Sábado, 2 de agosto de 2025


Um brinde de "loura gelada", para Alessandra Moura. Foto: Edy Fernandes

Lavando cerveja

Ótimo dia para falarmos cerveja e lavanderia, tudo a ver! No Brasil, grande produtor e consumidor, a cerveja não é “nenhuma Brastemp”, mas cara. A “melhor” e ainda mais cara, a Heineken, em seu país de origem, a Holanda, é a mais vagabunda. Os Países Baixos, incluindo a Bélgica, são berços de muito tesouro líquido, as melhores cervejas do mundo. E a Alemanha?

Levando cerveja

A queda na produção na Alemanha, em 2024, tirou do país o posto de maior fabricante da bebida na Europa. Agora, em primeiro lugar, com guerra e tudo, está a Rússia, que produziu 9,1 bilhões de litros, crescimento de 8,8% em relação a 2023. “A produção alemã caiu de 8,5 bilhões para 8,4 bilhões de litros no período”.

Perdendo cerveja

A Alemanha também perdeu para os russos o quinto lugar do ranking de maiores fabricantes mundiais , caindo para o 6º lugar na lista global, organizada pela BarthHaas, empresa alemã, maior comerciante de lúpulo do mundo, que pesquisa o mercado desde 1912. O diretor-geral da BarthHaas, Thomas Raiser, atribui o aumento da produção russa ao fato de que menos cerveja está sendo importada pelo país.

Ganhando cerveja

O que, claro, impulsiona a indústria nacional a ocupar o espaço deixado pelos concorrentes estrangeiros. Já a Alemanha, há 10 anos, enfrenta uma redução no consumo interno que afeta a indústria. O número contraria as projeções de aumento na produção em 2024 devido à realização da UEFA Euro no país.


Um brinde holandês para Alessandra Valente Mattar. Foto: Edy Fernandes

Abandonando cerveja

O envelhecimento da população! Concorrência de outras bebidas e queda no poder de compra! Tudo influencia os resultados. A queda na produção em 2024 também atingiu outros 27 dos 43 países europeus analisados. Entre os que desafiaram a tendência estão Reino Unido (3,6 bilhões de litros), Itália (1,7 bilhão de litros) e Ucrânia (1,4 bilhão de litros).

Devorando cerveja

Mas! Rússia e Alemanha ficam bem atrás dos líderes mundiais na produção. A China continua campeã mundial (34 bilhões de litros), seguida pelos Estados Unidos (18 bilhões), mesmo que ambos tenham registrado quedas de cerca de 5%. O Brasil manteve o terceiro lugar, com 14,7 bilhões de litros, ou 8% da produção de todo o mundo. Ele é seguido pelo México, com 14,5 bilhões de litros, e agora pela Rússia.

Sem cerveja

Agora sim, vamos lavar a roupa sem mancha de cerveja. A digitalização da rotina condominial ganhou um novo capítulo com o lançamento do “Laundry in Box”, solução criada pela Lavanderia 60 Minutos, que transforma guarda-roupas inteligentes em pontos de coleta e devolução de roupas higienizadas.

Sem problema

Instalado nas áreas comuns dos edifícios, o sistema funciona como um “Uber das Lavanderias”: o morador deposita as roupas sujas, paga via aplicativo e recebe de volta, no mesmo compartimento, as peças limpas e embaladas, em até 24 horas, sem contato físico e com rastreamento em tempo real.


Um brinde importado para Carina Tuyama. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*Continuando a lavagem no modo rápido!

A proposta une conveniência, tecnologia e sustentabilidade para atender desejo crescente por serviços em ambientes residenciais.

A expectativa é atingir duas mil unidades instaladas até o fim de 2025, com operação já iniciada em São Paulo, claro, sempre São Paulo!

Os armários são instalados sem necessidade de obras, intervenções estruturais ou consumo de energia do condomínio.

O serviço é ativado com apoio da equipe do Grupo Hi, holding por trás da Lavanderia 60 Minutos responsável por toda a logística de coleta, lavagem e devolução.

A lavagem é realizada por unidades franqueadas da rede, com tecnologia própria, baixo consumo de água (48 litros por ciclo) e insumos biodegradáveis.

Assim, os condomínios oferecem aos moradores serviço essencial e de alta qualidade, sem nenhum custo de manutenção, necessidade de pessoal interno e com total autonomia do usuário final.

Agora, a lavagem de roupas é tão simples quanto pedir uma refeição ou um carro por aplicativo.