Sábado, 17 de agosto de 2024


Na perfeita Geografia da CASACOR Minas, Cris Vallias. Foto: Edy Fernandes

Lição de Anatomia

Amigo de mesa, copo e alma, Fernando Fantini costuma gritar: “vocês entendem nada de Geografia”, mesmo que o assunto seja Física Quântica ou “o que querem as mulheres”. Outro grande irmão, o impagável Juarez Machado, do alto de sua cultura sem igual, resolveu o perrengue nos presenteando com o livro, “Prisioneiros da Geografia: 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global”, de Tim Marshall. 

Lição de Destino

Mesmo quem entende patavinas de Geografia, com esta leitura, vai descobrir que ela é irmã gêmea da História. Ou seria a mãe? Sim, porque, assim como a Demografia é destino, força, sobrevivência e até ameaça; a Geografia manda no mundo, com sua beleza e seus perigos, como guerras e outras tragédias. Para Tim Marshall, a geografia está muito mais presente em nossa vida do que percebemos. 

Lição de Poder

“Ela delimita poder, guerras, política e o desenvolvimento social e humano, incluindo língua, comércio e religião. E assim é para todas as nações, grandes ou pequenas: a paisagem aprisiona seus líderes, dando-lhes menos escolhas e margem de manobra do que pensamos. Considere, por exemplo, a Rússia, se ela tivesse montanhas no seu oeste e acesso às águas mornas do oceano Índico”.


Nas "pontes" da CASACOR Minas, Fernanda Carvalho. Foto: Edy Fernandes

Lição de História

Ela então “não se preocuparia com ataques vindos da Ucrânia e teria portos que nunca congelam – e o cenário político da Europa e da Ásia seria diferente”. Isso, bem antes da atual e interminável guerra entre Rússia e Ucrânia, onde os ataques vieram da primeira. Ótimo jornalista, Marshall explica a geopolítica mundial com dez mapas, examinando as principais regiões estratégicas do mundo.

Lição de Atualidade

“Rússia, China, Estados Unidos, Europa Ocidental, África, Oriente Médio, Índia e Paquistão, Japão e Coreia, América Latina e, por fim, o Ártico. Abrangendo passado e presente e olhando para o futuro, oferece reflexões de relevância imediata, num texto acessível e descontraído. Uma leitura que vai fazer você enxergar o mundo – e os mapas – de outra maneira”. O livro é melhor que o filme, mesmo porque o último ainda não foi feito. Nem será.

Lição de Divisão

Rimando com as peripécias da Geografia, outro livro, de Marshall, “A era dos muros: Por que vivemos em um mundo dividido”. E outro mapa, agora contando “a história milenar dos muros que dividem o planeta e analisando as questões que moldarão as relações geopolíticas dos próximos anos. “Mais de um terço dos Estados-Nação do mundo têm bloqueios ao longo de suas fronteiras”. 

Lição de Separação

“Ainda que o planeta sempre tenha sido separado por diferentes tipos de construções - da Grande Muralha da China ao Muro de Berlim - uma nova era de isolacionismo e nacionalismo despontou nas últimas décadas. Essa questão ganhou visibilidade com a obsessão da extrema-direita americana pela necessidade de um muro na fronteira com o México e com o Brexit da Grã-Bretanha”.


No mundo perfeito da CASACOR Minas, Luciana Lobato. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

O problema é muito maior. “Apenas no século 21 foram erguidos milhares de quilômetros de muros e cercas”.

“A China tem o ‘Grande Firewall’, proteção digital que bloqueia a entrada da cultura ocidental”. 

Os europeus “tentam se blindar contra imigrantes, terrorismo e dificuldades econômicas dos países vizinhos”. 

Enquanto o otimista - na verdade, o mal informado - sonha com pontes, a realidade é o pessimismo dos muros.

“Na África do Sul, comunidades fortemente fechadas dividem a população dentro do próprio território”.

“Enormes muros ou cercas separam as pessoas no Oriente Médio, na Coreia, no Sudão, na Índia e em diversos outros lugares ao redor do planeta”.

“Tim Marshall organiza as peças do tabuleiro mundial, mostrando o que está por trás dessas divisões físicas ou tecnológicas”. 

 “Marshall analisa nosso cenário político por centenas de anos - em especial desde 2001 - e como eles determinam a geopolítica da atualidade”.