Dolce Vita | sábado, 1º de dezembro de 2018

A bela e elegante empresária Graziela Bicalho, que traz a Belo Horizonte um novo conceito de compartilhar e fazer a economia circular, com sua Dress And Fun

Foto: Paulo Navarro

S.O.S. bom

Calmo e estável, um Boeing sobrevoa o Atlântico, a 800 km/h. De repente, “do nada, e tirando uma fininha dele” aparece um F-18. O piloto do avião de combate desacelera, voa ao lado do Boeing e cumprimenta o piloto do avião de passageiros por rádio: “Entediante o voo?”. O piloto do Boeing responde: “O que?”. Sem mais, o piloto do caça faz manobras radicais, quebra a barreira do som, rapidamente sobe a alturas vertiginosas e velocidade incrível, em seguida, de volta para baixo, quase ao nível do mar, em um mergulho audaz.

S.O.S. seguro

Então, o mesmo corredor das alturas reduz a velocidade, volta para o lado do Boeing e pergunta: “E aí? O que você achou disso?”. O piloto da Boeing responde: “Muito impressionante, mas agora olhe você para mim!”. O piloto do caça olha para o Boeing, mas nada acontece. O avião comercial continua a voar em linha reta e nivelado com a mesma velocidade e atitude. Após cinco minutos, o piloto da Boeing diz no rádio: “Bem, o que você achou?”.

S.O.S. perfeito

E o piloto de combate, confuso: “O que você fez?”. O piloto comercial ri: “Levantei-me, estiquei as pernas, fui ao toalete, tomei um café, comi um croissant e marquei com a aeromoça três noites em um hotel cinco estrelas, pagas pelo meu empregador”. Moral: quando você é jovem, velocidade e adrenalina parecem ser excelentes. À medida em que você envelhece e é mais sábio, conforto e paz são melhores. Ah! S.O.S. é mais lento, mais antigo, mais inteligente (em inglês: slower, older, smarter).

Black de verdade

E como já faz mais de uma semana, para vocês, uma Blackfriday bem diferente, uma de sentimentos que rolou pela Web. “É hoje! Imperdível! Leve um abraço, pelo valor de um simples sorriso. A gentileza está com 80% de chance de melhorar o convívio. Queima de estoque na paixão, aproveite e leve junto a compaixão... A esperança está de cara nova e superacessível. Está na hora de trocar esse mau humor por uma gargalhada de alegria super em conta...”

Friday de verdade

“Adquira sua motivação, os estoques estão no fim! Não perca! Levando qualquer um dos sentimentos, você ganha também uma enorme quantia de amor para desfrutar com seus familiares, amigos e quem mais precisar. Regras da promoção: pagamento somente com verdades. O coração deve estar leve. Os sentimentos devem ser compartilhados. Prazo: que seja eterno enquanto dure. Não aceitamos devoluções.”

A arte de compartilhar

Com o propósito de apoiar a economia circular e o compartilhamento, a empresária Graziela Bicalho criou a Dress And Fun, inspirada em exemplos como Uber, Airbnb e Spotify. É uma tendência mundial que vai além da economia de dinheiro quando se aluga um vestido. Com a palavra, Graziela: “Ao alugar, o cliente contribui também para a redução do uso de material e as emissões de dióxido de carbono, proporcionando à roupa uma vida útil mais longa. Todos temos vários modelos, estocados no fundo do armário e usados apenas uma vez. Se multiplicarmos pelas pessoas que conhecemos, teremos uma noção do lixo que será gerado. Agora multiplique pelos habitantes do nosso planeta”.

Fizeram bem

Recentemente, a Secretaria de Turismo de MG e a Belotur participaram do importante Festival de Turismo de Gramado (RS), que recebeu representantes de vários países. Muito bem e parabéns, mas... A presença de órgãos oficiais do Turismo de Minas em Gramado é importante, mas sozinha não resolve o principal: a fraca divulgação de nosso potencial turístico não só em Minas – um mal brasileiro –, o que acarreta enorme desperdício do mesmo potencial.

Façam mais

Sem mais delongas, peguemos um único exemplo. Belo Horizonte nunca teve turistas, só entrou no mapa do mundo pelos 7X1, durante a Copa do Mundo de 2014. E mesmo na Copa BH não teve o resultado econômico esperado. Simplesmente porque um europeu ou norte-americano não faz longa e cara viagem até uma cidade que tem mínimos atrativos turísticos. Façam muito mais. Façam concursos, salões de arte, prêmios de arquitetura, aquisições para os museus, festivais...

Lança-Perfume

* Ainda sobre nosso calcanhar de Aquiles! Sem apelar com os gringos, BH sempre foi cidade dormitório de turistas a caminho das cidades históricas.

Artistas aqui dormem aqui uma noite e dia seguinte fogem. O marketing do turismo de negócios nunca colou, simplesmente por falta de atrativos e infraestrutura adequada.

O Rio de Janeiro tem mar, praias, história e é bonito, maravilhoso por e pela natureza. Resolvendo o problemão da violência, reinará de volta no nosso turismo.

Mas São Paulo e Paris não têm praias; têm história e muita coisa, muita beleza a oferecer.

Já passou da hora e do século de enchermos a boca e contentarmo-nos com a... Igrejinha da Pampulha.

* Audiência pública realizada no bairro Belvedere, na última semana, contando com a participação do vereador Léo Burguês, da secretária de Atividades Urbanas, Maria Caldas, e da Associação dos Amigos e Moradores, definiu pela permanência das calçadas portuguesas no bairro, pelo fato de integrar o projeto do grande paisagista e arquiteto Burle Marx.