Dolce Vita | sábado, 2 de setembro de 2023
Vivendo a vida como férias, Beatriz Araújo. Foto: Edy Fernandes
Parada salutar
No portal SEGS, Ana Tomazelli, CEO do Instituto de Pesquisa & Estudos do Feminino Educação em Saúde Mental - Ipefem, comenta os benefícios das férias. Este período simboliza uma pausa necessária para aliviar a fadiga física em algumas profissões, o estresse e cansaço emocional.
Parada atual
Para o “International Stress Management Association” - ISMA-BR, 72% da população brasileira sofre alguma sequela do estresse. Destas, 32% têm a Síndrome de Burnout. O Brasil é o segundo país com maior número de trabalhadores afetados. Cada vez mais comum, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como doença ocupacional, com sintomas físicos e emocionais.
Parada obrigatória
Do “Conexão 23”. “O período de férias é “O” momento esperado. Para descansar, recarregar as energias e enfrentar o ano com mais disposição. Mas qual é o tempo de férias ideal? Uma pesquisa apontou a quantidade de dias perfeitos para o descanso.
Parada estratégica
Quanto tempo devem durar as férias que, na Europa, são “sagradas”? Um mês é muito ou ideal para, primeiramente, “desligar” e depois aproveitar? 15 dias? Descansar é fundamental. Mas quanto tempo é o bastante para aumentar o nível de felicidade? Segundo o “Journal of Happiness Studies”, o período ideal é de oito dias.
Parada saudável
O estudo descobriu que os primeiros dias de férias são cruciais para aumentar a felicidade da pessoa. Depois disso, aquela sensação de bem-estar começa a diminuir. Esses dias são suficientes para melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse. Mesmo que você não viaje, os oito dias de descanso proporcionam benefícios físicos e psicológicos.
Parada romântica
Outra pesquisa mostra que férias curtas podem salvar relacionamentos. Tirar férias com seu novo amor pode ser uma experiência emocionante e romântica. Mas mesmo que as pessoas estejam juntas há algum tempo, ainda há coisas a considerar ao decidir quanto tempo sua viagem deve durar.
Sorvendo a vida como férias, Juliana Maia. Foto: Edy Fernandes
Pesquisadores finlandeses afirmam que férias curtas podem trazer inúmeros benefícios
Parada finlandesa
O estudo é da Universidade de Tampere e sugere os mesmos oito dias, como o tempo perfeito. Podendo aumentar a produtividade, a criatividade e os níveis de felicidade. Volta nosso “velho amigo”, aqui sempre citado, o especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio, Caio Bittencourt.
Parada apaixonante
Bittencourt reforça os oito dias. “O casal terá um curto período de tempo, que pode ser muito intenso, especialmente para se conhecer e se apaixonar mais. Por isso, ele separou três motivos que fazem das férias curtas a escolha certa”.
Parada única
“Elas permitem a criação de memórias marcantes e evitam que um enjoe ou se estresse com a companhia do outro. Oito dias são perfeitos para uma escapada romântica. E fazer pausas regulares no trabalho pode ajudar a se sentir revigorado e recarregado, com um retorno muito mais produtivo”.
Parada infinita
Uma viagem curta permite que casais criem memórias duradouras. Você não precisa se preocupar em preencher cada minuto com atividades, mas aproveitar a companhia um do outro e explorar novos lugares juntos. É tempo suficiente para o casal se conhecer.
Curtindo a vida como férias, Luísa Varella e Laura Vasconcelos. Foto: Edy Fernandes
Lança Perfume
*É também uma oportunidade incrível para o casal se aproximar.
Passe algum tempo desfrutando de atrações turísticas tradicionais locais e deixe um espaço para momentos espontâneos que revelem seu eu.
Reserve um tempo para aprender sobre os gostos e desgostos, interesses e hobbies um do outro.
Explore os arredores e participe de passeios, caminhadas, jantares e até uma noite regada a romance.
As férias também podem proporcionar equilíbrio entre estar sozinho e estar junto.
Muitas pessoas precisam de seu próprio espaço para o equilíbrio.
Outras precisam de mais tempo de qualidade com o parceiro para a conexão. Oito dias permitem que os casais encontrem essa harmonia.
Tudo para quem procura maneiras de se manter saudável, feliz e produtivo no relacionamento.
Ou busca oportunidades extras de vínculo com alguém especial. Uma pausa de oito dias da realidade!