Sábado, 24 de agosto de 2024


A elegância do inverno de Grazi Coelho. Foto: Edy Fernandes

Alívio Imediato

Do “JornalBelvedere”. Lideranças do Movimento SOS-040 e usuários da rodovia BR-040, esperançosos após apresentação da EPR Via Mineira, a nova concessionária da BR-040, sobre o Plano de Concessão, de investimentos e de ação para os primeiros 100 dias. A empresa assumiu o trecho Belo Horizonte/Juiz de Fora, dia 6 e anunciou que estão previstas ações imediatas para melhoria e segurança.

Alívio a Jato

Recuperação asfáltica e sinalização. Por enquanto, as obras serão paliativas. Previstos 164 km de duplicação, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, 33 dispositivos de interconexões e oito passarelas. No terceiro ano da concessão, Nova Lima receberá faixas adicionais no km 544,22 e uma passarela no km 553,3.


A elegância solar de Sarah Barreto. Foto: Edy Fernandes 

Alívio em Gotas

Até o quinto ano de concessão, serão construídas faixas adicionais do km 544,76 ao km 564,79, a duplicação da BR-356 até o bairro Água Limpa e duas passarelas, sendo uma no Jardim Canadá e outra em Água Limpa. No quinto ano, haverá duplicação do km 564,7 até o km 571,6, também em Nova Lima. 

Gotas de Esperança

O CEO da EPR Via Mineira, José Carlos Cassaniga, defende que a segurança precisa ser aumentada no trecho entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete. O temido período chuvoso e o de férias ganham importância maior. “Haverá uma constância do trabalho de manutenção e conservação, retirando da pista áreas de alagamento e sujeiras acumuladas. Também serão instaladas sinalização refletiva e outras com balizadores e separadores de pista”.

Gotas e Litros

A rodovia também passa a ser operada constantemente pelo centro de controle, com serviços para melhoria da segurança e fluidez do tráfego, mesmo que de maneira provisória até que os investimentos sejam aplicados. “Nasce, novamente, a esperança de termos uma BR que traga segurança aos seus usuários. Isso não acontecerá de uma hora pra outra, nem na plenitude de como o movimento gostaria”.

Litros Líquidos

“A empresa mostrou que está empenhada e se programa para o enfrentamento dos problemas emergenciais. Pois, já existe um planejamento para tratar, de pronto, pontos emergenciais. O que não ficou claro é como será tratado o transporte do minério na BR 040 pela nova concessionária”, ressaltou a advogada Kátia Negreiros, coordenadora do SOS-040.

Líquidos e Certos

Segundo Negreiros, a partir da apresentação o que se viu foi “uma concessionária com postura diferente, aberta a ouvir e se aproximar de todos os envolvidos, incluindo a sociedade civil organizada. A concessionária terá que mostrar a que veio, já com o plano dos 100 dias, ou não conseguirá a confiança que solicitou, porque confiança se conquista”.


A dupla elegância de Tati Renata e Izabela de Jesus. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*Kátia Negreiros disse ainda que o movimento, SOS 040, continuará atento, fiscalizador e acompanhando de perto toda a implantação das melhorias apresentadas.

E cobrará quando diante de desvios ou inobservância dos interesses dos usuários.

Olavo Fonseca, também integrante do SOS-040, disse que ficou claro que a concessionária e a ANTT não podem barrar os caminhões de minério.

Mas, ambos vislumbram um caminho para retirá-los da estrada.

Outro ponto seria a instalação de balanças que calculam o peso dos veículos em movimento, impactando na redução do peso carregado pelos caminhões.

Sinalização horizontal, vertical e outros dispositivos para promover a fiscalização regular e aumentar a segurança.

Instalação de câmeras em toda a extensão do trecho, sem pontos cegos. E limpeza contínua da sinalização horizontal e vertical.

O todo poderá aumentar o custo de transporte do minério, uma grande probabilidade de as mineradoras buscarem outras formas de escoar seu minério ou outros caminhos.