Dolce Vita | sábado, 4 de novembro de 2023
Os mais belos horizontes e verticais para Ana Letícia Mattos. Foto: Edy Fernandes
Horta fértil
O ator mineiro Ronan Horta foi um dos indicados como melhor ator coadjuvante ao lado de nomes como Gabriel Braga Nunes e Chico Diaz, pela sua atuação no longa “Horizonte”, no 16º Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles – LAABRF, semana passada, no “The Curver Theater”.
Horta rica
Muito bom e importante para o cinema e para a arte no Brasil festivais como o LABRFF, verdadeira arte do encontro e um escambo cultural de altíssimo nível. “Horizonte”, dirigido por Rafael Calomeni, conta a história de um casal na terceira idade que descobre o amor em um abrigo para idosos.
Horta promissora
Ronan interpreta “Juarez” o sobrinho do protagonista vivido por Raymundo de Souza e, para interpretar Juarez, o ator engordou dez quilos. O “Los Angeles Brazilian Film Festival” - LABBRF foi idealizado em 2008 por Meire Fernandes e é considerado um dos festivais de maior prestígio.
Até que enfim
Sistemas com dispositivos de rastreamento, “softwares” de gerenciamento de frotas, detectores eletrônicos de velocidade, redes de comunicação, sensores e pedagiamento “free flow”. A tecnologia prevista para o Rodoanel Metropolitano demonstra modernidade inovadora.
Antes tarde
O projeto, em fase de licenciamento ambiental, será um divisor de águas para a mobilidade, com potencial de reduzir cerca de mil acidentes por ano, usando a tecnologia. Uma das grandes inovações é a cobrança de pedágio em “free flow”, sem praças físicas e com o fluxo de veículos livre, permitindo trajetos mais ágeis, sem paradas ou diminuição de velocidade.
Que nunca
“Esse sistema já utilizado nos Estados Unidos, China e Chile, garante cobrança mais justa e igualitária para quem utiliza a malha rodoviária, uma vez que os usuários só pagam pela quilometragem percorrida. A cobrança é automática e será realizada por meios eletrônicos”, detalha o subsecretário Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade - Seinfra, Aaron Duarte Dalla.
Reunião inédita
“Topofilia” é uma exposição que explora o espaço onde habitam as coisas. Expressa a relação afetiva que estabelecemos com os lugares. Sabemos que ocupar um espaço branco é um ato provocativo. Isto se aplica ao escritor diante da folha branca, ao artista diante da tela e também ao espaço vazio da galeria.
Reunião completa
A aproximação de obras e artistas tão distintos em sua técnica e estética como Breno Barbosa, Gilda Queiroz, Heloisa Brandão e Miguel Gontijo, teve a disposição afetiva e generosa da criação e do trabalho coletivo. Na Gilda Queiroz Galeria de Arte, com abertura dia 9. Visitação do dia 10 ao dia 15, no bairro Santa Efigênia.
Aplausos para a cinematográfica Juliana Brandão. Foto: Edy Fernandes
Beleza, classe e elegância, Livia Giovanardi. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*Dia 7, às 13h30 horas, o Memorial Vale recebe a exposição CATA - Mudanças Climáticas e Catadoras, de Verônica Alkmim França.
Um encontro entre as artes plásticas, a sociologia e a educação popular.
À frente a artista plástica/fotógrafa Verônica Alkmim França, com um trabalho autoral de reconhecida visibilidade.
A curadoria é da própria fotógrafa e da socióloga Sonia Maria Dias.
Como tema, a emergência climática e a agenda de inclusão social.
*As estratégias implantadas pela Emccamp para aprimorar a governança corporativa, a gestão ambiental e a atuação social da companhia foram destaques no “Imersão Indústria”.
Evento realizado pela FIEMG, um dos mais importantes eventos do setor produtivo de Minas Gerais.
O evento, no Minascentro, contou com mais de 50 painéis simultâneos e a participação de mais de 70 profissionais.
Entre eles o apresentador e comediante, Danilo Gentili e o economista e comentarista da rádio Jovem Pan, Samy Dana.
*O BH Airport inaugurou, dia 29, a rota Belo Horizonte-Santiago, da Latam, três vezes por semana.
Como é um voo direto, sem conexão, a viagem reduz o seu tempo médio de oito para cinco horas.
A previsão é que mais de 46 mil passageiros sejam transportados anualmente entre Minas Gerais e o Chile.