Sábado, 23 de novembro de 2024


A luz que não se apaga de Natalie Goulart. Foto: Edy Fernandes

Luzes da Vida

Por “coincidência”, ontem, 61 anos da morte do presidente John Kennedy, em Dallas, Estados Unidos, “maratonamos” a ótima série, “11.22.63”, baseada em outro excelente livro de Stephen King. Ao final, um poema ainda mais emocionante: “Não pedimos esse salão ou essa música, fomos convidados a entrar. Portanto, porque a escuridão nos rodeia, voltamos nossos olhos para a luz”.

Luzes da Alegria

“Suportemos os momentos de dificuldade, para agradecermos os de abundância. Foi-nos dada dor, para nos surpreendermos com a alegria. Foi-nos dada vida, para não aceitarmos a morte. Não pedimos este salão ou essa música. Mas já que estamos aqui, vamos dançar”. Versos que introduzem o tema de hoje: a busca incessante por pequenas alegrias e grande felicidade.

Luzes da Felicidade

Sob o signo do mineiro, Rubem Alves; penetremos a definição de alegria e felicidade, de outro grande mineiro, Guimarães Rosa: “Alegria, felicidade, só em raros momentos de distração”. Alves continua: “ela vem quando não se espera, em lugares que não se imagina”. E cita Jesus: “É como o vento: sopra onde quer, não sabes donde vem nem para onde vai…”.


Luzes e palmas para Nicole Goulart. Foto: Edy Fernandes

Luzes da Simplicidade

Alves completa: “sabedoria é a arte de provar e degustar a alegria, quando ela vem. Mas só dominam essa arte aqueles que têm a graça da simplicidade. Porque a alegria só mora nas coisas simples”. Completamos com Santo Agostinho: “A felicidade é continuar a desejar o que já temos”.

Luzes de Natal

Alegria e felicidade podem ser raras e efêmeras, mas também durar o tempo de um Natal. É o que veremos na Praça e no Palácio da Liberdade. Ops! Nem só. Em 2024, Minas Gerais se torna o mais completo destino de Natal do Brasil, com 800 eventos em 450 municípios.

Luzes de Minas

Do barroco ao modernismo, história, fé e tradição sintetizam a cultura brasileira para celebrar o “Natal da Mineiridade”, com programação diversa e descentralizada. Iniciativa do Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), entre outros.

Luzes do Turismo

Num show de luzes, cores e decoração, cantatas, exposições, shows, presépio, apresentações teatrais e de dança movimentarão BH e cidades do interior, entre os dias 29 de novembro e 6 de janeiro de 2025. Ou seja, o que é bom, às vezes, dura bastante. Em 2023, o “Natal da Mineiridade” gerou circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano, espera-se um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira de 80%.

Luzes do Futuro

Minas Gerais, sem parar, incrementa investimentos na Cultura e no Turismo. E quem semeia, colhe a frequente e crescente notícia de que somos um dos principais destinos turísticos do país também no Natal, além dos campeões: Carnaval e Semana Santa. Ano passado, R$ 2,5 bilhões foram injetados, prova do potencial do “Natal da Mineiridade” para aquecer o comércio e impulsionar a economia da criatividade, gerando emprego e renda.


A naturalmente iluminada, Rhaysa Pilar. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*Em Belo Horizonte, o centro será o Circuito Liberdade. No interior, as cidades barrocas do destino Cordilheira do Espinhaço, como Ouro Preto, Diamantina e Serro.

Monte Verde, Guaxupé, Itapecerica, Paracatu, Barbacena, Poços de Caldas, Igarapé, são outros exemplos da diversidade.

O Governo de Minas também fará forte publicidade dos atrativos culturais, naturais e históricos nas plataformas digitais.

Plataformas voltadas ao público interno e externo, alcançando principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Voltando à cereja do bolo, a iluminação da Praça da Liberdade é assinada pela Nossa Senhora Produções, em parceria com a Festa da Luz.

Entre os destaques, o Pórtico Alameda Travessia, inspirado no Palácio da Liberdade, nas igrejas barrocas mineiras e o Túnel de Luz.

Túnel com animações do MIR Estúdio, guiando o público até o Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal para as crianças.