Sábado, 16 de março de 2024


Lindo e saudável sábado para Bárbara Nejm. Foto: Edy Fernandes

Rock e Câncer

Primeiro; Rock e Disco. Por favor! Venham ajudar, exercer a solidariedade, com ótima música da Banda Route 66 e sorteio de brindes, em ambiente deveras agradável. A bilheteria será revertida totalmente à Associação Joelisio Fraga de Mieloma Múltiplo – AJFMM. Hoje, das 19h às 23h, no Espaço 158, Savassi. Apoio, único até agora, da revista Salto. 

Câncer e Mieloma 

“O mieloma múltiplo é o câncer das células da medula óssea que produzem anticorpos no combate a vírus e bactérias, chamados de plasmócitos. No mieloma múltiplo, os plasmócitos se multiplicam rapidamente e são anormais, comprometendo a produção das outras células sanguíneas. Apesar dos avanços clínicos, o mieloma múltiplo não tem cura e o tratamento depende do estado da doença. Ele é feito com o uso de medicamentos, quimioterapia e, em alguns casos, radioterapia, ou transplante de medula óssea”.

Mieloma e ajuda

A Associação Joelisio Fraga Mieloma Múltiplo - AJFMM é uma organização sem fins lucrativos, criada para orientar e acolher pacientes e familiares com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com mieloma múltiplo tenham acesso ao melhor tratamento. A AJFMM, que atua em todo o país, quer se instalar em BH e atua em quatro frentes.


Belo e saudável sábado para Daniela Resende. Foto: Edy Fernandes

Ajuda em frentes

Atua no apoio ao paciente. O departamento é formado por profissionais especializados para atender a todos os pacientes, auxiliar no esclarecimento de dúvidas quanto à doença e seu tratamento e também oferecer apoio psicológico, jurídico e nutricional, políticas públicas, etc. O propósito da Associação é melhorar o desfecho dos tratamentos das doenças do sangue no país. Educação e informação por meio de diferentes canais como: grupo de WhatsApp, revista, redes sociais, site, manuais.

Frentes solidárias

A intenção é manter pacientes e familiares informados sobre o Mieloma Múltiplo e seus tratamentos. As campanhas de conscientização buscam alertar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Dia 22 de fevereiro, foi inaugurada, em Lins (SP) a primeira Associação no Brasil com atendimento presencial a cuidadores e pacientes com Mieloma Múltiplo.

Frentes exemplares

Lins por ser próxima às principais cidades no tratamento oncológico facilitará o acompanhamento dos pacientes. Em Lins, os padrinhos são o Vereador Tutty Pereira e O Deputado Estadual Major Mecca. Sendo um projeto piloto, pensa numa futura implantação em Belo Horizonte, Campo Grande e Belém. Esperamos que nossos vereadores e deputados façam o mesmo.

Frentes cruéis

O ser humano é “hilário”. Autoridades e milionários gastam bilhões em guerras, por mais dinheiro, causando outros milhões em mortes inúteis de jovens, velhos, mulheres e crianças. Nossos ricos só pensam em consumir, o que nem precisam, enquanto milhões de pessoas, em todo mundo, vivem na miséria, morrem de fome ou de doenças por falta de água e esgotamento, saneamento que é básico até no nome. Esnobam os que mais necessitam, destroem a Terra e gastam outros bilhões para ir a Marte. Egoísmo, ganância e burrice.


Perfeito e saudável sábado para Juliana Bahia. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*Claro que conhecemos médicos abnegados que vivem para sua “arte” e para salvar vidas.

Claro que a Medicina evoluiu muito e muitos tipos de câncer têm cura, tratamento. Mas ainda é uma doença que mata muito.

Quem já não perdeu entes queridos e amigos, meros conhecidos para esta doença “incurável” e muito fatal?

A Covid-19, de sinistra memória, que matou ou poderia matar muitos ricos, em menos de um ano, conseguiu, no mínimo, 10 vacinas.

O Ébola e outras doenças tropicais, como nossa dengue, que ceifaram milhões de vidas africanas, levou seis anos para conseguir uma vacina.

A AIDS, há 50 anos, procura e não acha uma vacina...

*O saudoso, eterno e profeta Nelson Rodrigues, numa metáfora que serve para o mundo, dizia que “o mineiro só é solidário no câncer”.

No que um sábio gaiato completou ironicamente: no câncer incurável.

Só quem passou, passa ou sobreviveu a um câncer sabe como a solidariedade é urgente e fundamental.

Hoje, quem tiver coisa melhor a fazer, por favor, passe lá no Espaço 158, compre um ingresso, colabore, ajude e depois, pode até fazer outra coisa. 

Os doentes podem fazer nada. Nem esperar. Obrigado e ótimo fim de semana.