Dolce Vita | sábado, 18 de fevereiro de 2023

No dia das nossas musas de Carnaval, a primeira é Alyne Vaz. Foto: Edy Fernandes

Carnaval do amor 

Sábado de Carnaval. Loucuras, paixões, exageros, pecados, alegria, sensualidade e oceano de desejos incontidos. E em fevereiro! No Brasil, o Dia dos Namorados é 12 de Junho, mas no exterior foi agora, dia 14. O Valentine’s Day, celebrado no mundo todo, é uma homenagem a São Valentim, um padre que, na Roma Antiga, por não obedecer ao imperador Cláudio II e continuar casando os apaixonados, acabou preso e decapitado, no Século 3. 

Carnaval de sangue

Por que o imperador foi tão rígido e cruel? Porque, em vez de pombinhos felizes e casados, Cláudio II queria homens solteiros, para o Exército. Isso, na época em que os leais e corajosos exércitos, sob ordens, saíam dos quartéis para a guerra, sem medo, sem contestar e, às vezes, até por patriotismo, claro.

Carnaval consumista

Por que no Brasil o dia 14 de Fevereiro é 12 de Junho? Porque João Doria – sim, o pai do “nosso” apertado João Doria - publicitário, querendo alavancar as vendas do comércio em junho, recriou o Dia dos Namorados no 12 de junho, véspera de Santo Antônio, conhecido santo casamenteiro. Chega de história, voltemos aos namorados carnavalescos.

Carnaval carnal

Assim, o Valentine’s Day é uma tradição nos Estados Unidos, na América Latina Hispânica e em alguns países da Europa. E vem se destacando no Brasil. Pesquisas mostram crescimento de 69% referente ao “Valentine’s Day”, entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022.

Carnaval de língua

Por isso, aqui, muitos casais já fortalecem os laços de amor também no dia 14 de fevereiro, véspera de Carnaval, e inovam nas juras de amor com frases em inglês. Neste momento, ao se expressar ao parceiro (a) em outro idioma, é fundamental entender o inglês para não dar “branco” na hora de se declarar. Duro é a pessoa não entender a declaração. 

Carnaval perigoso

Sim, porque tem gente que não entende nem em português. Inclusive, dependendo da declaração/cantada, você pode ser processado por assédio sexual, como contamos, aqui mesmo, semana passada. Esta época politicamente correta, além de chata, é perigosa. Mas vamos lá, let’s go!. De acordo com a British Council (instituição pública do Reino Unido), apenas 5% dos brasileiros falam inglês.

Carnaval falante

E apenas 1% é fluente. “Percebemos o quanto o inglês ainda não está presente e o quanto isso pode influenciar na vida profissional e pessoal. Uma pessoa que domina o inglês sabe “se virar” e ainda pode conhecer novas culturas, novos livros e novas pessoas”.

Carnaval de Babel

“E explorar o lado criativo, novas percepções, novas experiências”, explica Jefferson Vendrametto, diretor de Relações Institucionais do curso Cebrac English. O Valentine’s Day é um amor universal, brindando não só o amor entre casais, mas também entre mãe e filha (o), de uma amizade e até o fraterno. 

Carnaval de Namorados

Nos Estados Unidos é dia de chocolates, flores, joias, acessórios, podendo incluir um cartão com declarações. Muitos brasileiros participam, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, aproximadamente 1,9 milhão de brasileiros moram no país norte-americano.

Em pleno Carnaval, a princesa, Gabriela Costa. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*E se você está no Brasil, o Valentine’s Day é mais um motivo para comemorar e ousar na criatividade.

Jefferson Vendrametto, do Cebrac, cita sete frases em inglês típicas da celebração. 

A primeira, aqui entre nós, “pega ninguém”, é o “cúmulo da criatividade”: Happy Valentine’s Day ou feliz Dia dos Namorados. Melhor que ser surdo, concordam?

A segunda também é um “show de originalidade”: She is my girlfriend / He is my boyfriend ou ela é minha namorada / ele é meu namorado.

Óbvio do óbvio ululante. É de sair correndo...

A terceira frase pode até dar um indício, mas não passa disso: Give me a hug ou me dê um abraço.

Tomara que o abraço seja mais explícito, porque caso contrário, é o máximo que quem pediu vai ganhar.

Continuando as frases bobas, logo, sem efeito prático, temos: You are my Valentine ou você é o/a meu/minha companheiro (a). Sem comentários!

Ainda na seara do nada a ver e ficar a ver navios, mais uma dica das mais bobas: I’m in love with you ou estou apaixonado por você.

Ufa! Até que enfim! Mas até aparecer esta coragem direta, o objeto de amor já cansou e certamente está com outro (a) ou outras (os).

Uma que assusta até psicopata! Pensem bem em receber esta frase sem mais nem menos: You are the love of my life ou você é o amor da minha vida.

Júlia Reghin, que merece feliz Carnaval e feliz Dia dos Namorados, o ano inteiro. Foto: Edy Fernandes

Corra!

Para terminar, outra pérola em forma de tédio com dor de dente: You are the Best ou você é o/a melhor.

Conclusão. Sim, falar em inglês é muito importante e, ao matricular-se no curso Cebrac English, você pode até aprender inglês, mas não paquerar, muito menos namorar.