Sábado, 21 de setembro de 2024


Seu olhar cativa; ela é Marjorie Lessa. Foto: Edy Fernandes

Estigma preocupante

O Setembro Amarelo, movimento mundial de prevenção ao suicídio, jogou luz em aspectos preocupantes da saúde mental no Brasil. Para a psicóloga Adalgisa Lopes, presidente da Associação de Clínicas de Trânsito do Estado de Minas Gerais (ACTRANS-MG), o estigma ainda é a maior barreira a ser vencida no Brasil. "As pessoas escondem o diagnóstico por medo de serem rotuladas de 'loucas'. A pior barreira ainda é o preconceito", observa.

Cenário preocupante

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somos o país com a maior proporção de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população), e o segundo país das Américas com maior prevalência de depressão. O estigma da doença mental resulta na baixa adesão aos tratamentos. No Brasil, apenas 5% da população faz psicoterapia. "Todos nós temos que falar sobre saúde mental, porque ninguém está livre de passar por algum transtorno, seja ele por questões hereditárias ou pelas contingências da vida diária", afirma a psicóloga Adalgisa Lopes.

Não se preocupe

Pronto! Já sabemos que depressão não é falta de fé ou fraqueza. Então, vamos seguir as dicas de cuidados e hábitos que a psicóloga Adalgisa Lopes prescreve para ajudar a prevenir e enfrentar os transtornos mentais: dedicar tempo para atividades que você gosta e que promovam relaxamento e bem-estar; fazer atividade física - 30 minutos de caminhada diária ajudam a produzir serotonina, fortalecem os músculos, melhoram a saúde e aumentam a imunidade -; alimentar-se e hidratar-se bem.

Vamos relaxar

A psicóloga Adalgisa Lopes também recomenda: pratique a higienização do sono, evitando telas pelo menos 30 minutos antes de dormir; cuide dos seus relacionamentos, pois a família e os amigos são nosso suporte e motivação - se você começar a recusar convites e evitar amigos e familiares, sua saúde mental pode estar em alerta -; evite excesso de trabalho; estabeleça metas de vida realistas. A última, mas não menos importante é: procure ajuda profissional, se você estiver se sentindo deprimido e tendo pensamentos que possam colocar em risco sua saúde ou sua vida.

A vida é bela

Sim, a vida é bela e, para elevar o ânimo, tomamos emprestado um trecho do livro “Grande Sertão, Veredas”, do mestre Guimarães Rosa. “Todo caminho da gente é ‘resvaloso’. Mas, também, cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!… O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.


Ela é puro estilo; ela é Nathália Abi-Ackel. Foto: Edy Fernandes


Ela é puro charme; ela é Renata Vasconcelos. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Com escritórios em Belo Horizonte, Uberlândia, Pouso Alegre e Juiz de Fora, a C6 Seg, assessoria de seguros do C6 Bank, chega a Montes Claros e Divinópolis. A empresa atende a mais de 5 mil corretoras em todo o país e, além de Minas, está presente em São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Bahia e Paraná.

*Sidoka, Matuê, Teto, Wiu, L7nnon, Tokiodk e muitos outros já confirmaram presença no palco do Festival Urban Music BH, no dia 12 de outubro, a partir das 12h, na área externa do Mineirinho. Ingressos: urbanfest.com.br.

*O BH Shopping oferece, até 3 de novembro, muita diversão para toda a família no Jump Around, o maior castelo inflável da América Latina. São 2500 m² de espaço de lazer, com escorregadores, pista de obstáculos e estruturas de escalada. Ingressos pelo App Multi.

*A artista visual Nydia Negromonte apresenta seus trabalhos na exposição inédita "Desenhos são como sementes debaixo de tudo", que fica em cartaz até 24 de novembro, na Galeria do Centro Cultural Unimed BH-Minas. Entrada gratuita.