Dolce Vita | sábado, 10 de junho de 2023

Abrindo a linha de belas e feras, Ana Paula Tavares. Foto: Edy Fernandes

Saga de sábado

Hoje vamos penetrar um labirinto até a cama de cada um de nós. François Léotard era um homem “sério”, político francês que chegou a ministro da Cultura e da Defesa. Morreu recentemente, em abril, aos 81 anos. Seu irmão mais velho, Philippe Léotard, era o oposto: poeta, ator, cantor, “ovelha negra e maluco beleza”. Morreu em 2001, aos 60 anos.

Saga particular

Philippe Léotard atuou em mais de 70 filmes, incluindo uma “ponta”, no final do filme “O Dia do Chacal” (1973). Ele é o policial que, indiretamente, estraga os planos do Chacal de assassinar o presidente, o general Charles de Gaulle. Philippe Léotard era dependente de álcool e cocaína. Até confessou o vício, no livro “Nem um dia sem uma linha”.

Saga histórica

A “linha” tinha duplo sentido, claro. Servia para a linha escrita cotidianamente e a linha, a “carreira”, de cocaína. A frase, "Nulla die sine linea" é atribuída ao poeta romano Horácio (65 A.C. - 8 A.C.) e também ao múltiplo e também romano Plínio, O Velho (23 D.C - 79 D.C.). “Nenhum dia sem pintar” teria dito Plínio sobre Apeles de Cós, renomado pintor da Grécia Antiga. 

Saga sagaz

Philippe Léotard, gostava de frases, aforismas e citações e aí adentramos o tema de hoje. Ele usava o escritor francês, Guy de Maupassant (1850-1893) - que tentou cortar a própria garganta, enlouquecido pela sífilis, que o matou aos 42 anos – ao descrever o matrimônio: “O casamento não passa de uma troca de mau humor durante o dia e de maus odores durante a noite”.

Continuando a linha de lindas e feras, Lara Piuzana. Foto: Edy Fernandes

Saga ferina

Frase muito “otimista” que combina com reflexão que circula nas redes sociais, em forma de diálogo:

  • “Você não fica triste ao ver todos os seus amigos casados e você não?
  • Ficar eu fico, mas não sei como ajudá-los”.

Agora sim, o tema: “Estudo diz que dormir acompanhado pode ser a solução dos seus problemas”.

Saga científica

"Um sono tranquilo ao lado da pessoa ideal pode ser a melhor terapia para a mente e coração”, diz o especialista em relacionamentos, Caio Bittencourt. Mas e a ciência? Muitas pessoas sofrem com problemas de sono e um dos fatores que pode influenciar é a falta de uma companhia na cama.

Saga romântica

“O estudo avaliou o sono de mais de mil adultos na Pensilvânia e constatou que dormir ao lado de alguém que te faz bem proporciona maior qualidade de sono. Pessoas que dormiam com filhos, sozinhos ou com outros parentes apresentavam mais problemas de sono”.

Saga onírica

Voltemos a Bittencourt: “Dormir com alguém que você gosta gera maior conforto, somos seres sociais, habituados a dormir acompanhados. Ter relação sexual também ajuda muito, fora o dia a dia em uma vida saudável, um relacionamento sem drama e transparente”.

Saga açucarada

Segundo Bittencourt, “dificuldade financeira é um dos principais motivos de insônia entre os brasileiros. ‘Como para quase tudo na vida, existe uma solução. Hoje, as mulheres estão cansadas de relacionamentos com homens imaturos e sem estabilidade financeira. Por isso, recorrem cada vez mais ao relacionamento ‘Sugar’”, com homens mais maduros e ricos, claro.

Fechando a linha de estonteantes e feras, Patrícia Moura. Foto: Edy Fernandes

Lança Perfume

*“Relacionamentos onde dinheiro não é problema acabam contribuindo para um relacionamento saudável”.

“Tirar essa preocupação traz uma tranquilidade maior”, complementa Bittencourt.

Ah! Bittencourt, claro, puxa a brasa para sua sardinha, o site de relacionamentos, “MeuPatrocínio”.

“Um relacionamento onde ambos são sinceros e deixam claro seus objetivos de vida, gera relação leve e confortável”.

“O que faz com que você viva a vida de maneira mais tranquila, melhorando o sono, o estresse e a ansiedade”.

“É importante estar com alguém que seja maduro, que venha para agregar e não ser um retrocesso na sua evolução”.

“Dormir com alguém que te faça bem pode ser a melhor terapia para a mente e o coração”.

Para quem dormiu com o companheiro, os relatos de insônia foram menores, além de terem menos fadiga e menor risco de "roncos”.

Também tinham menores índices de depressão, ansiedade e estresse.

Já quem dorme sozinho teve como resultado maiores chances de depressão e menos satisfação com a vida e relacionamentos.

Nosso comentário: existem casamentos e relacionamentos incríveis. Assim como a vida de solteiro (a).