lo em dimensão mais humanamente gerenciável. A análise resultante é relativamente mais fácil de entender. Desse total de 100%: 11% estão na Europa; 5% estão na América do Norte; 9% na América do Sul; 15% estão na África; 60% na Ásia.
Localizada e registrada
49% vivem no campo. 51% em cidades. 12% falam chinês; 5% espanhol; 5% inglês; 3% árabe; 3% híndi; 3% bengali; 3% português; 2% russo; 2% japonês; 62% sua própria língua nativa. 77% possuem casa própria ou locada, mas 23% não têm onde morar. 21% consomem mais calorias que o necessário; 63% podem comer três refeições completas; 15% estão desnutridos, comeram a última refeição, mas não passaram para a próxima.
Registrada e danada
O custo de vida diário de 48% é inferior a US$ 2,00. 87% têm água potável limpa. 13% carecem de água potável e ou têm acesso apenas a uma fonte de água contaminada. 75% têm telefones celulares. 25% não têm. 30% têm acesso à internet. 70% não têm condições de se conectar. 7% receberam educação universitária. 93% não cursaram faculdade. 83% sabem ler. 17% são analfabetos.
O mundo é mais bonito com Talita Salomão. Foto: Edy Fernandes
Lança Perfume
*Ah! Fugindo do texto, mais da metade dos brasileiros não tem coleta e tratamento de esgoto. Voltemos ao texto.
*33% são cristãos; 22% muçulmanos; 14% hindus; 7% budistas; 12% de outras religiões; 12% ateus, sem crenças religiosas.
26% vivem menos de 14 anos; 66% morreram entre as idades de 15 e 64; 8% têm mais de 65 anos.
A seguir, o que escrevemos lá no início da coluna sobre quem reclama de barriga cheia, literalmente, “talkey”?
Se você tem sua própria casa, faz de três a seis refeições completas diárias, bebe água limpa e tem um telefone celular!
Se você pode navegar na internet e fez faculdade, você está no pequeno Grupo dos Privilegiados (você é da categoria Elite Global de menos de 7% da população mundial).
Nas condições atuais, de cada 100 pessoas no planeta, apenas oito podem viver ou ultrapassar os 65 anos.
Se você tem mais de 65 anos, seja feliz e grato. Aprecie a vida, aproveite o momento.
Se você não deixou este mundo antes dos 64 anos, como as 92% das pessoas que partiram, você já é abençoado entre a humanidade.
Cuide bem da sua saúde porque ninguém se importa mais do que você!
Aprecie cada momento restante e não reclame, viva e ajude seu próximo!






