Dolce Vita | sábado, 27 de maio de 2023
Bela e feliz, Isabela Aguiar. Foto: Edy Fernandes
Você aguenta?
Em 2020, na Folha de São Paulo, o poderoso publicitário, Nizan Guanaes, perguntava: Você aguenta ser feliz? Como tema de hoje, alguns trechos do livro homônimo que deveria ser de cabeceira para todos. “Ser feliz é quase uma dieta, uma alimentação balanceada da alma. Eu fiz uma cirurgia bariátrica para me livrar dos antigos 150 quilos”.
Você suporta?
“O médico diz que você vai poder comer de tudo. O problema é que você passa a beber de tudo também. Quase virei alcoólatra. Como acontece com muitas pessoas que fazem bariátrica sem se preparar antes e sem supervisão depois. E para cuidar dos meus excessos de cigarros, bebidas, cafés, refrigerantes e remédios para dormir, graças a Deus, conheci o médico psiquiatra Arthur Guerra”.
Você consegue?
“Ele transformou a minha vida não me entupindo de mais remédios, mas de esportes. Guerra me botou para fazer triatlo e maratonas e me fez descobrir um mundo que acorda às 5h e dorme exausto e feliz às 22h. Mas nada é mais brilhante do que a pergunta dele que coloquei em cima da minha mesa de trabalho: ‘Nizan, você aguenta ser feliz?’”.
Você pode?
“A pessoa luta para alcançar objetivos e, se e quando consegue atingi-los, quer mais e mais. Pedimos aos céus o que não temos, em vez de agradecermos o que já temos. Estamos sempre deixando para ser feliz na próxima conquista. Isso pode ser motivador e enlouquecedor. Felicidade, como tanta coisa na vida, é uma questão de disciplina”.
Você dá conta?
“Tem gente que é feliz por natureza. Para a grande maioria, é uma conquista. E essa pessoa insaciável está dentro de todos nós. Os felizes não a escutam muito. Os infelizes são dominados por ela. Esse comportamento nos leva a fazer duas coisas inúteis: tentar corrigir erros do passado e postergar a felicidade”.
Linda e feliz, Karol Loschi. Foto: Edy Fernandes
Você alcança?
“Como passar 2021 tentando corrigir os fracassos de 2020 ou adiando a felicidade para 2022. As melhores coisas da vida não tem preço: amor, família, amigos, fé, respiração”. Aquela dieta alma. Que mistura bens materiais e, principalmente, imateriais”.
Você chega lá?
Nizan termina aconselhando: “Lute para ser as coisas que queira ser, mas não despreze o que é conquistado, o que já é”. E que viva 2023, e não 2022 ou 2024. Do encontro entre o paciente Nizan Guanaes e o psiquiatra Arthur Guerra, nasceu um livro com conselhos sobre como manter a sanidade diante de problemas modernos: vícios digitais, compulsões, abuso de medicamentos, álcool e drogas”.
Você vence?
No livro, “Você aguenta ser feliz? ”, Guerra escreve: “Cuidar da saúde mental é como andar de bicicleta: exige esforço e movimento constantes, senão ela tomba. Em outras palavras, para viver bem, temos que trabalhar a nosso favor, sempre e sem parar. Essa responsabilidade é de cada um. Não dá para terceirizar”. Escreve Nizan: “Ele me pegou um quase alcoólatra e me transformou em um quase atleta”.
Perfeitamente feliz, Tamires Martins. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*Ainda sobre o livro, “Você aguenta ser feliz? ”. Um paciente com hábitos nocivos que tinham desencadeado uma grave situação de saúde.
Um psiquiatra triatleta que acredita no poder das mudanças no estilo de vida para melhorar a saúde mental.
Arthur Guerra e Nizan Guanaes convidam a tomar em nossas mãos a tarefa mais importante das nossas vidas: buscar a própria felicidade.
A chave está na prática de esportes, na alimentação atenta, no cultivo das amizades, no sexo, no sono de qualidade.
Ser feliz dá trabalho, mas os autores nos mostram que é possível e apontam o caminho.
“Hoje, em quase todas as especialidades médicas, cuidar da saúde pela perspectiva do estilo de vida é o que existe de mais moderno para prevenir e tratar doenças físicas e mentais”.
“Depois de décadas ajudando pessoas doentes, quero alcançar também quem não tem um diagnóstico de saúde mental atrapalhando a vida”.
“Sabemos que o mundo pode nos adoecer se não fizermos nossa parte para nos mantermos sãos”.
“Quando conheci Guerra, ele me disse na lata: ‘Nizan, você é tão bem-sucedido e leva uma vida tão pobre’”.
“Campeão, use este livro para virar o jogo e se tornar um vencedor na própria vida, superando os desafios internos”.
“Desafios que passaram pelas grandes cabeças de Churchill, Da Vinci, Steve Jobs”.
“E Santa Terezinha do Menino Jesus, minha data de devoção, que, quando criança sofria de depressão. Prova de que dificuldades de saúde mental atingem Deus e o mundo’.