Dolce Vita | domingo, 6 de setembro de 2020

A linda em vermelho-vida, Alessandra Valente Mattar

Foto: Edy Fernandes


Com beleza de parar o trânsito e o comércio, Júlia Garcia

Foto: Edy Fernandes


Genialidade imortal

Morto em 2001, o economista e diplomata Roberto Campos estaria hoje com 103 anos. Durante sua vida e mesmo depois de sua morte, apesar do sucesso profissional e algum reconhecimento entre seus poucos iguais, sempre foi menosprezado e ridicularizado pelos inimigos, adversários e idiotas em geral. Idiotas que, no Brasil, sempre foram, são e serão maioria. Por exemplo, era apelidado de “Bob Fields”.

Genialidade reconhecida

Contudo, podemos dizer que a história lhe deu razão, adotando suas reflexões, seus pensamentos, seus ensinamentos; respeitando seu liberalismo convicto e confirmando que a esquerda é uma burrice perigosa.  Relembremos, pois, algumas de suas melhores frases sobre quanto o Estado estorva a vida de empresas e cidadãos, publicadas em 2017, no “Estadão”, mas presentes em qualquer antologia que se preze.

Genialidade transformadora

“O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele pode nos dar é sempre menos do que nos pode tirar”. “Nossa Constituição é uma mistura de dicionário de utopias e regulamentação minuciosa do efêmero”. “Uma vez criada a entidade burocrática, ela, como a matéria de Lavoisier, jamais se destrói, apenas se transforma”. “Continuamos a ser colônia, um país não de cidadãos, mas de súditos, passivamente submetidos às ‘autoridades’ – a grande diferença, no fundo, é que antigamente a ‘autoridade’ era Lisboa. Hoje, é Brasília”.

Genialidade nacional

“Todo mundo sabe que o dinheiro do governo é gasto para sustentar universidades ruins e grátis, para classes médias que podem pagar. Nada melhor. Garante comícios das UNEs da vida, ótima preparação para futuros políticos analfabetos”. “O doce exercício de xingar os americanos em nome do nacionalismo nos exime de pesquisar as causas do subdesenvolvimento e permite a qualquer imbecil arrancar aplausos em comícios”.

Genialidade liberal

“Sou chamado a responder rotineiramente a duas perguntas. A primeira é ‘haverá saída para o Brasil?’. A segunda é ‘o que fazer?’. Respondo àquela dizendo que há três saídas: o aeroporto do Galeão, o de Cumbica e o liberalismo. A resposta à segunda pergunta é aprendermos de recentes experiências alheias”.

Genialidade esmagadora

“O PT é um partido de trabalhadores que não trabalham, estudantes que não estudam e intelectuais que não pensam”. “Nossas esquerdas não gostam dos pobres. Gostam mesmo é dos funcionários públicos. São estes que, gozando de estabilidade, fazem greves, votam no Lula, pagam contribuição para a CUT. Os pobres não fazem nada disso. São uns chatos”. Atenção! Quem está chamando os pobres de chatos não é a coluna, é a esquerda, na ironia de Roberto Campos, OK?

Genialidade incestuosa

“É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar – bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês. São os filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola”.

Genialidade vingada

“Fui um bom profeta. Pelo menos, melhor que Marx. Ele previra o colapso do capitalismo; eu previ o contrário, o fracasso do socialismo”. “Segundo Marx, para acabar com os males do mundo, bastava distribuir. Foi fatal. Os socialistas nunca mais entenderam a escassez”. Para terminar, uma última vingança de Roberto Campos: no governo Bolsonaro, o presidente do Banco Central do Brasil chama-se Roberto Campos Neto.


O Trio Maravilha: Manuella Robusti, Amanda Diniz e Polly Bernardes

Foto: Edy Fernandes


Vírus trabalhador

O que definitivamente salva o Brasil é o bom humor. Inclusive de quem está perdendo muitas noites de sono e muito dinheiro, como os donos de bares e restaurantes. Sobre a atuação do vírus leiam o que disse um amigo empresário do setor. “O coronavírus é um abnegado, não falha um único dia útil. Tanto que não podemos abrir o restaurante nos dias da semana”.

Vírus alcóolatra

“Já nos fins de semana, pode-se abrir tudo, todos os bares e restaurantes estão cheios porque, certamente, o vírus está descansando em frente à TV e só volta a trabalhar na segunda-feira”. Da mesma forma, repetimos, na “cidade dos bares” não se pode mais consumir bebida alcóolica, só suco e refrigerantes. O vírus adora uma cervejinha gelada.

Vírus capitalista

Agora, uma incoerência do coronavírus. Ao mesmo tempo em que arrasa a economia, ele ajuda e muito o mercado imobiliário. Em Escarpas do Lago, Capitólio etc., a pandemia inflacionou a venda e o aluguel de imóveis de luxo, lanchas e barcos; as famosas gaiolas de ouro. Para o feriado de amanhã, 7 de Setembro, não existe mais nada para alugar. Para o final do ano, o aluguel de casas próximas ao lago custa R$ 30 mil.

Na reinauguração do Alto Forno 1, em Ipatinga, no dia 26 de agosto, o governador Romeu Zema, entre o presidente da Usiminas, Sérgio Leite, e sua filha, Dra. Maitê Barbosa Leite de Andrade

Foto: Divulgação/Usiminas

 

Lança-Perfume

* Em temporada de férias na Europa, a cantora (sic) Anitta conheceu um autêntico “sugar daddy”, Gianluca Vacchi, com quem se divertiu na maravilhosa costa Mediterrânea, aproveitando um estilo de vida de luxo inacreditável.

O “daddy” italiano, de 53 anos, dono de um conglomerado de empresas, faz parte do imaginário de muitas “sugar babies” ao usar a sua fortuna para viver intensamente e proporcionar às suas escolhidas um mundo repleto de viagens e mimos.

Pausa para um “aqui entre nós”: desde quando a milionária Anitta é cantora, “baby” e precisa de homem rico? Desde quando um homem de 53 anos é velho e precisa “pagar para pegar” mulher?

Desde quando um italiano rico precisa de uma brasileira, com tantas mulheres maravilhosas, em todos os sentidos, na Itália? Agora voltemos à notícia e reflexões que recebemos da plataforma de relacionamento “sugar”, MeuPatrocínio.

Continua o texto dizendo que, no Brasil, homens com o mesmo perfil do “daddy” Gianluca estão concentrados na plataforma. E, para que Anitta tenha oportunidade de conhecê-los, o MeuPatrocínio está convidando a cantora para integrar o mundo de possibilidades “sugar”.

Se assim desejar, ela terá uma assinatura gratuita e vitalícia para usufruir dos benefícios de uma relação transparente e com objetivos claros e alinhados desde o início.

Mais um nosso comentário: assinatura vitalícia? Assim, ela vai passar de sustentada para quem sustenta meninos, correto?

Volta o texto. Com mais de três milhões de usuários, os “daddies”, que representam 10% do total, estão ansiosos para saber qual será a resposta da cantora. Eles são homens poderosos, muito ricos e bem-sucedidos, procurando jovens atraentes, inteligentes e ambiciosas, as “sugar babies”.

Procurando para um compromisso sério, sem a necessidade de joguinhos de conquista, ou apenas uma companhia para o compartilhamento de experiências, amizade e viagens pelo mundo. Bom, isso tem outro nome, nome tão antigo quanto a mais antiga profissão do mundo, mas deixa para lá.

* Depois de seguir nosso último astro no futebol e do mundo com “Ronaldo” e capturar a jornada de Star Wars em “The Director & The Jedi”, Anthony Wonke ataca novamente.

Wonke, diretor da Partizan, ganhador do Emmy, vencedor três vezes do Bafta e indicado ao Oscar, voltou sua câmera para a maior marca de “scotch whisky” do mundo em um novo documentário.

Programado para ir ao ar globalmente pelo portfólio de marcas e serviços da Discovery ainda neste ano, eis “The Man Who Walked Around the World”.

Um documentário independente criado pela Something™ Originals, com produção da Partizan, a premiada produtora. O documentário explora o que é necessário para uma marca se tornar um ícone na cultura pop e desvenda como, depois de 200 anos, Johnnie Walker permanece mais relevante do que nunca.

Wonke conta: “A história de Johnnie Walker é fascinante. Ela explora a alquimia de uma marca e o que é necessário para criar um ícone. Tem impacto e profundidade. É uma história brilhante, cheia de intriga e romantismo”.

“Quando vamos mais fundo, vemos que tem potencial para ser muito mais”. “The Man Who Walked Around the World” estreará mundialmente no portfólio de marcas e serviços da Discovery.