Dolce Vita | sábado, 3 de junho de 2023

O Bem Viver de Fabi Lopes. Foto: Edy Fernandes

O Bem Viver

Do site “Aupa” veio a inspiração para hoje. “Na grande jornada pela qualidade de vida, existem muitas e diversas possibilidades de felicidade. E a diferença entre o bem-estar ou a falta dele pode estar no que sua mente te conta. Estar bem consigo mesmo pode ser algo simples de falar, mas complexo de alcançar. A dificuldade pode começar nas palavras”.

O Bem Saber

“Todos queremos Viver Bem ou Bem Viver? É a mesma coisa? Não. Há um conceito por trás do Bem Viver e descobrir melhor o significado e as diferenças podem te levar para caminhos de felicidade bem distintos. A tão desejada plenitude pode depender do que a sua mente buscar. E é bom ficar atento, pois sua cabeça pode te trapacear”.

O Bem escolher

Uma carreira, a maternidade, uma casa na montanha, ter um cachorro podem ser ideais para ser feliz. O dinheiro na mão é satisfação, conforto, mas também “vendaval e solidão”. E nossos sonhos podem mudar a cada fase da vida e de acordo com as experiências e o ambiente ao redor. “Para compreender o Bem Viver é preciso olhar para dentro e perceber o que está fora”.

O Bem Interior

“O Bem Viver está dentro de você e o Viver Bem está no externo”. Muitas ações e conquistas podem nos dar momentos de felicidade. “Mas também podem trazer a Síndrome de Burnout, do pânico, depressão e crises de ansiedade. Principalmente nas mulheres, estão sempre com pressa, procurando conciliar os afazeres da vida moderna, criação dos filhos, organização da casa e o trabalho”.

O Bem Simples

Por isso, uma simples viagem com a família pode ser feliz e ao mesmo tempo estressante; mais trabalho e mais ansiedade. O Viver Bem não resolve o problema, pode estar na academia, no consumo, no trabalho. A busca por Viver Bem apenas alivia as tensões das mulheres. Todos devem participar da solução, incluindo os homens, também vítimas.

O Bem do Mal

É uma ilusão confortável imaginar que a saúde mental é algo que depende somente de cada um. Uma teoria mais crítica da psicologia defende justamente que é a forma e o modelo como uma sociedade está estruturada, o grande responsável pelos males que vivemos. O mundo e o sistema oferecem remédios e drogas para atenuar as dores e as angústias, mas não tratarão a causa. 

O Bem Bom

O Viver Bem pode ser a solução para o sistema, mas não para você. Muitos psicólogos associam transtornos mentais como decorrência do próprio capitalismo. “Pobreza, desigualdade, racismo, sexismo, desemprego e cultura competitiva, aumentam a probabilidade de sofrimento mental”. A pandemia mostrou apenas a desigualdade entre ricos e pobres, logo, ansiedade e infelicidade entre nós.

Mais duas adeptas do Bem Viver, Isabela Beato e Giulia Ohana. Foto: Edy Fernandes

Lança perfume

*É preciso outro grau de consciência para a paz espiritual e a qualidade de vida. 

O Bem Viver é buscar essa consciência a partir de si, incluindo outros seres humanos e não humanos do planeta. 

Bem viver é simples, mas requer profundidade filosófica e espiritual. 

“Não adianta largar tudo e viver com a roupa do corpo ou mudar para a Índia. O mundo globalizado é também o mundo desigual”.

O adoecimento mental, a crise climática, a fome, a desigualdade social e os outros problemas influenciam o estado de espírito. 

A ciência já comprovou que ao vermos nossos semelhantes em situações piores que a nossa, também sofremos. Há exceções, mas ser mal não é a regra”. 

“A mente normaliza o sofrimento para não sofrer intensamente. A mente prefere não ver alguém dormindo no frio na rua a acreditar no fato”.

Assim, o Viver Bem pode ser o mal-estar da civilização e nos cega. Ainda dá tempo de Bem Viver. Mais cedo ou mais tarde.

Bem viver não é ter um belo apartamento. Isso é o sistema vendendo Viver Bem como Bem Viver para nos confundir.

Finalizando com mais um lindo exemplo de Bem Viver, Isadora Santos. Foto: Edy Fernandes

O Bem Viver é vivermos todos conectados, buscando harmonia com a natureza.

É colocar Jesus Cristo em prática: “Amai-vos uns aos outros”. O Bem Viver é uma forma de enxergar a si, os outros e a natureza.

“Se três em cada 10 pessoas não se deixarem enganar por mentes traiçoeiras do Viver Bem, mudamos o mundo”.

“Nós criamos o sistema que vivemos e também podemos reformá-lo ou substitui-lo”.

Se você quer mudar o mundo e transformá-lo em um lugar mais justo para todos, é preciso Bem Viver consigo mesmo. 

De respostas com mais afeto e menos razão. Quem bem viver, verá!